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O Feedback de clientes tem uma importância fundamental para o sucesso e a evolução contínua do seu Delivery.

Afinal, quem melhor para avaliar o seu desempenho do seu negócio do que os clientes que consomem no seu Delivery?

Várias empresas gastam muito dinheiro com consultores para ajudar a resolver problemas e melhorar sua performance.

Entretanto, não existe ninguém melhor do que o próprio cliente para apontar os pontos positivos e negativos do seu negócio.

Assim, o principal segredo disso tudo é saber como usar o feedback de clientes em seu favor. E é sobre isso que este conteúdo irá falar.

Boa leitura!

Use o Feedback de Clientes como Oportunidade para Melhorar seu Delivery

Apesar de se esforçar para oferecer a melhor experiência para seus clientes, nenhum negócio está salvo de receber feedbacks negativos. Afinal, eles também fazem parte do processo e da experiência do consumidor.

Além disso, nem sempre um feedback negativo significa um problema grave de fato. Às vezes, ele pode acontecer por conta de uma falha eventual ou apenas um mal-entendido.

Mas, mesmo que seja um problema sério, é preciso saber encará-los como uma oportunidade para melhorar o que precisa ser melhorado no seu Delivery para conquistar a satisfação dos clientes.

Embora não seja agradável receber um feedback negativo, lidar racionalmente com a reclamação do cliente é o melhor caminho para solucioná-lo.

Pois é dessa forma que você vai conhecer melhor seu público, suas preferências e suas necessidades.

O primeiro passo para isso é ter canais próprios para o cliente deixar o seu feedback. Além de funcionários responsáveis por fazer a gestão de feedbacks: colher, receber e tratar tais registros.

Assim, você vai poder entender qual o caminho para reverter a experiência negativa do cliente e conquistá-lo novamente para o seu Delivery.

Feedbacks são importantes para a evolução do seu Delivery. (Imagem: Freepik)

Como Pedir o Feedback dos seus Clientes no seu Delivery?

Antigamente, o jeito mais comum de pedir um feedback de clientes nos restaurantes era por meio de caixinhas de sugestões para o cliente deixar seu registro. 

Mas também era comum o cliente falar diretamente com o garçom ou o dono do estabelecimento.

Além dessas, existem outras possibilidades, tais como:

  • Pesquisa de satisfação
  • Formulários
  • E-mail
  • NPS ou Net Promoter Score

Entretanto, na era da internet, das redes sociais, sites e aplicativos, esse cenário mudou. 

Hoje, os clientes têm formas mais  acessíveis de deixar feedbacks nos restaurantes e Delivery onde escolhem consumir.

Por exemplo, as redes sociais deram mais voz ao cliente, permitindo que ele deixe avaliações e feedbacks públicos nas páginas dos estabelecimentos.

Sejam eles positivos ou negativos, qualquer pessoa pode visualizá-los e ter uma percepção diferente. Inclusive, influenciando a decisão de compra de potenciais clientes.

Por outro lado, alguns aplicativos de Delivery, como iFood e MenuDino, também permitem que o cliente deixe sua avaliação.

Portanto, hoje a dificuldade não é pedir o feedback dos clientes, pois eles já fazem isso de forma espontânea. O verdadeiro desafio é saber como geri-los em seu favor.

Por isso, é importante ter um(a) responsável por gerenciar os feedbacks dos clientes que chegam por diferentes canais.

Feedbacks negativos também são oportunidades para melhorar a experiência do cliente. (Imagem: Freepik)

Como lidar com os Feedbacks negativos?

Recebeu um feedback negativo do seu cliente, e agora, o que fazer? A primeira atitude é não reagir com emoção, mas com razão.

Assim, primeiro identifique o que foi apontado na avaliação do cliente, foi um problema no: 

  • Atendimento
  • Pagamento
  • Prato
  • Serviço de entrega oferecido?

