Skip to main content

Encontrar os melhores fornecedores para restaurantes equivale a encontrar uma mina de ouro para o seu negócio.

Isso porque acertar nessa escolha garante que o seu restaurante poderá confiar no fornecimento para que tenha os melhores produtos e serviços.

Entretanto, assim como uma caça ao tesouro, também é um desafio encontrar os melhores fornecedores para restaurantes.

Afinal, existe um grande número de fornecedores disponíveis no mercado da alimentação. Sejam fornecedores de produtos ou fornecedores de serviços.

Mas fique tranquilo(a), existem algumas formas de facilitar essa tarefa. Aqui, vamos mostrar para você o que considerar quando for escolher os seus fornecedores.

Portanto, continue lendo para saber como escolher os melhores fornecedores para restaurantes!

8 Dicas de Como Escolher os Melhores Fornecedores para Restaurantes

A escolha dos fornecedores faz parte das decisões administrativas que envolvem gerenciar um restaurante. Aliás, é uma das mais importantes.

Isso porque, para manter o padrão de qualidade do seu restaurante, é importante contar com os melhores fornecedores para fornecer os melhores produtos e serviços.

Uma receita maravilhosa com potencial para agradar os clientes, pode perder a qualidade caso os produtos usados não sejam de boa procedência.

Logo, isso também influencia a experiência dos clientes que frequentam o seu restaurante. Afinal, são eles que irão consumir esse produtos

Mas escolher bons fornecedores vai muito além de comparar seus preços. É necessário considerar outros fatores que também influenciam nessa decisão.

Então, para que encontre os melhores fornecedores para restaurantes, aqui vão 8 dicas:

1. Faça uma Lista dos Produtos e Serviços

O primeiro passo para buscar fornecedores é saber o que o seu restaurante precisa.

Os principais fornecedores para restaurantes são os fornecedores de alimentos. Entretanto, há outras categorias de fornecedores que também são necessários.

Por exemplo, fornecedores de:

  • Bebidas
  • Produtos de limpeza
  • Material de escritório
  • Equipamentos
  • Manutenção predial

Essa lista é essencial para analisar se é possível comprar a maior parte dos produtos em um único fornecedor ou variar os fornecedores.

Assim, com essa lista em mãos, você terá um porto de partida para buscar pelos fornecedores que precisa.

(Imagem: Freepik)

2. Peça Referências de Fornecedores

O método mais antigo de procurar por novos fornecedores é por meio de indicações e referências de outros clientes. E esse ainda é um método eficiente.

Encontrar fornecedores com boa reputação no mercado e que sejam confiáveis é imprescindível para o seu negócio. 

Hoje, está ainda mais fácil encontrar referências e indicações. Basta digitar o nome do fornecedor no Google e verificar as avaliações que outros clientes fizeram.

Contudo, conversar com outros empreendedores do ramo alimentício também é uma outra forma de investigar fornecedores.

Eles saberão indicar os pontos positivos e negativos do fornecedor que você está avaliando, ajudando você a tomar sua decisão.

3. Mantenha contato com Mais de um Fornecedor 

Já ouviu falar em um ditado que diz “Quem tem um não tem nenhum”? É isso que acontece quando um restaurante conta com apenas um fornecedor.

Isso porque a probabilidade de ficar na mão em algum momento é muito grande, principalmente em momentos de urgência.

Por isso, recomenda-se que todo restaurante tenha mais de um fornecedor. Se possível, crie uma lista de fornecedores quando fizer sua pesquisa para encontrar fornecedores, não descarte todas as opções.

Até porque, além disso, você poderá cotar preços mais vantajosos entre eles e qual oferece os melhores benefícios para o seu restaurante.

Tenha sempre mais de um fornecedor. (Imagem: Freepik)

4. Desenvolva Uma Boa Relação Com Seus Fornecedores

Após selecionar com quais fornecedores seu restaurante irá trabalhar, procure desenvolver uma boa relação com cada um deles.

Construir relações comerciais sólidas com os seus fornecedores é importante porque, além de fornecedores, eles serão seus parceiros.

Assim, uma boa comunicação e uma boa relação com essas empresas poderão facilitar negociações.

Inclusive, você poderá ter condições e ofertas especiais, atendimento personalizado e um fornecedor que conhece bem as necessidades do seu negócio.

Mas, além disso, ajudará também a identificar fornecedores que não são bons parceiros comerciais para o seu restaurante.

5. Priorize Fornecedores Locais

Ao escolher fornecedores para restaurantes, busque priorizar os fornecedores locais em vez de fornecedores distantes.

Principalmente se o seu restaurante trabalha com alimentos in natura e frescos. Isso porque se a distância for grande, provavelmente será necessário o uso de mais agrotóxicos para preservá-lo.

Por outro lado, isso terá menos chance de acontecer com os fornecedores locais.

Além disso, os fretes serão mais baratos e mais rápidos, pois está mais perto do seu estabelecimento. E você ainda irá ajudar a  fortalecer a comunidade em que o seu restaurante se situa.

6. Pesquise e Compare

Antes de decidir qual será o fornecedor do seu restaurante, faça uma pesquisa e compare o diferencial de cada um.

Por exemplo, peça um orçamento da compra em pelo menos três fornecedores e veja qual oferece: 

  • Melhores preços
  • Prazos de entrega 
  • Formas de pagamento
  • Horário de funcionamento

Mas não se esqueça de levar em consideração a qualidade, pois às vezes o barato pode sair caro! O ideal é encontrar um equilíbrio entre todos esses aspectos.

7. Capacidade de Atendimento

A capacidade de atendimento também é um critério a ser levado em consideração.

Isto é, os fornecedores que você escolheu terão capacidade de continuar atendendo o seu restaurante quando ele expandir?

Afinal, imagine ter que trocar seus fornecedores de uma hora para outra porque seus fornecedores atuais não são capazes de atender a demanda do seu restaurante.

Você terá todo o retrabalho de ter que procurar novamente novos fornecedores e correrá o risco de ficar sem estoque por algum tempo.

8. Verifique os Certificados

Por último, não deixe de verificar se os fornecedores cumprem as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Além de conhecer as condições em que os produtos são produzidos quando houver essa possibilidade.

Afinal, os restaurantes precisam ser muito cuidadosos com a procedência dos insumos e ingredientes que usa em suas receitas.

Faça o Controle de Estoque do Seu Restaurante com o Consumer

Suas receitas merecem os ingredientes mais frescos e de melhor qualidade para conquistar seus clientes. Por isso, siga todas as dicas que trouxemos para você. 

Mas, além de escolher os melhores fornecedores para restaurantes, também é necessário escolher o melhor sistema para restaurantes.

Com o Consumer, você faz o controle de estoque com ficha técnica e assim tem uma gestão eficiente em seu restaurante.

Além disso, conta com suporte por diversos canais para ajudar você a explorar todo o potencial das soluções que a Consumer tem para o seu negócio.

Comece hoje mesmo a conhecer o Consumer na prática sem nenhum compromisso.

Experimente grátis!

Patricia Carvalho

Patricia Carvalho

Formada em Letras pela Unesp, possui cursos na área de produção de conteúdo, Copywriting e SEO. É redatora na Consumer, buscando sempre trazer conteúdo de valor para donos(as) de bares e restaurantes.

Comentários

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.