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Inovação para restaurantes: perca esse medo

By janeiro 14th, 20205 Comments

O mercado de bares, restaurantes e lanchonetes expande na mesma proporção que a competitividade do setor.

Assim, para os estabelecimentos dessa área, manter o constante crescimento é um grande desafio.

É por isso que muitos bares e restaurantes vão à falência logo após pouco tempo de funcionamento: por oferecem um serviço comum, que já existe em outros mil lugares.

Desse modo, para que o seu estabelecimento seja escolhido pelos consumidores, ele precisa ter um diferencial bastante atrativo.

Nesse sentido, na opinião dos consumidores, a qualidade do produto ofertado já não é a única coisa que importa. Os clientes querem uma nova experiência. 

A inovação para restaurantes, bares e lanchonetes torna-se fundamental e indispensável para garantir novas experiências, atrair novos clientes, aumentar as vendas e crescer seu negócio.

Perca o medo da inovação

Só de ouvir essa palavra, alguns donos de bares e restaurantes já entram em pânico:

  • Como se arriscar em um mercado tão competitivo?
  • Não consigo inovar porque não sou criativo!
  • Tudo já foi inventado, não dá para criar mais nada!

Entretanto, o que muitos deles ignoram é que inovar não é, necessariamente, inventar algo do zero, mas reinventar e reformular coisas que já existem para aprimorá-las e torná-las mais originais.

Afinal, ao contrário da Lei de Murphy diz, tudo o que é bom sempre pode melhorar!

Quais as principais formas de inovação?

A pesquisa “Práticas inovadoras no setor de restaurantes, bares e lanchonetes” realizada por pesquisadores da Mackenzie – Alexandre Nabil Ghobril, Mauricio Henrique Benedetti e Nelson Destro Fragoso – mostra que há três principais formas de inovação para esses estabelecimentos:

  • Inovação em produtos
  • Inovação em processos
  • Inovação em marketing/modelo de negócio

Confira abaixo quais são as práticas inovadoras e comece a implementá-las em seu bar, restaurante ou lanchonete imediatamente:

1. Inovação em produto ou serviço

Aqui, a inovação é aplicada diretamente ao produto ou serviço oferecido em seu estabelecimento.

Existem diversas maneiras de inovar: desde a apresentação de um prato até um atendimento personalizado.

Esse tipo de inovação é super importante para a experiência do cliente.

É ela quem vai influenciar as primeiras impressões dele a respeito do seu estabelecimento. E como diz a sabedoria popular: a primeira impressão é sempre a que fica.

Faça com que a ida ao seu estabelecimento seja sempre inesquecível para o cliente, trate-o como se fosse sempre a primeira vez dele.

Além disso, esteja atento às novas demandas do mercado para poder atender a públicos diversificados e aos que surgem com novas visões de mundo.

Nesse sentido, a pesquisa aponta três práticas que podem ser aderidas pelos donos de bares, restaurantes e lanchonetes com o objetivo de inovar em seus produtos e serviços:

Pratos saudáveis 

A preocupação com o meio ambiente e com uma vida mais saudável tem gerado um novo público nos dias atuais.

São pessoas preocupadas em levar um estilo de vida que gere menos impacto negativo ao mundo e ao próprio corpo, optando por um consumo com sustentabilidade.

Assim, trazer para o seu restaurante ou delivery opções de

  • pratos saudáveis,
  • pratos vegetarianos e veganos,
  • e saber a origem dos produtos utilizados na produção (se são orgânicos, produzidos a partir de práticas sustentáveis, etc.)

São modos de atrair esse público para o seu restaurante, além de construir uma imagem positiva e inovadora do seu negócio.

Hambúrgueres vegetarianos e veganos são a nova tendência do mercado para o público que busca uma alimentação mais saudável ou um consumo consciente.

Novos pratos e bebidas

Toda novidade chama muita atenção!

Por isso, elaborar novos pratos e bebidas demonstra que o seu restaurante procura sempre trazer novidades para o seu público.

Um jeito interessante para selecionar esses novos pratos e engajar seus clientes é utilizar as redes sociais do estabelecimento para divulgar as novidades do cardápio. 

Isso vai fazer com que eles fiquem com água na boca e sintam vontade de irem correndo experimentar os novos sabores!

A pesquisa indica que a criação de novos pratos e bebidas é uma maneira de inovação para bares e restaurantes.

Participação em Feiras e Eventos

Para estar por dentro das tendências e novidades do mercado de alimentação, é necessário estar constantemente atualizado de tudo o que se passa nesse mundo.

E nada melhor do que compartilhar ideias com quem tem os mesmo interesses que você. 

Acredite: feiras e eventos do setor de alimentação são ideais para isso!

Além da troca de conhecimento, dá para criar um rede de relacionamentos com empreendedores da sua área.

2. Inovação em processos

Nessa perspectiva, as mudanças estão relacionadas aos processos de produção e entrega do produto final. A pergunta a ser feita é: 

  • “Como posso aumentar a produtividade, reduzir os custos e gerar valor para o meu negócio?”

Os resultados obtidos aqui irão impactar diretamente a percepção que os clientes têm do seu negócio. Isto é, a imagem que o seu restaurante tem passado para o mercado.

