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As embalagens ecológicas têm chamado a atenção de empresas e consumidores ao redor do mundo.

O motivo principal é o fato da questão ambiental estar, cada vez mais, ocupando um lugar de destaque nas mídias e entre os consumidores.

Isso porque o mundo já está sentindo os efeitos causados pela poluição da natureza.  Tais como o aumento da temperatura mundial, as enchentes e as queimadas que vêm ocupando os noticiários dos jornais.

Assim, a preocupação com o meio ambiente está fazendo com que os consumidores tornem-se mais exigentes com as empresas em relação aos impactos causados por elas no mundo.

E como é o consumidor quem dita as regras no mundo dos negócios afinal é ele quem consome os produtos e serviços , as empresas precisam ouvi-los.

Desse modo, assim como aconteceu a mudança no uso de canudos de plástico, a exigência dos consumidores fez com que várias empresas repensassem suas embalagens.

A partir de então, novas opções de embalagens sustentáveis começaram a surgir. Com isso, muitos estabelecimentos começaram a trocar as embalagens tradicionais por embalagens ecológicas.

Portanto, para entender mais sobre as embalagens sustentáveis e os benefícios de investir nelas, continue lendo!

O que são as Embalagens Ecológicas?

Embalagens ecológicas, eco-friendly ou sustentáveis são aquelas feitas a partir de matérias-primas:

  • Recicladas
  • Reutilizadas
  • Reaproveitadas

A ideia central é que, a partir delas, o “lixo” produzido pelo consumo humano cause menos impacto à natureza.

Assim, a embalagem ecológica é uma alternativa às embalagens tradicionais que costumam demorar muito tempo para se decompor. Além disso, contribuem com a poluição do meio ambiente.

Como, por exemplo, as embalagens de plástico, que demoram em torno de mil anos para se decomporem. Entretanto, ainda são as mais utilizadas.

A demanda das embalagens ecológicas têm crescido como uma exigência dos consumidores. Isso porque eles cobram uma postura mais sustentável das empresas. (Imagem: Freepik)

Por que apostar em Embalagens Ecológicas no seu Restaurante?

Todo empreendedor sabe da necessidade de se adaptar às tendências e exigências do mercado para não ficar atrás da concorrência.

Assim, investir na embalagem ecológica é um modo de mostrar aos seus clientes que o seu negócio está antenado com as mudanças do mercado.

Mas não só isso. Mostra também e principalmente que o seu restaurante sempre procura evoluir e atender às necessidades e exigências do seu público.

Afinal, negócios que não se adaptam e que não estão abertos às mudanças, não sobreviverão a tempos em que as mudanças acontecem cada vez mais rapidamente.

Além disso, a embalagem é mais do que simplesmente o recipiente que embala seu produto.

Ela deve ser vista como parte da estratégia de comunicação com os seus clientes. Servindo para transmitir os valores e a identidade do seu negócio.

Se você quer saber mais sobre como usar as embalagens personalizadas na estratégia de marketing do seu restaurante ou delivery, assista a este vídeo:

Confira mais 2 fortes motivos para aderir à embalagem Eco-friendly

Ainda não está convencido de que aderir à embalagem ecológica é uma boa estratégia para o seu negócio? Talvez esses 2 motivos mudem sua opinião!

Motivo 1: Marketing Verde ou Marketing Ambiental

O marketing verde ou marketing ambiental é uma estratégia de marketing focada em divulgar empresas que adotam práticas sustentáveis em seu modelo de negócio.

Esse tipo marketing costuma atrair bastante atenção do público.

Principalmente por criar uma identificação maior entre a empresa e o consumidor em razão de compartilharem um valor em comum: a preservação o meio ambiente.

Assim, ser uma empresa ecologicamente responsável ajuda no posicionamento da marca no mercado.

Então, utilizar embalagens eco-friendly além de contribuir com a redução dos impactos ambientais, cria um diferencial competitivo para se destacar dos concorrentes.

Motivo 2: Certificações ambientais

Outro grande motivo para ter embalagens sustentáveis são as certificações ambientais que o seu negócio pode conquistar. Dentre elas, a ISO e a Leed.

Ter essas certificações garante credibilidade no mercado e passa mais confiança para o consumidor.

Mas, além disso, os negócios que cumprem os requisitos necessários têm abatimento nos impostos pagos ao governo.

Interessante, não é mesmo?

Tipos de embalagens sustentáveis para alimentos

Você já tem motivos suficiente para acreditar que as embalagens ecológicas são vantajosas para o seu negócio.

Então, chegou a hora de conhecer os tipos de embalagens sustentáveis disponíveis no mercado e escolher uma para o seu restaurante.

Confira:

  • Embalagem Reciclada
É feita com materiais como o papel texturizado, papel kraft ou plástico reciclado.
  • Embalagem Biodegradável
É feita com materiais que se decompõem naturalmente e também podem ser recicladas.

São exemplos o plástico vegetal das sacolas biodegradáveis, embalagens de fibra do coco e fécula de mandioca.

  • Embalagem Comestível
São embalagens que podem ser ingeridas porque também fazem parte do produto. Como o copo comestível da rede de fast food estadunidense KFC.
  • Embalagem Plantável
Também chamado de papel semente, são embalagens de papel reciclado com sementes incorporadas no material.

Depois que usar, a embalagem pode ser picada e plantada em solo para germinar a semente.

  • Embalagem Reutilizável
São feitas com materiais mais duradouros, como o vidro e, em vez de serem descartadas, são reutilizadas.

Outro exemplo são as sacolas de algodão usadas por muitos consumidores para evitar as sacolas de plástico.

Pronto! Agora você só precisa avaliar qual opção de embalagem é mais viável para você

Não se esqueça de divulgar esse diferencial do seu restaurante para os clientes!

A tecnologia pode ser uma aliada das práticas de um desenvolvimento sustentável. (Imagem: Freepik)

Use a tecnologia a favor da sustentabilidade no seu Restaurante!

Antes, administrar um restaurante era sinônimo de acúmulo de papel, o que vai totalmente na contramão da sustentabilidade.

Hoje, graças à tecnologia, o cenário mudou.

Com um sistema de gestão digital, tudo pode ser feito no computador e armazenado em nuvens. Economizando dinheiro e ajudando a preservar o meio ambiente.

É o caso do Consumer, um sistema de gestão desenvolvido para operar no meio digital e facilitar os processos de gestão e atendimento ao cliente.

O Consumer é 100% focado em negócios do setor alimentício e têm soluções estratégicas para ajudar você a crescer seu negócio.

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Patricia Carvalho

Patricia Carvalho

Formada em Letras pela Unesp, possui cursos na área de produção de conteúdo, Copywriting e SEO. É redatora na Consumer, buscando sempre trazer conteúdo de valor para donos(as) de bares e restaurantes.

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