Skip to main content

Saber fotografar comida é um talento que todo(a) dono(a) de restaurante gostaria de ter, não é mesmo? 

Afinal, a fotografia gastronômica tem como principal característica impactar quem a vê. Isto é, a imagem do prato torna-se atrativa aos olhos, despertando a vontade e a curiosidade de saborear o prato.

Como diz a máxima, trata-se de “comer primeiro com os olhos”.

Por isso, o diferencial de muitos restaurantes de sucesso vai além da qualidade e sabor das refeições. O segredo também está na fotografia das comidas: uma grande aliada para vender e atrair mais clientes.

Assim, o fotógrafo profissional de gastronomia tem a missão de transmitir em cada click a textura, a temperatura e a beleza do prato. Isso faz com que o cliente viaje pelo o universo da imagem, ativando a sua imaginação.

Mas sabemos que nem sempre há orçamento para investir em fotógrafo profissional. Então, será possível tirar fotos bonitas dos pratos sem ser um profissional e apenas com um celular?

Para mostrar que sim, reunimos 11 truques para fotografar comida usando o celular e tirar fotos incríveis dos pratos e bebidas do seu restaurante!

11 Truques Para Fotografar Comida de Restaurantes com o Celular

Segundo pesquisa feita pela Hubspot, um post em rede social com imagem tem 50% a mais de curtidas e 104% a mais de clicks.

Isso porque conteúdos visuais, como as fotos, captam a atenção dos usuários e influenciam os clientes na decisão de compra. “Uma imagem pode dizer mais do que mil palavras”

Mas, além de deixar sites e redes sociais mais bonitas, fotografar a comida do seu restaurante ajuda a tornar o seu cardápio vendedor.

Afinal, a foto faz com que o cliente visualize o prato e tenha uma ideia de como ele é, influenciando na escolha do pedido.

Portanto, fotografar a comida do seu restaurante resultará em maior visibilidade do negócio, aumentando o número de clientes.

Confira agora os 11 truques para restaurantes fotografarem comida com o celular e ter ótimas fotos para publicar nas redes sociais e no cardápio online!

1. Comece limpando as Lentes

Antes de colocar a mão na massa, comece limpando as lentes do seu celular. Pode parecer que não, mas fazer isso garante fotos mais bonitas e, principalmente, nítidas.

O primeiro grande erro ao fotografar a comida do restaurante é deixar as lentes do celular sujas. Isso faz com que as fotos fiquem embaçadas, como se tivesse uma nuvem de fumaça na frente.

Use um pano com álcool para higienizar e você verá como faz muita diferença tirar fotos com lentes limpas!

Busque iluminação natural para suas fotos. (Imagem: Freepik)

2. Escolha uma iluminação adequada

A escolha da iluminação é essencial para tirar boas fotos dos pratos e bebidas em restaurantes com o celular.

Entretanto, muito cuidado ao fazer essa escolha porque uma luz inadequada pode estragar a foto. Por exemplo, nunca use o flash do celular para iluminar as fotos.

Isso porque o flash do celular é uma luz artificial que cria uma luz dura e desvaloriza a comida além de, na maioria das vezes, “estourar” a imagem. 

Isso quer dizer que a superexposição à luz deixa a foto muito clara e perde-se os detalhes, como as cores e os contornos.

Por outro lado, a iluminação natural do sol é a mais indicada para fotografar, pois ela é uma luz suave que valoriza as características dos alimentos.

Então, aproveite para abrir janelas para a luz do sol iluminar o ambiente.

Caso não seja possível, posicione as luzes sempre ao lado ou por trás do prato, nunca na frente, pois o resultado não é favorável.

3. Monte um Cenário

O cenário faz com que a foto seja mais do que uma simples imagem e sim mais um meio para o seu restaurante se comunicar com os clientes.

Montando um cenário para fotografar a comida, você pode contar uma história, transmitir a identidade do seu restaurante e chamar mais a atenção para os detalhes.

Assim, busque usar elementos para compor o cenário da sua foto. E não precisa ser nada demais, elementos simples ou da própria receita podem ajudar, por exemplo:

  • Toalhas de mesa
  • Ingredientes da receita
  • Utensílios
  • Louças
  • Flores
  • Molhos

Tudo isso deixará a foto dos seus pratos e bebidas ainda mais interessante aos olhos dos clientes.

Mas não se esqueça de seguir o estilo do seu restaurante nas fotos para que elas não passem uma mensagem diferente da que construiu para o seu negócio.

O cenário e a apresentação dos pratos valorizam a foto. (Imagem: Freepik)

4. Capriche na Composição do Prato 

Além do cenário, a composição do prato também é um ótimo truque para tirar ótimas fotos de comida com o celular.

Assim, procure caprichar em cada detalhe das comidas que compõem o prato, em como apresentá-las de uma maneira apetitosa aos olhos.

Não à toa, os próprios clientes fotografam a comida para postar em suas redes sociais quando a apresentação do prato chama sua atenção.

Crie um contraste entre as cores do alimento e os itens que compõem a mesa como o prato, sousplat e toalhas.

