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Guia Para Divulgar seu Restaurante nas Redes Sociais

By agosto 4th, 202342 Comments

Já se foi o tempo em que era possível confiar apenas no boca a boca para divulgar seu restaurante aos seus clientes. 

Ou seja, o modo de fazer Marketing mudou completamente com a chegada da internet. Assim, não se render a essa mudança significa ser esquecido pelo mercado e pelos consumidores.

Sabe aquelas listas telefônicas gigantes em que costumávamos procurar por restaurantes e afins? Elas foram substituídas pela internet. 

Atualmente, para encontrar um restaurante ou um barzinho, as pessoas recorrem primeiro às ferramentas de pesquisa online, como o Google.

O Marketing Digital, portanto, é um dos meios mais fortes e mais utilizados como estratégia para divulgação de estabelecimentos.

Então, isso significa que uma boa divulgação na internet é sinônimo de aumento de vendas e fortalecimento de marca.

Portanto, saber aproveitar os vários recursos disponíveis para divulgar seu restaurante é muito importante para garantir que ele alcance um lugar de destaque.

Foi pensando nisso que preparamos este Guia para divulgar seu restaurante nas redes sociais.

O objetivo é apresentar ferramentas e estratégias de marketing bem simples, mas que podem atrair novos clientes e fazer toda a diferença para crescer o seu negócio.

Boa leitura!

Use as Redes Sociais para Divulgar seu Restaurante

Uma das grandes revoluções que a internet causou aconteceu na comunicação e na interação entre as pessoas.

Por isso, ter um conta ativa em redes sociais como Facebook e Instagram parece ter se tornado tão importante quanto estar fisicamente presente nos lugares. 

Conhecem aquele ditado que diz “Quem não é visto, não é lembrado”? Pois é exatamente isso que acontece com estabelecimentos que não estão presentes nas redes sociais.

Afinal, qual cliente nunca pesquisou a avaliação de um restaurante nas redes sociais antes de resolver gastar ou não o seu dinheiro nele?

Assim, incentive sempre os seus clientes a divulgarem o seu restaurante nas suas redes sociais e a fazerem check in, oferecendo brindes ou descontos.

Já deu para perceber que se o seu estabelecimento ainda não possui nenhuma rede social, já passou da hora de criar, não é?

São muitas as opções de redes sociais, mas, neste caso, focaremos nas duas principais e mais relevantes para estabelecimentos na área da alimentação: o Facebook e o Instagram.

Divulgando seu Restaurante no Facebook

O Facebook tem mais de 2 bilhões de usuários no mundo. Só no Brasil, o número ultrapassa os 130 milhões de usuários que interagem entre si e usam a rede social para as mais diversas finalidades.

Esse número acabou chamando a atenção de empresas e comércios de todos os ramos. Rapidamente, elas perceberam os potenciais clientes ali.

Além disso, o Facebook oferece algumas ferramentas de divulgação específicas para perfis corporativos ou comerciais:

  • Enquetes;
  • Stories;
  • Vídeos;
  • Gifs;
  • IGTV.

São alguns dos formatos disponíveis para produzir conteúdo de qualidade do seu restaurante para divulgá-lo nas redes sociais. E para aumentar o alcance dos conteúdos, você pode impulsioná-los investido um valor.

Você pode, também, impulsionar sua página, campanhas ou publicações, e criar anúncios, sobre o qual falaremos abaixo.

Como anunciar no Facebook

Os anúncios no Facebook são uma boa estratégia para divulgar promoções, alcançar mais público, engajar seus clientes e anunciar um prato ou drink novos. 

Com eles, você pode segmentar seu público de acordo com o perfil dos seus clientes, por exemplo:

  • gênero,
  • geolocalização,
  • faixa etária,
  • interesses pessoais, entre outros.

O anúncio irá aparecer na timeline do usuário como se fosse uma publicação e terá um botão Call to Action. Este botão significa uma Chamada para ação e influencia a tomada de decisão do cliente.

Portanto, para criar um anúncio é necessário seguir os seguintes passos:

Passo 1

Antes de tudo, se ainda não tiver a página do seu restaurante, é necessário criá-la.

Coloque fotos profissionais no perfil e na capa e insira as informações importantes sobre o seu estabelecimento, como endereço, telefone e horário de funcionamento.

Passo 2

Clique em Gerenciador de Anúncios, localizado no canto superior direito da sua página do Facebook ou acesse: www.facebook.com/ads/manager

Passo 3

Utilize o botão Criar, defina seu objetivo com o anúncio e selecione um valor de orçamento para sua campanha.

Passo 4

Escolha a página do Facebook que você deseja promover e defina o público-alvo do seu anúncio.

É importante conhecer quem é o seu público e personalizar seus anúncios para que eles tenham ótimos resultados.

Passo 5

Escolha a imagem para o anúncio. Aqui, é preciso atentar-se a dois detalhes.

