Skip to main content
Empreendedores da alimentaçãoEmpreendedores de sucessoEmpreendedorismoPrograma ConsumerSem categoria

5 empreendedores de sucesso da alimentação para se inspirar

By novembro 18th, 202123 Comments

A história de empreendedores de sucesso serve de inspiração para muitas pessoas que estão começando a empreender.

Seja por querer independência, seja para buscar uma nova oportunidade no mercado, o empreendedorismo tem sido uma alternativa para muita gente.

Assim, os erros e acertos da trajetória de empreendedores de referência ajudam os iniciantes a trilharem um caminho no empreendedorismo de modo mais seguro.

Para além disso, quem decide se aventurar no mundo do empreendedorismo precisa estar pronto para passar por altos e baixos sem medo. 

Dessa forma, ideias inovadoras, desejo de mudança e atitude empreendedora são requisitos essenciais para quem deseja ter o próprio negócio de sucesso.

Na área da alimentação, alguns nomes destacam-se como grandes empreendedores de sucesso.

São empresários(as) que tiveram pontos de partida diferentes, mas têm em comum o alcance do sucesso em suas carreiras.

Continue lendo este artigo para se inspirar nesses empreendedores de sucesso e conquistar uma carreira ou negócio de sucesso para você também!

Empreendedorismo no setor alimentício

A indústria de alimentos é um dos ramos mais antigos e tradicionais no mercado econômico mundial.

É também o setor responsável por boa parte da movimentação da economia brasileira.

Ano a ano, ele registra crescimento, mesmo em períodos de crise econômica. 

Como em 2018, quando seu faturamento cresceu 2,08%, alcançando R$ 656 bilhões, segundo a ABIA (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos).

Assim, empreender no mercado da alimentação pode ser um desafio, mas também uma grande oportunidade de ter um negócio bem sucedido.

Isso porque apesar da grande concorrência, há sempre um modo de inovar: seja criando novos modelos de negócios ou adaptando os modelos tradicionais.

Conheça agora a história de 5 empreendedores de sucesso no setor da alimentação. Homens e mulheres que trilharam um caminho até o sucesso e hoje são referência e inspiração em suas áreas.

Alberto Saraiva

Alberto Saraiva teve uma longa trajetória cheira de obstáculos até se transformar do empreendedor de sucesso que é hoje. Créditos da imagem: Ricardo Matsukawa

Alberto Saraiva é CEO e fundador do Habib’s, uma das maiores redes de franquias brasileira no setor de fast food.

No entanto, para alcançar o sucesso atual, o empreendedor enfrentou algumas dificuldades no meio do caminho.

A trajetória do empresário começou com um acontecimento triste da sua história. 

Seu pai era dono de uma padaria quando Saraiva havia acabado de ser aprovado no curso de Medicina. Nessa época, seu pai veio a óbito.

O então estudante precisou assumir o negócio da família sem nenhuma experiência no ramo.

Colocando a mão na massa (literalmente!), ele teve que aprender de tudo: desde fazer o pão até administrar a padaria.

Foi só depois de abrir e fechar alguns negócios e ter finalmente se graduado em Medicina que Saraiva abriu o restaurante de culinária árabe: o Habib’s.

A estratégia adotada foi vender 30% mais barato do que seus concorrentes. E as esfihas foram e são até hoje o carro chefe do negócio.

O resultado é o vemos hoje: o Habib’s tornou-se uma franqueadora e atualmente possui 421 franquias espalhadas por 21 estados brasileiros.

Paola Carosella

Paola Carosella é chef, jurada do MasterChef, escritora e empreendedora de sucesso.

Com certeza, você deve conhecer a Paola Carosella por sua participação como jurada no programa de TV MasterChef Brasil.

Mas sua carreira vai muito além disso.

Argentina e descendente de imigrantes italianos, sua trajetória sempre esteve intimamente ligada à gastronomia. 

E foi pela paixão por essa área que Paola tornou-se uma chef de cozinha de grande sucesso, com uma carreira invejável.

Adquiriu experiência trabalhando em restaurantes pelo mundo. Então, decidiu empreender no setor da alimentação abrindo o próprio restaurante no Brasil com a ajuda de sócios.