Após saber o que precisa ser melhorado, é hora de criar um plano de ação para resolver o problema e evitar repeti-lo. Um bom começo é realizar uma reunião com a equipe do setor envolvido.

Se houver alguma forma de contornar a experiência do cliente, como oferecer um desconto para a próxima compra ou um brinde, não deixe de fazê-lo.

Pois, dessa forma, o cliente poderá entender que foi ouvido e que a sua satisfação é uma prioridade para o Delivery. E, assim, você terá a oportunidade de reverter a situação em seu favor.

Compartilhe Feedback Positivos de Clientes Satisfeitos nas Redes Sociais

Até aqui, falamos bastante sobre os feedbacks negativos. Mas é claro que o seu Delivery também irá receber muitos feedbacks positivos de clientes satisfeitos!

E, nessa hora, você também precisa saber o que fazer com eles. Afinal, as avaliações positivas são ferramentas que podem ser usadas como estratégia para valorizar seu Delivery.

Assim, é preciso aproveitá-las ao máximo e divulgá-las para construir uma boa reputação e imagem do seu Delivery!

Compartilhar esses feedbacks nas redes sociais, como Instagram e Facebook, é uma ótima maneira para ganhar visibilidade.

Outra maneira é responder agradecendo pela avaliação, assim o cliente verá que toda a atenção está voltada para ele.

Assim como as avaliações negativas não podem ser ignoradas, as avaliações positivas precisam de todo o destaque possível no seu Delivery! Pois elas ajudam a conquistar a confiança de novos clientes.

Isso porque o feedback positivo funciona como uma prova social que ajuda potenciais clientes a decidir comprar no seu negócio.

Módulo de Avaliações no MenuDino: Receba e Compartilhe o Feedback de Clientes nas Redes Sociais

Pensando nisso, a Consumer desenvolveu um recurso poderoso para seus clientes: o módulo de avaliações no MenuDino.

Com ele, você recebe o feedback dos clientes que compram pelo seu site ou aplicativo do MenuDino e ainda pode compartilhar nas redes sociais do seu Delivery!

É muito simples compartilhar:

  • Após receber a avaliação do clientes, abra o Consumer e clique em APPs;
  • Depois, clique em “Pedidos Online” e selecione “Avaliações dos clientes”;
  • A tela vai abrir e todos os feedbacks estão lá. Selecione um e clique no ícone de download para gerar uma imagem com a avaliação do cliente;
  • Pronto, agora é só clicar em “Salvar imagem JPG”!

Quando a imagem baixar, você poderá compartilhá-la em todas as redes sociais que o seu Delivery estiver presente.

Esse é um recurso que você deve usar e abusar, pois quanto mais avaliações positivas o seu Delivery tiver, mais clientes ele irá atrair!

Compartilhe as avaliações do MenuDino no Facebook e Instagram!

Conquiste Bons Feedbacks de Clientes no seu Delivery com o Consumer!

A melhor maneira de conquistar feedbacks positivos é investindo para que seus clientes tenham uma ótima experiência no seu Delivery.

Para isso, você precisa contar com uma solução que seja completa e ofereça os melhores recursos para a sua gestão de processos e de atendimento.

O Consumer é essa solução! Com ele, você tem um sistema que integra o atendimento no balcão e no Delivery e recursos para uma gestão descomplicada:

  • Integração com o iFood
  • Notificações push
  • Combos e promoções
  • Controle de estoque com ficha técnica
  • Smart Delivery para organização de pedidos
  • App do Entregador para logística de entregas

Entre muitas outras soluções que só um sistema 100% focado no segmento da alimentação pode oferecer para o seu negócio.

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Patricia Carvalho

Patricia Carvalho

Formada em Letras pela Unesp, possui cursos na área de produção de conteúdo, Copywriting e SEO. É redatora na Consumer, buscando sempre trazer conteúdo de valor para donos(as) de bares e restaurantes.

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