Proporcionar uma boa experiência gastronômica aos clientes do seu restaurante é um requisito para ser um negócio de sucesso na área da alimentação hoje em dia.
Isso porque, agora, quando um cliente busca por um restaurante, ele não quer fazer somente uma refeição, mas ter uma experiência completa no estabelecimento.
O comportamento de compra do consumidor está sempre mudando com o passar do tempo e de acordo com novas tendências que o influenciam.
É o caso, por exemplo, da internet, que impactou as novas gerações de consumidores e mudou completamente a forma como as pessoas consomem.
Assim, somente a fome já não é mais um motivo forte para fazer os consumidores saírem de suas casas para ir a um restaurante. Afinal, eles podem pedir uma refeição por Delivery e receber onde estiverem.
Então, o que eles buscam são experiências gastronômicas memoráveis que o façam sentir-se especiais e apaixonados pelo seu restaurante.
Pensando nisso, neste artigo você vai poder conferir:
- O que é Experiência Gastronômica?
- Como Oferecer uma Boa Experiência Gastronômica para seus Clientes?
- Vantagens de investir em uma Boa Experiência Gastronômica
Continue lendo para saber como o seu restaurante pode oferecer uma experiência inesquecível para os seus clientes!
O que é Experiência Gastronômica?
O conceito de Experiência Gastronômica está relacionado a fazer do momento em que o cliente está no seu restaurante uma memória especial.
Assim, ela vai além de servir uma refeição: é um conjunto de fatores que envolvem e aguçam todos os sentidos do cliente em relação à ida a um restaurante.
Se antes bastava para o cliente sentar-se à mesa e comer a refeição que pediu, hoje ele espera e exige bem mais do que isso.
Ele deseja sentir-se como se estivesse vivendo uma experiência diferente, mágica. Algo que não teria se optasse por pedir um Delivery na sua casa, por exemplo.
Portanto, em resumo, significa proporcionar uma experiência multissensorial que deixará o cliente satisfeito e com vontade de voltar ao seu estabelecimento.
Vantagens de investir em uma Boa Experiência Gastronômica:
Entre as principais vantagens de oferecer um experiência ao cliente no seu restaurante estão:
- Ajuda a fidelizar clientes
- Aumenta sua competitividade
- Melhora a lucratividade
4 Dicas de Como Oferecer uma Boa Experiência Gastronômica para seus Clientes
Antigamente, comer fora de casa era uma atividade mais ou menos comum, embora também houvesse datas especiais para isso.
Entretanto, com a popularização do Delivery, ir a um restaurante tornou-se cada vez mais exclusivo e reservado para ocasiões super especiais.
Os clientes estão mais seletivos do que nunca e é preciso ter um grande diferencial para atraí-los a frequentar o seu restaurante.
Assim, oferecer uma experiência gastronômica positiva e inesquecível é um dos principais caminhos para alcançar esse objetivo.
Um bom exemplo disso são os restaurantes temáticos que investem em uma experiência inovadora e atraem inúmeros clientes.
Por isso, se o seu restaurante ainda não proporciona uma ótima experiência para os clientes, é necessário criar estratégias para mudar essa realidade!
Confira as 4 dicas que reunimos para ajudar você a criar uma experiência gastronômica inesquecível no seu restaurante:
1. Conhecer e Ter foco no cliente
Você já deve ter ouvido falar várias vezes para ter foco no cliente. Mas, se quiser oferecer uma experiência inesquecível para ele, realmente é preciso levar isso a sério.
Conhecer seu público é o primeiro passo para oferecer a experiência que eles procuram em um restaurante.
É claro que os clientes esperam por uma boa refeição, entretanto uma experiência com a gastronomia vai muito além disso.
Por isso, os próximos itens da lista são importantes para você compreender melhor de que forma é possível elaborar uma experiência gastronômica.
Mas é preciso entender que nada disso adianta se tudo não tiver como foco o seu cliente, pois é ele quem precisa aprovar em primeiro lugar.
2. Pratos e bebidas
Como dito anteriormente, os clientes esperam por uma boa refeição ao ir em um restaurante. Assim, parte da experiência que eles terão está relacionada aos pratos e bebidas do seu cardápio.
Entretanto, é preciso ir além da expectativa do que os clientes criaram e buscar surpreendê-los com:
- A apresentação dos pratos e das bebidas
- Ingredientes de qualidade nas receitas
- Sabores inovadores ou inusitados
Se a experiência for positiva, um dos resultados será o compartilhamento de fotos e sobre a experiência nas redes sociais dos clientes de forma espontânea.
Mas, isso não quer dizer que você precisa investir em valores altos. Tudo deve ser pensado de acordo com o seu tipo de restaurante e o tipo de público que deseja atingir.
3. Ambiente e Decoração
A experiência de um cliente em um restaurante é multissensorial. Isto é, ela está ligada a diferentes percepções, como o olfato, a visão, o tato, a audição e o paladar.
Portanto, o ambiente e a decoração do seu restaurante também impactam a experiência do cliente quando ele vai ao seu estabelecimento.
Assim, se o seu negócio tem uma proposta ou um conceito, é importante que cada detalhe transmita as sensações que criam uma imersão na ideia central.
Logo, é necessário investir esforços em fatores como:
- Iluminação
- Cores
- Cheiro
- Decoração
Afinal, eles precisam conversar com o conceito do seu restaurante para oferecer a experiência multissensorial gastronômica que você deseja.
4. Agilidade nos Processos
Por fim, a agilidade nos processos é outra parte importante da experiência gastronômica que o cliente terá em seu restaurante.
Hoje em dia, a falta de agilidade no atendimento é inadmissível para os clientes.
Isso porque além de estarem pagando para ter um atendimento de excelência, eles sabem que existem diversas soluções para otimizar esse processo.
Os clientes querem conveniência e praticidade não só no Delivery, mas também no atendimento presencial dos estabelecimentos que frequentam.
Assim, investir em ferramentas que modernizem seus processos, como a Comanda Digital e o Cardápio QR Code do Consumer, é essencial.
Afinal, esperar horas para ser atendido não faz mais parte do vocabulário do cliente, além de fazê-lo não voltar ao seu estabelecimento.
O Consumer é seu Aliado na Experiência Gastronômica dos seus Clientes
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