Mas como nem tudo são flores, os primeiros restaurantes não deram certo devido à incompatibilidade com os sócios.

Porém, Paola não desistiu e decidiu comprar a parte dos sócios e reinventar o restaurante Arturito, que hoje tem o conceito e a essência da empreendedora.

Agora, ela também comanda o La Guapa, um prestigiado café em São Paulo.

Além disso, Paola escreveu o livro “Todas as sextas” (premiado pelo Jabuti em 2017).

Engajada, ela se lançou no empreendedorismo social com um projeto que oferece cursos de gastronomia para mulheres em situação violência doméstica e vulnerabilidade social.

Renata Moraes Vichi

Renata Moraes Vichi herdou o DNA empreendedor pai e hoje é vice presidente no Grupo CRM da família.

Herdeira e vice-presidente do grupo CRM, Renata Moraes herdou do pai o gene do empreendedorismo.

Aos 16 anos ela decidiu começar a trabalhar como estagiária no negócio da família, a famosa marca brasileira de chocolates Kopenhagen. E não parou mais.

Foi aprendendo sobre o mundo do empreendedorismo aos poucos que se tornou uma grande mulher de negócios.

Renata trouxe conceitos estratégicos para a Konpenhagen, ajudando na expansão e modernização da marca.

Por exemplo, a estratégia de vender os chocolates com o conceito de presente e não só de alimento.

Para isso, investiu em embalagens sofisticadas e luxuosas e na ideia da marca como uma grife de chocolates finos.

A empreendedora está também à frente da Chocolates Brasil Cacau, marca que ajudou a criar e que é a principal concorrente da Cacau show.

Hoje, o negócio da família transformou-se uma bilionária fábrica de chocolates.

A Kopenhagen conta com mais de 300 franqueadas e a Brasil Cacau com cerca de 500 unidades.

Jhonathan Ferreira e Adriano Massi

Jhonathan Ferreira e Adriano Massi começaram com uma unidade do Brasileirinho Delivery e expandiram o negócio para 100 unidades franqueadas.

Inspirados em outro empreendimento de sucesso, o China Inbox, Jhonathan Ferreira e Adriano Massi abriram o Brasileirinho Delivery.

Servindo comida tipicamente brasileira em boxes chineses, eles começaram em 2018 com uma tímida unidade em São José do Rio Preto, interior de São Paulo.

No início, eles receberam críticas de clientes em relação à embalagem. Eles alegavam a caixinha misturava a comida, deixando-a com uma aparência ruim, que não dava vontade de comer.

Em vez de desanimarem diante das críticas, foram em busca de solução para o problema, uma atitude bastante empreendedora.

E assim, com a ajuda do seu fornecedor de embalagens, desenvolveram uma divisória para evitar a mistura da comida.

A solução simples gerou resultados super positivos, satisfazendo os clientes.

Com apenas seis meses de funcionamento, o negócio começou a expandir. Então, os sócios decidiram investir no modelo de franquias.

A aposta deu certo. Tanto que hoje o Brasileirinho Delivery conta com mais de 100 unidades pelo Brasil.

Empreendedores de Sucesso da Alimentação Escolhem o Melhor Programa de Gestão!

Desde o começo, o Brasileirinho Delivery conta com o Programa Consumer para gerenciar todos os seus processos.

A parceria deu tão certo que para manter o mesmo padrão de qualidade nas unidades franqueadas, os sócios escolheram o Consumer como sistema oficial em todas elas.

O Consumer foi criado para auxiliar empreendedores e empreendedoras a obter ótimos resultados em seus negócios. 

Simplificamos os processos de gestão, otimizando tempo e oferecendo soluções avançadas para descomplicar o dia a dia dos empreendedores.

Nossas soluções oferecem recursos que auxiliam na tomada de decisões, como importantes relatórios e indicadores de negócio.

Teste grátis e conheça de perto o programa mais instalado em estabelecimentos no setor de alimentos do Brasil.

Patricia Carvalho

Patricia Carvalho

É redatora na Consumer, buscando sempre trazer conteúdo de valor para donos(as) de bares e restaurantes.

23 Comments

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Não é permitido copiar esse conteúdo.