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O Food Service passou por uma fase de profundas transformações nos últimos três anos em todo o mundo.

A mudança no comportamento do consumidor, as formas de vender e de atrair clientes para o negócio foram algumas delas.

Em 2022, a reabertura de bares e restaurantes aconteceu. Assim, os clientes voltaram a frequentar estes estabelecimentos depois de algum tempo comprando apenas pelo Delivery.

Embora muitos tenham aberto negócios durante a pandemia, outra grande parcela de empreendedores guardaram seus planos na gaveta.

Agora, os planos de abrir um restaurante ou um negócio no Food Service que estavam engavetados voltam a ganhar força.

Entretanto, antes de se jogar com tudo, é preciso saber se ainda vale a pena empreender no Food Service em 2022. 

Continue lendo para encontrar a sua resposta!

O Que é Food Service?

O Food Service, que, em português, pode ser traduzido livremente como “Serviço de Comida”, trata-se do setor de negócios da alimentação fora do lar. Por exemplo:

  • Restaurantes
  • Bares
  • Lanchonetes
  • Cafeterias
  • Pizzarias
  • Hamburguerias
  • Food Trucks
  • Bistrôs
  • Delivery de comida

Mas, além desses, os trabalhadores do setor envolvidos na linha produção, serviço e entrega dos alimentos. Assim como os fornecedores também.

Assim, o Food Service representa um dos principais e maiores setores do mercado da alimentação.

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Afinal, Ainda Vale a Pena Empreender no Food Service em 2022?

O Food Service enfrentou inúmeros desafios durante os últimos anos. A pandemia, por exemplo, foi o principal deles e causou diversas mudanças no setor.

A necessidade de interromper o atendimento presencial para evitar a disseminação do coronavírus foi um dos fatores que mais impactaram o food service.

Naquele momento de incertezas, o Delivery mostrou a luz no fim do túnel e salvou muitos restaurantes de decretar falência, mas também trouxe chances de crescimento.

Entretanto, muitos empreendedores que pretendiam apostar no setor da alimentação fora do lar, agora se perguntam se ainda vale a pena ou se há muitos riscos.

Segundo pesquisa do Instituto Food Service Brasil (IFB), em uma projeção otimista, espera-se que o PIB do Food Service cresça 1,3% em 2022 comparado a 2020.

Portanto, apesar de tudo, o setor de Food Service continua um dos mais promissores para empreender.

Isso porque ele oferece desafios, mas também diversas oportunidades para quem deseja se aventurar na área da alimentação. Até mesmo em tempos de crise.

Pensando nisso, reunimos uma série de oportunidades e desafios para quem vai se lançar no Food Service em 2022 estar atento!

O Food Service é o maior setor do mercado da alimentação.

Oportunidades do Food Service em 2022

Sustentabilidade

Em 2022, a sustentabilidade está cada vez mais como pauta em destaque e será um diferencial para os empreendedores do setor da alimentação fora do lar.

Assim, ações sustentáveis poderão contribuir para o bom desempenho do seu empreendimento como, por exemplo: 

Tecnologia

A transformação digital já é uma realidade inevitável no Food Service. Por isso, novos negócios na área da alimentação precisam investir em tecnologia para se destacar no mercado.

Aliás, não investir em tecnologia pode significar a perda de 24% de lucros, como alertam estudos do MIT com a consultoria Capgemini Consulting.

Essa digitalização deve acontecer não só nas vendas online, como o Delivery, mas também na gestão de processos e no atendimento ao cliente.

Assim, contar com uma empresa que forneça as soluções em tecnologia que você precisa para digitalizar seu restaurante é estar um passo à frente da concorrência.

E não é difícil encontrar, pois a Consumer está bem aqui para ajudar você nesse processo!

Delivery Online

Após um crescimento surpreendente nos últimos dois anos, não há dúvidas de que o Delivery online continuará em alta em 2022 e nos próximos anos.

Portanto, o Delivery online é uma ótima oportunidade para empreender no Food Service em 2022.

Pode ser com um restaurante tradicional que oferece o serviço de entregas ou como Dark Kitchen, que trabalha exclusivamente com Delivery.

Os consumidores estão voltando a frequentar restaurantes em 2022. (Imagem: Freepik)

Retorno do Presencial

Depois de quase 3 anos sem poder frequentar restaurantes, voltar a frequentar restaurantes está entre a lista de prioridades dos consumidores.

Além de ir aos seus restaurantes preferidos, os clientes também irão querer conhecer novos restaurantes. Essa é a chance dos novos empreendedores da alimentação.

Invista em inovação para surpreender os consumidores e se destacar da concorrência!

Marketing Digital

Se antes o Marketing Digital era um algo a mais para atrair clientes para os restaurantes, a partir de 2022 em diante ele será indispensável.

Em especial, para quem abrir um Delivery online, mas não só. Afinal, os clientes usam a internet para encontrar restaurantes todos os dias.

Assim, se o seu negócio não está lá, então ele estará invisível para os consumidores online e, portanto, perdendo vendas.

O Consumer Ads veio para não deixar isso acontecer! Com ele, você irá criar anúncios no Google seguindo apenas 3 passos muito fáceis.

Desse modo, irá garantir a divulgação online do seu restaurante e a atração de vendas e clientes que estão no mundo digital.

Desafios do Food Service em 2022

Os principais desafios do Food Service em 2022 serão: a inflação, o aumento dos alimentos e a atração de novos clientes.

Para enfrentá-los, será necessário muito jogo de cintura, estratégia e inovação, mas também parceiros de confiança para ajudá-lo nessa empreitada!

O Consumer é Parceiro de Donos(as) de Bares e Restaurantes

Decidiu tirar os planos do papel e empreender no Food Service em 2022? O próximo passo é escolher os parceiros certos para fazer tudo acontecer.

O Consumer já é parceiro de mais de 30 mil bares e restaurantes no Brasil e está preparado para ajudar você a realizar seu sonho.

Nossas soluções são confiáveis e as melhores do mercado para facilitar a sua gestão, assim como impulsionar o seu negócio na área da alimentação.

Aqui você encontra um sistema completo e ainda recursos como:

  • Programas de Fidelidade do cliente
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Patricia Carvalho

Patricia Carvalho

Formada em Letras pela Unesp, possui cursos na área de produção de conteúdo, Copywriting e SEO. É redatora na Consumer, buscando sempre trazer conteúdo de valor para donos(as) de bares e restaurantes.