Skip to main content
Bares e RestaurantesDicas para empreendedoresInovação

7 Dicas Para Melhorar a Experiência do Cliente pelo Delivery

By junho 2nd, 202312 Comments
pedidos delivery com experiência do cliente

Montar um delivery de sucesso nunca foi tão necessário, assim como organizar os pedidos da melhor maneira possível.

Entre março de 2020 até hoje e, talvez, por muito tempo ainda, o delivery será uma fonte de renda tão grande quanto qualquer outra.

Porém, mesmo para os experientes, receber os pedidos e entregá-los correta e rapidamente pode ser um desafio.

 

Por isso, hoje entenderemos:

  • Por Que a Organização é Essencial no Dia a Dia de um Empreendimento de Sucesso
  • Qual Serviço ou Aplicativo de Delivery é melhor?
  • 7 Passos para se Organizar, Atender Mais Rápido e ter Menos Prejuízos

Por Que é Necessário se Organizar? O Case La Brasserie

Erick Jacquin é muito conhecido por sua participação como jurado no reality MasterChef Brasil.

Porém, o que poucos sabem é que ele tem uma longa história abrindo e fechando restaurantes.

Em 2013, o reconhecido chef vivenciou problemas com o La Brasserie Erick Jacquin, e teve que fechar as portas.

O restaurante de comida francesa ficava em uma das ruas mais caras de São Paulo

Tudo era muito favorável: vizinhança agradável, reconhecimento internacional e muita qualidade.

experiência do cliente jacquin

O famoso chef francês já passou por uma grande história antes de entrar na TV.

Esses elementos somados a um sonho antigo do chef e muita dedicação só mostravam como o restaurante francês tinha tudo para dar certo.

Porém, o La Brasserie dispensou 90 funcionários em um único dia por conta de um motivo: faltavam clientes.

Aluguel disparou, ingredientes inflacionaram, o próprio chef e proprietário não conseguia mais organizar seus processos… E os clientes não vinham.

Tudo isso contribuiu para o fim do La Brasserie.

Por que estamos te contando tudo isso? 

Essa história prova que até os mais experientes podem errar.

Jacquin focou em diversas coisas muito importantes para o negócio, mas não pôde proporcionar uma experiência mais rica aos clientes.

Por isso, eles não vinham. E um restaurante sem clientes, é um restaurante morto.

Confira a história completa no episódio de Pesadelo da Cozinha, apresentado pelo chef Jacquin clicando aqui.

Isso aconteceu já há 7 anos, mas a lição continua válida.

O mundo mudou muito desde então, agora, a experiência do delivery é tão importante quanto a do salão.

Mas o que compõe uma experiência incrível para os clientes?

Os 7 Fatores que Compõem a Experiência do Cliente no Delivery

Trouxemos um resumo simplificado dos 7 fatores que compõem uma experiência ideal para o cliente.

Com essas dicas em mente, fica muito mais fácil analisar se o seu serviço por delivery pode melhorar.

entrega experiencia do cliente

A experiência do cliente faz toda a diferença na fidelidade dos clientes.

1. Primeira Impressão

O cardápio tem um peso muito maior no delivery, pois é através dele que seu cliente terá o primeiro contato com seu restaurante.

2. Escolhendo o Pedido

Na hora de escolher o produto, o cardápio continua tendo muita importância. Fotos atrativas e descrições interessantes e claras são essenciais para garantir o interesse e mostrar como são seus produtos ao cliente.

3. Preços

Para pagarmos por algo, precisamos identificar o valor deste produto. 

Os preços devem ser condizentes com as qualidades do seu produto e isso, muitas vezes, significa colocar um preço abaixo do que você deseja e reajustar com o tempo, conforme os consumidores se habituam com o seu produto.

4. Atendimento

O atendimento do delivery é tão importante quanto o presencial e, até, mais difícil. Priorize o treinamento para sempre melhorar o atendimento nessa área, isso é crucial para tornar a experiência do cliente cada vez melhor.

5. Entrega

Ser rápido e não comprometer a apresentação do produto: essas são as dicas básicas para uma entrega excepcional no seu delivery. 

Não adianta chegar super rápido mas o recheio da pizza sair do lugar. Use as melhores rotas e otimize seu tempo no preparo para oferecer sempre o melhor.

6. Sabor 

O essencial para todo restaurante: sabor e ingredientes de qualidade. O pedido tem que chegar quentinho e com a sua integridade preservada na embalagem, ou pode causar uma grande decepção.

7. Avaliação

Agora é com o cliente. Faça a sua parte que ele fará a dele, garantindo boas avaliações nos aplicativos de entrega ou redes sociais.

Agora que você conhece as 7 bases para oferecer sempre o melhor para seu cliente, é importante entender através de qual serviço de entrega você pode trabalhar.

Qual o Melhor dos Serviços de Delivery?

Quando um empreendedor da alimentação pensa em começar um delivery, já pensa em se cadastrar nos grandes apps.

Porém, já parou para pensar no preço que pode sair esse cadastro?

Nesse artigo falamos mais sobre como se cadastrar no iFood, quanto custa e as vantagens.

neste artigo falamos das vantagens de você ter seu próprio site e app delivery, e ensinamos como criar um site gratuito.

entregas experiencia do cliente

Um site delivery é uma incrível oportunidade para empreendedores da alimentação.

A verdade é que quanto mais portas você deixa aberta, mais fácil fica para o cliente te encontrar.

Muitas das grandes franquias usam nos apps, onde não tem muita margem de lucro, para atrair clientes novos para seus próprios sites.

Um trabalho em conjunto pode garantir, para o seu restaurante, altas margens de lucro e clientes fiéis.

Organize seus Pedidos, Atenda mais Rápido e Tenha Menos Gastos com Uma Única Solução

Isso tudo parece muito bom e interessante, mas como você vai receber pedidos de tantas fontes diferentes e ainda continuar trabalhando no salão?

É aqui que entra o “pulo do gato” que pode diferenciar seu restaurante da concorrência.

O Consumer é um sistema de gestão focado na área da alimentação.

Isso significa que todos os dias trabalhamos pensando em facilitar a sua vida.

Para um restaurante, organização é fundamental, e o Consumer pode te trazer isso com solução que:

  • Recebem pedidos delivery online ilimitados;
  • Auxiliam na anotação de pedidos na mesa, enviando direto para o salão;
  • Integram os pedidos do iFood ao restante do sistema;
  • Agilizam a produção com integração com impressoras na cozinha;
  • Otimizam a entrega com rotas pensadas em deixar o percurso mais rápido;
  • Facilitam a gestão com relatórios financeiros intuitivos.

Quer saber mais? Confira aqui e teste hoje mesmo.

Letícia Gama

Letícia Gama

Formada em Letras pela UNESP. Atualmente Analista de Marketing na Consumer, sistema para restaurantes com melhor custo benefício. Certificada pelo Google e em constante estudo em busca das melhores práticas do Marketing Digital.

error: Não é permitido copiar esse conteúdo.