Veja abaixo quais são os resultados obtidos pelos pesquisadores:

Tecnologia e Software gerencial

A modernização – dos equipamentos ao atendimento – é essencial para ficar à frente dos seus concorrentes na corrida pelo sucesso.

Por isso, a escolha de um bom programa de gerenciamento precisa ser minuciosamente analisada.

Dê preferência a sistemas gerenciais tecnológicos que irão automatizar e simplificar a gestão de restaurantes, bares e lanchonetes com soluções digitais e avançadas. 

O Programa Consumer, por exemplo, reúne todos esses aspectos: é um sistema gerencial completo e desenvolvido totalmente focado em estabelecimentos da área da alimentação. 

Dentre as soluções que ele disponibiliza, estão:

Leia também: investir em um app próprio de Delivery para atrair clientes

Sustentabilidade

Se por um lado adotar processos sustentáveis exigirá mais atenção do empreendedor em suas estratégias, por outro, eles podem gerar economia para o estabelecimento e agregar valor à sua imagem.

Parece desafiador administrar a partir de princípios sustentáveis, mas, acredite, tanto seus colaboradores quanto seus clientes irão se engajar nessa visão de negócio. 

Porque, além de vender produtos mais confiáveis e saudáveis, você estará contribuindo para um futuro menos poluído, auto sustentável e seguro.

Essas são atitudes cada vez mais valorizadas pelos clientes.

Uma pesquisa sobre o perfil do consumidor brasileiro feita pelo Ibope revela que 23% dos consumidores estão dispostos a pagar mais caro em produtos nos quais há confiabilidade tanto qualidade quanto na origem.

O Sebrae recomenda algumas prática sustentáveis que podem ser implementadas por bares, restaurantes e lanchonetes, tais como gestão de resíduos no pós-consumo e uso de energia renovável.

O Sebrae dá dicas de como Bares e Restaurantes podem adotar um modelo de negócio sustentável em seus negócios. Imagem: Reprodução/Programa Consumer

3. Inovação em marketing

O marketing é crucial para garantir o sucesso, ou no pior dos casos, o fracasso de um negócio.

Ele é extremamente importante para a estratégia de vendas e para o fortalecimento da imagem do seu negócio.

Portanto, saber como utilizá-lo a seu favor é mais que uma necessidade, é uma obrigatoriedade!

Principalmente quando se leva em conta os dias atuais em que os consumidores estão mais conectados e querem saber tudo sobre as empresas nas quais consomem.

Confira quais práticas podem inovar o seu marketing:

Comunicação com os clientes

Antigamente, o boca a boca era o modo mais eficiente para que seus clientes conhecessem e se comunicassem com a sua empresa, mas o tempos mudaram.

Hoje, a internet revolucionou a comunicação e oferece muitas meios que possibilitam a comunicação com o consumidor.

No marketing empresarial, há opções como o blog, site, e-mail, Facebook, Instagram, Linkedin e WhatsApp Business, entre tantas outras.

Tudo o que você precisa fazer é decidir quais delas mais se adequam ao seu modelo de negócio.

Depois, invista em uma equipe ou empresa que gerencie satisfatoriamente seus canais de comunicação.

Campanhas de fidelização e promoções

Um jeito poderoso de fidelizar e atrair novos clientes são as campanhas de fidelização e promoções.

Nesse ponto, ter um programa gerencial inteligente pode facilitar a sua vida.

No Consumer, existem soluções desenvolvidas especificamente para ajudá-lo com isso: 

  • o Programa de Fidelidade: integrado ao sistema gerencial, ele administra as informações dos seus clientes com as quais você pode criar campanhas personalizadas; 
  • Cupons e promoções: o dono do estabelecimento pode criar cupons de desconto e promoções no programa mesmo.
  • Consumer Connect: essa ferramenta disponibiliza indicadores e relatórios sobre o seu negócio que podem a ajudar a tomar decisões estratégicas, como promoções para públicos ou produtos específicos.

Precificação

A precificação é de suma importância para a lucrabilidade de qualquer negócio na área da alimentação.

Decidir qual será a técnica utilizada para definir os preços dos seus produtos e serviços é decidir a rentabilidade e o crescimento ou não de suas vendas.

Por isso, é necessário uma análise minuciosa desse procedimento, levando em conta alguns fatores importantes.

Para saber mais sobre eles, leia o artigo 5 fatores imprescindíveis para a precificação em restaurantes e bares.

O Consumer pode ser seu parceiro de inovação

O Programa Consumer é uma solução voltada para o crescimento de negócios da alimentação, seja bares, restaurantes, lanchonetes, pizzarias e muitos outros.

Somos parceiros de mais de 100 mil estabelecimentos da área da alimentação que já inovaram seu gerenciamento e seu atendimento por meio da tecnologia.

Conheça nossa soluções em primeira mão: teste grátis por 15 dias.

Buscamos sempre trazer conteúdos de qualidade para nosso público. Se você gostou desse artigo e tem dúvidas ou sugestões de temas, deixe seu comentário aí embaixo!

Ficaremos felizes em ouvi-los!

Patricia Carvalho

Patricia Carvalho

É redatora na Consumer, buscando sempre trazer conteúdo de valor para donos(as) de bares e restaurantes.

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