Outra dica de ouro é pincelar óleo ou água nas frutas e vegetais, assim elas irão ter uma aparência mais fresca nas fotos, como se tivessem acabado de serem colhidos.

5. Atente-se ao Enquadramento

Enquadrar a foto talvez seja uma das maiores dificuldades na hora de fotografar comida para quem não é fotógrafo(a) profissional.

Mas é possível conseguir bons resultados com os truques que vamos revelar para você aqui. Por isso, guarde-os bem para usar nas próximas fotos que for tirar!

Primeiro, os melhores ângulos para fotografar comida são: 

  • Superior, principalmente para saladas, caldos, pizzas e similares;
  • Laterais, especialmente para comidas que têm camadas e texturas, como hambúrgueres e bolos.

Além disso, alguns smartphones têm um recurso que ajuda no enquadramento dos objetos na foto: as grades de alinhamento.

O enquadramento é responsável por posicionar os objetos e o cenário na imagem para obter o resultado que se espera.

Por exemplo, se quiser centralizar o prato na foto, as grades de alinhamento é o recurso certo para isso. Portanto, verifique se o seu celular tem o recurso e ative-o antes de tirar as fotos.

Ative as grade alinhamento do celular para enquadrar suas fotos. (Imagem: Freepik)

6. O Zoom está proibido

Isso mesmo! É proibido utilizar o zoom do celular para fotografar comidas.

Isso porque o zoom diminui a qualidade da foto, além de aumentar as chances da imagem ficar tremida e desfocada.

Em vez disso, prefira aproximar a câmera do objeto, assim terá o resultado que espera, mas com maior qualidade.

Entretanto, cuidado para não aproximar tanto ao ponto de distorcer o seu prato e não ser possível identificar ingredientes e o seu tamanho.

7. Foco!

O foco é outra funcionalidade que a maioria dos smartphones já vêm disponível na câmera. Com ele, você consegue fotos mais nítidas, sem ficar tremidas.

Essa é uma funcionalidade que você deve deixar ativa no celular sempre que fotografar seus pratos!

Além disso, alguns celulares também contam com o foco seletivo. Com essa opção, é possível obter aquele efeito de desfoque no fundo da imagem e ênfase no objeto central.

Assim, você terá fotos profissionais dos seus pratos usando apenas o celular.

8. Agilidade

Ao fotografar comida, é preciso ser ágil, pois as formas e cores dos alimentos podem alterar-se com o passar do tempo.

Mas também não é necessário tirar a foto assim que o prato ficar pronto, principalmente se for um prato quente. Afinal, a fumaça em excesso também pode atrapalhar a qualidade da imagem.

Por isso, o ideal é esperar a comida esfriar um pouco após finalizar o prato, mas fazer o clique quando o alimento ainda estiver fresco.

Assim, o clique será capaz de captar cores e texturas mais vivas e atraentes aos olhos.

Busque inspirações para tirar suas fotos!

9. Busque inspirações

Está sem ideias ou criatividade para fotografar seus pratos? Busque inspirações para te ajudar a encontrar!

Afinal, até mesmo os fotógrafos profissionais pesquisam inspirações para fazer os seus cliques, pois não é fácil ser criativo sempre.

Google, Pinterest e Instagram, por exemplo, são ótimos lugares para encontrar inspirações de fotografia gastronômica.

Vale conferir também as fotos dos pratos dos restaurantes que são referência e inspiração para você e o seu negócio.

10. Aplicativos de fotos

Hoje em dia, existem vários aplicativos para fotografar comida e eles podem ajudar você a tirar fotos incríveis e praticamente profissionais com o celular.

Dentre algumas opções disponíveis, estão:

  • VSCO
  • Snapseed
  • Foodie
  • Adobe Lightroom

Aliás, todos esses aplicativos são gratuitos ou contam com uma versão gratuita!

11. Tente Outra Vez

Não gostou das fotos que tirou na primeira vez? Tenha calma e continue tentando. Pode ser que você tenha alguma dificuldade no começo, mas a prática leva à perfeição.

Além disso, quando for fotografar, tire várias fotos iguais para ter mais chances de que pelo menos uma delas fique boa.

Com o tempo, você verá que ficará cada vez mais fácil fazer ótimas fotografias dos pratos do seu restaurante apenas com o seu celular.

Cardápio online gratuito no MenuDIno

Crie seu Cardápio Online Gratuito no MenuDino e Coloque as Fotos dos Seus Pratos

Além de publicar as fotos que tirar dos seus pratos nas redes sociais, que tal aproveitá-las também para inseri-las em um cardápio online?

No MenuDino, você pode criar um cardápio online gratuito junto com um site grátis, com o qual terá a opção de receber pedidos pelo WhatsApp.

Assim, seus clientes poderão acessar seu cardápio a qualquer momento do notebook, tablet ou celular com maior praticidade.

Crie já seu Cardápio Online gratuito!

Patricia Carvalho

Patricia Carvalho

Formada em Letras pela Unesp, possui cursos na área de produção de conteúdo, Copywriting e SEO. É redatora na Consumer, buscando sempre trazer conteúdo de valor para donos(as) de bares e restaurantes.

3 Comments

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.