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Apesar de bastante consumida no Brasil, a história da cerveja Heineken é pouco conhecida por aqui.

Nos bares e restaurantes, a Heineken é uma das cervejas mais vendidas no Brasil.

Porém, não é só no mercado brasileiro cervejeiro que ela faz sucesso.

A conhecida garrafa verde com a estrela vermelha, símbolo da marca, é apreciada ao redor do mundo todo!

Dos Estados Unidos ao Japão, a Heineken vem conquistando, cada vez mais, seu lugar no topo.

No pódio mundial, ela ocupa o sétimo lugar de cerveja mais vendida.

Essa expansão é fruto de um trabalho intenso e estratégico que conseguiu tornar a Heineken a terceira maior cervejaria do mundo.

Com tanto sucesso, o grupo Heineken inspira muitos empreendedores.

Neste artigo você irá ver:

  • Qual a origem da Cervejaria Heineken
  • As estratégias de expansão da Cervejaria Heineken para alcançar o sucesso atual
    – Estratégias de construção e divulgação da Marca Heineken
  • Qual a diferença da cerveja Heineken para as outras cervejas

Portanto, continue lendo para conhecer essa história incrível de sucesso e se inspirar nela para crescer o seu negócio!

Qual a origem da Cervejaria Heineken?

A Heineken é uma cervejaria holandesa fundada em Amsterdã no ano de 1864.

Inicialmente, a cervejaria pertencia a uma pequena empresa familiar.

Tudo começou com Gerard Adriaan Heineken que, aos 22 anos, comprou uma cervejaria local com a ajuda da sua mãe.

A cervejaria chamava-se Hooiberg e produzia cerveja em larga escala e a preços populares.

Mas, após adquiri-la, o projeto do jovem Gerard  Heineken era transformá-la em uma marca exclusiva e diferenciada da concorrência.

Com descendência alemã, Gerard Heineken revisitou seus antepassados para pesquisar e criar uma cerveja de sabor único.

Assim, em 11 de janeiro de 1973 nasceu a primeira cerveja batizada de Heineken’s.

Posteriormente, ela transformaria-se apenas em Heineken.

Nome que além de intitular o principal rótulo, também se tornaria uma das maiores marcas de cervejarias do mundo.

Veja agora quais foram as estratégias da Heineken para alcançar o sucesso que tem hoje.

As Estratégias de Expansão da Cervejaria Heineken para Alcançar o Sucesso 

O principal responsável pela globalização da Heineken foi Freddy Heineken, neto de Gerard Heineken.

Foi ele quem investiu pesado para expandir o negócio e criar uma identidade de marca inesquecível.

Não planejo os próximos cinco anos. Tenho de pensar em gerações. – Freddy Heineken

Inclusive, Freddy Heineken foi vítima de um sequestro que inspirou o filme “Jogada de Mestre”, com direção de Daniel Alfredson.

Dessa forma, se tornou ainda mais conhecido no mundo.

As estratégias de marketing e de patrocínio que ele implementou na Heineken ajudaram a consolidar uma forte presença global.

Além disso, a aquisição de cervejarias locais em diversos países contribuiu para criar o conglomerado cervejeiro.

É o caso da Amstel, uma uma cervejaria conterrânea da Heineken adquirida por ela em 1968.

No Brasil, a Heineken começou sua história em 2010 por meio da FEMSA.

Mas foi em 2017 que ela comprou a cervejaria Brasil Kirin, trazendo para o portfólio cervejas como a Baden Baden, Schin, Devassa e Glacial.

Com isso, se tornou a segunda maior empresa no mercado brasileiro de cervejaria.

Atualmente, é o terceiro maior império cervejeiro do mundo.

Ficando atrás apenas da multinacional belgo-brasileira AB InBev e da sul-africana SABMiller.

Além disso, possui cerca de 140 cervejarias espalhadas por mais de 70 países, empregando aproximadamente 85.000 pessoas no mundo todo.

Estratégias de Construção e Divulgação da Marca Heineken

O grupo Heineken continua sendo um negócio familiar.

Hoje, a maioria dos seus acionistas pertencem à família que dá nome à cerveja.

E a intenção é que permaneça assim por muito tempo.

Dessa forma, o principal foco da marca é agregar valor aos seus produtos e planejar a longo prazo.

Por isso, qualidade é a prioridade da Heineken.

Nós sempre protegemos a imagem da marca. Sempre. Não vamos atrás de volume a qualquer preço.

é o que diz Debrosse, um dos CEOs da Heineken.

A Heineken também investe em associar sua imagem a famosos eventos esportivos.

Por exemplo, com a UEFA Champions League, da qual é patrocinadora oficial.

Além disso, seu Marketing é bastante diferenciado e inovador.

Uma de suas propagandas de grande sucesso chegou, inclusive, a ganhar um leão de ouro em Cannes.

Nela, mulheres brasileiras foram convidadas para assistir à final da Champions League na Itália.

Enquanto isso, os namorados, dando uma de “espertinhos”, mentem para poder ver o jogo no bar. 

Mal sabendo que eles seriam os enganados da história.

Veja o comercial abaixo:

Essa é só uma das tantas campanhas de sucesso realizadas pela Heineken, responsáveis por conquistar o prestígio que tem hoje.

Para além disso, a marca investe em deixar um legado.

Por isso, o primeiro prédio da Heineken foi transformado no Museu Heineken Experience.

Qual a diferença da cerveja Heineken para as outras cervejas?

O principal mercado da marca Heineken é o segmento de cervejas Premium.

Por isso, a cerveja original Heineken possui um sabor característico e inconfundível.

O amargor leve e o líquido encorpado são frutos de um processo de produção minucioso.

Desse modo, a qualidade e a pureza são seus principais diferenciais em relação a outras cervejas.

A clássica Heineken é:

  • uma cerveja puro malte;
  • da família American Premium Lager
  • de baixa fermentação com a exclusiva Heineken levedura A
  • sem aditivos químicos, sem conservantes e sem cereais não maltados

Por esses motivos, a Heineken é cada vez mais vendida em bares e restaurantes brasileiros.

Hoje, a Heineken conta com mais de 150 rótulos de cerveja em seu portfólio.

Inspire-se na História da Cerveja Heineken: Invista em um Sistema de Qualidade para Crescer sua Cervejaria ou Restaurante!

A receita de sucesso da cervejaria Heineken é investir na qualidade em cada detalhe do negócio.

Desde os processos de produção até os processos de gestão do negócio para que ele cresça de forma saudável e lucrativa.

Por isso, é importante que a sua cervejaria ou restaurante também tenha um sistema de gestão de qualidade e completo!

O Programa Consumer tem soluções 100% focadas em cervejarias e restaurantes.

Nosso compromisso é fazer com que seu negócio tenha todas as ferramentas necessárias para alcançar o sucesso que merece!

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Patricia Carvalho

Patricia Carvalho

Formada em Letras pela Unesp, possui cursos na área de produção de conteúdo, Copywriting e SEO. É redatora na Consumer, buscando sempre trazer conteúdo de valor para donos(as) de bares e restaurantes.

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