O Facebook estabelece um padrão de imagem que deve ser de 1200×628 pixels. A quantidade texto também é limitada a 20%, podendo ser bloqueada se houver excesso de texto.

Passo 6

Crie um título e um texto bem elaborados e que chamem a atenção do público.

Esse item é muito importante, pois ele pode atrair muitos usuários para clicar no seu anúncio ou, caso não seja interessante, poderá afastá-los.

Passo 7

Clique no botão Publicar e veja que seu anúncio apresentará o status ‘em análise’.

Após a plataforma verificar as informações do seu anúncio, ele ficará ativo e começará a ser veiculado para seus clientes.

Feito! Seu anúncio está criado e pronto para começar a gerar resultados importante para seu negócio.

A publicidade no Facebook é uma escolha inteligente para empresas. Independentemente de se tratar de uma empresa que começou a usar a redes sociais agora ou que está em busca de novas maneiras de crescer.

Divulgando seu Restaurante no Instagram

O Instagram é a rede social das fotos, imagens e vídeos instantâneos, razão pela qual ela é favorita entre os brasileiros.

Atualmente, o Instagram alcançou a marca de 69 milhões de usuários no Brasil e tem 15x mais engajamento do que outras redes sociais. O Instagram não para de aumentar seus números ano a ano e se tornou a febre do momento!

Para restaurantes e negócios na área da alimentação, essa rede social representa uma potente estratégia de Marketing.

Sabe aquelas fotos que os clientes adoram tirar de pratos, drinks ou decorações que eles acham legais e postar no Instagram marcando o perfil do estabelecimento? 

Esta é uma ótima forma de divulgação e não custa nada para o seu bolso!

Mas, para que isso aconteça, seu restaurante precisa estar nas redes sociais e oferecer qualidade nos pratos servidos, além de uma bela apresentação final.

Como anunciar no Instagram

É possível anunciar no Instagram com vários objetivos:

  • Aumentar número de seguidores
  • Divulgar o aplicativo próprio
  • Buscar mais acessos ao site do seu estabelecimento

E é essencial definir o objetivo antes de criar um anúncio porque os resultados dependem diretamente disso.

Criar um anúncio no Instagram é tão simples quanto como é feito no Facebook. Basta seguir os mesmos passos apresentados em como anunciar no Facebook.

Entretanto, é necessário que o seu restaurante tenha um perfil comercial do Instagram, que é gratuito.

Confira o passo a passo:

Imagem: reprodução/Instagram

Também dá para criar uma promoção direto pelo aplicativo do Instagram:

  1. Vá à tela inicial do perfil do seu estabelecimento e clique em Promoções
  2. Depois clique em Criar promoção
  3. Selecione um post ou imagem que irá anunciar
  4. Você será direcionado para o Gerenciador de Anúncios do Facebook e aí é só seguir o processo como nos outros passos.

Pronto! Agora que você já sabe como criar um anúncio do seu no Instagram, não perca tempo e comece a divulgar seu restaurante na internet!

Veja como o Gil Lanches impulsionou suas vendas divulgando no Facebook

O Gil Lanches é um Cliente Consumer de sucesso.

Sempre atento ao grande potencial da internet e das redes sociais para divulgar seu negócio, ele conseguiu atingir um grande público com essa estratégia de Marketing.

Por isso, todos os lanches do cardápio são divulgados com posts divertidos no perfil comercial no Facebook, que é tem mais de 20 mil seguidores. Assim como as promoções bem criativas que estimulam o engajamento dos clientes.

Só para ter um ideia do grande sucesso de anúncios no Facebook, olha só esse aqui feito pelo Gil Lanches:

Foram mais de:

  • 209 mil visualizações
  • 4,5 mil reações
  • 1,5 mil comentários
  • e 1,276 compartilhamentos

em um vídeo que mostra a preparação do cachorro-quente que é criação da casa: o Prensadinho Crock.

Todo esse alcance atraiu novos clientes recomendados por quem já conhecia o Gil Lanches. Os resultados foram ótimos e o Gil Lanches aumentou o faturamento do seu negócio em pouco tempo.

Crie seu Site Grátis e Divulgue seu Cardápio nas Redes Sociais

Agora que você já sabe usar as redes sociais para divulgar seu negócio, comece logo a pôr em prática todas as dicas e conquiste um lugar de destaque na internet para o seu restaurante!

Então, o Consumer é um sistema 100% focado em negócios na área da alimentação e vai te dar uma força ainda maior!

Crie um site grátis com o MenuDino e publique seu cardápio online na internet.  Seus clientes poderão acessá-lo facilmente e o seu restaurante terá um endereço personalizado na internet!

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Patricia Carvalho

Patricia Carvalho

É redatora na Consumer, buscando sempre trazer conteúdo de valor para donos(as) de bares e restaurantes.

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