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Guia Michelin: Uma Empresa de Pneus no Setor de Restaurantes?

By outubro 24th, 2023No Comments

Você, dono(a) de restaurante, provavelmente já deve ter ouvido falar do Guia Michelin em algum momento. 

Mas se não tem ideia do que se trata ou que esse assunto não tem nada a ver com o setor você irá conhecer a partir de agora!

Além de ser um dos mais importantes selos para o setor da gastronomia, o Guia Michelin tem uma história que podemos dizer no mínimo interessante.

Então se você já sabe um pouco e quer se aprofundar ou não sabe nada, mas quer ficar por dentro do assunto, esse artigo é para você! Aliás, ele pode ser uma fonte de motivação…

Continue lendo para descobrir a história do Guia Michelin, o que é, como funciona e por que ele é tão relevante para o mercado gastronômico!

Conheça a História do Guia Michelin: Uma Empresa de Pneus para Carros no Setor de Restaurantes

A história do Guia Michelin começa com os dois irmãos André e Edouard Michelin na cidade de Clermont-Ferrand, França.

No ano 1889, eles já tinham uma empresa de pneus para bicicletas, mas decidiram fundar uma empresa de pneus. Afinal, os carros estavam em alta naquela época. 

Agora, você deve estar se perguntando: o que uma empresa de carros tem a ver com o setor de bares e restaurantes?

Acontece que, em 1990, a dupla teve a ideia genial de criar um guia de viagens para ajudar na divulgação da empresa de pneus. Nesse guia, havia dicas de:

  • Mapas
  • Bares e restaurantes
  • Hotéis
  • Passeios
  • Onde trocar pneu

Com isso, incentivaria-se o viajante a se descolar mais vezes com o carro, já que assim gastaria mais pneus. A ideia deu certo e o guia foi ganhando destaque ao longo do tempo.

A distribuição foi gratuita durante duas décadas. Em 1920, ele passou a custar 7 francos como uma forma de agregar valor ao guia de informações.

Os irmãos Michelin perceberam o crescente interesse pela sessão de restaurantes do guia. Então, investiram em um guia exclusivo para avaliar restaurantes.

Assim, a partir de 1926 surgiu o Guia Michelin especializado em restaurantes. Aliás, uma curiosidade: para muitos, esse foi o primeiro caso de sucesso do Marketing de conteúdo.

O primeiro guia Michelin.

Afinal, o Que é o Guia Michelin?

O Guia Michelin é um guia renomado de referência para os melhores restaurantes do mundo, seguindo uma classificação de até três estrelas.

Portanto, não é à toa que ele é tido como a bíblia do setor gastronômico. Afinal, muitos clientes o consultam para encontrar os melhores restaurantes para se ter uma experiência.

Pelo menos 30 mil restaurantes do mundo inteiro já passaram pela avaliação do guia, mas apenas alguns conquistaram uma, duas ou três estrelas.

Como Funciona o Guia Michelin?

Para avaliar os restaurantes, o Guia Michelin recruta avaliadores anônimos e pagam a refeição a fim de manter a independência, o profissionalismo e a credibilidade.

Assim, os avaliadores vão aos restaurantes sem se identificarem e fazem a refeição. Depois avaliam a experiência seguindo critérios de avaliação como:

  • Qualidade dos produtos
  • Domínio do sabor e técnicas culinárias
  • Personalidade do chef na sua cozinha
  • Relação entre qualidade e preço
  • Consistência entre visitas

O anonimato é essencial para a credibilidade do Guia. Afinal, garante que os avaliadores não recebam um atendimento diferente por serem avaliadores.

Após a avaliação, os restaurantes podem receber de uma a três estrelas, que significam:

Uma estrela Cozinha requintada. Vale conhecer!

Isso significa que o restaurante tem uma boa estrutura na cozinha, usa alimento com boa qualidade e prepara pratos atrativos.

Duas estrelas Cozinha excelente. Vale o desvio!

Restaurantes que ganham duas estrelas são aqueles que têm chefs experientes e talentosos. Por isso, usam os melhores ingredientes e preparam pratos excelentes.

Três estrelas Cozinha excepcional. Vale a viagem!

Esse é o nível mais alto do Guia, assim como o difícil de conquistar. Portanto, significa que o restaurante é o melhor dos melhores. Trata-se de restaurantes com chefs renomados que preparam pratos como uma obra de arte!

O Guia Michelin exige muito detalhe e atenção.(Imagem: Freepik)

Qual a Relevância do Guia Michelin no Setor de Bares e Restaurantes?

Mesmo após mais de 100 anos, o Guia Michelin se mantém relevante na gastronomia. Isso porque ele é muito criterioso e faz um trabalho bastante profissional.

A sua relevância está principalmente no fato de influenciar milhares de pessoas pelo mundo afora na escolha de restaurantes para conhecer.

Em especial, clientes que buscam uma experiência gastronômica memorável.

Ter uma, duas ou três estrelas Michelin é muito mais do que mero Marketing, é um indicador de excelência que atrai muitos clientes.

Além disso, mostra que não basta oferecer um bom cardápio, é necessário também um bom serviço de atendimento ao cliente em restaurantes!

Quais são os Restaurantes Brasileiros que Estão no Guia Michelin?

Vamos conferir agora quais são os restaurantes com estrela Michelin no Brasil, segundo guia Michelin de 2022:

Restaurantes com Estrela(s) Michelin em São Paulo

  • D.O.M, chef Alex Atala – 2 estrelas Michelin
  • Ryo, chef Edson Yamashita – 2 estrelas Michelin
  • Evvai, chef Luiz Filipe Souza – 1 estrela Michelin
  • Huto, chef Fábio Honda – 1 estrela Michelin
  • Jun Sakamoto, chef Jun Sakamoto – 1 estrela Michelin
  • Kan Suke, chef Egashira Keisuke – 1 estrela Michelin
  • Kinoshita, chef Tadashi Shiraishi – 1 estrela Michelin
  • Maní, chef Helena Rizzo – 1 estrela Michelin
  • Picchi, chef Pier Paolo Picchi – 1 estrela Michelin

O Consumer é o sistema para ter um grande restaurante.

Restaurantes com Estrela(s) Michelin no Rio de Janeiro

  • Oro, chef Felipe Bronze – 2 estrelas Michelin
  • Oteque, chef Alberto Landgraf – 2 estrelas Michelin
  • Cipriani, chef Aniello Cassese – 1 estrela Michelin
  • Lasai, chef Rafael Costa e Silva – 1 estrela Michelin
  • Mee, chef Cassio Hara – 1 estrela Michelin

Consumer: O Melhor Sistema para Os Melhores Restaurantes

Não é à toa que a qualidade de atendimento também faz parte dos critérios de avaliação do Guia Michelin. Afinal, ela faz parte da experiência do cliente.

Um dos segredos para oferecer um atendimento excepcional é contar com um sistema para restaurantes que supere as suas necessidades.

Esse sistema é o Consumer! Nele, você encontra as ferramentas e soluções para gerir um restaurante em um só lugar.

Assim, otimiza seu trabalho e o da sua equipe, ganhando mais tempo e qualidade na sua rotina. Também tem atendimento por diversos canais e treinamento online com especialistas Consumer.

Por isso, mais de 30 mil restaurantes escolheram o Consumer! Faça a sua escolha: conheça o Consumer na prática por 15 dias sem nenhum compromisso.

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Patricia Carvalho

Patricia Carvalho

É redatora na Consumer, buscando sempre trazer conteúdo de valor para donos(as) de bares e restaurantes.

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