Organizar a logística de entregas no Delivery é um dos principais desafios para donos(as) de restaurantes.
Mas é também um dos fatores fundamentais para a satisfação dos clientes e o sucesso do Delivery.
Afinal, a logística impacta diretamente o tempo de entrega do seu Delivery.
Aliás, a demora no recebimento do pedido está entre as maiores reclamações dos clientes.
Assim, a qualidade e o sabor não são mais as únicas coisas que importam em um Delivery.
A logística de entregas precisa ser prioridade se você quiser ser um sucesso de vendas.
Por isso, preparamos este artigo sobre como organizar a logística de entregas do seu Delivery.
Aqui você vai poder conferir:
- O que é Logística de Entregas?
- Como organizar a logística de entregas do seu Delivery?
- 3 Soluções Consumer para organizar sua Logística de Entregas
Continue lendo para saber como impulsionar a logística do seu Delivery!
O que é Logística de Entregas?
A logística de entregas é um conjunto de processos que envolvem o preparo, a separação, identificação e a entrega final de um produto.
Assim, ela impacta de forma direta a experiência do cliente.
Além disso, a logística é um dos setores que exige bastante cuidado e atenção, pois cada detalhe é importante para garantir a entrega dentro do prazo e a segurança do produto em seu destino.
Dessa forma, um bom planejamento e o roteiro de entregas são essenciais para alcançar bons resultados na logística. Principalmente em se tratando da logística de entregas para Delivery.
Como Organizar a Logística de Entregas do seu Delivery?
A logística do Delivery funciona um pouco diferente de outros segmentos, pois, neste caso, o transporte de alimentos é mais delicado e requer cuidados especiais.
Assim, o primeiro passo para organizar a logística de entregas é fazer o mapeamento de todos os seus processos. Depois, você precisa integrar os processos, padronizando-os e fazendo a integração entre eles.
Afinal, para ter uma logística eficiente, é preciso que todos os processos que envolvem a entrega sejam integrados. Desde o recebimento do pedido no sistema até a entrega nas mãos do cliente.
Dessa forma, nenhum detalhe passará despercebido na sua logística.
Saiba agora quais são os principais processos que envolvem a logística do Delivery:
1. Plataforma para Receber Pedidos
A logística começa no momento em que os pedidos chegam ao seu Delivery. Assim, você precisa escolher bem o(s) canal(is) para receber os pedidos por Delivery.
Hoje os canais mais comuns são:
- Telefone
- Site Delivery
- Aplicativo Próprio
Embora o telefone e o WhatsApp sejam usados como canais, eles não são ideais para uma boa logística. Isso porque geram retrabalho e demandam mais tempo dos atendentes na organização dos pedidos.
Além disso, considere que os canais preferidos dos clientes hoje em dia são o site e aplicativo. Afinal, eles oferecem praticidade e agilidade tanto para os clientes quanto para o restaurante.
Os pedidos chegam mais rápido, sem limites e são gerenciados direto no sistema.
2. Monitorar suas entregas
O monitoramento das entregas é fundamental para ter o controle da logística. Com isso, você pode saber onde os entregadores estão e atualizar o status do pedido para o cliente.
Assim, evita-se acontecer erros no destino e deixar os clientes ansiosos com a espera.
Portanto, é essencial rastrear os entregadores em tempo real, desde o momento em que ele retira o pedido no restaurante até o momento em que ele entrega no destino.
3. Calcular a taxa de entrega
Calcular o valor da taxa de entrega também faz parte da organização da logística. Isso serve para o seu restaurante não ter prejuízos e para o cliente não ter surpresas com o valor cobrado.
Em primeiro lugar, defina a área de entrega que o Delivery irá trabalhar. Então, defina como a taxa será calculada: valor único ou por distância.
Você também pode oferecer frete grátis, caso seja viável para o seu Delivery.
4. Informar e cumprir a previsão de Tempo de entrega
Determinar uma previsão de entrega para o cliente conta muito para a satisfação dele. Afinal, quem nunca ficou ansioso(a) pela espera de um pedido?
Saber antecipadamente a previsão de entrega ajuda a acalmar a ansiedade do cliente.
Entretanto, mais importante ainda é cumprir o prazo de entrega informado, pois o atraso nas entregas é a maior reclamação dos clientes.
Por isso, evite a todo custo que isso aconteça no seu Delivery.
5. Contar com Soluções de Logística
Para organizar sua logística da melhor maneira possível, existem soluções especializadas. Tais soluções podem automatizar muitos processos da logística, otimizando seu trabalho.
Por isso, contar com elas fará muita diferença para o seu restaurante.
Conheça agora 3 Soluções de Logística da Consumer para o seu restaurante.
Conheça 3 Soluções Consumer para Organizar sua Logística de Entregas
O Consumer é um sistema 100% focado em restaurantes. Assim, ele e suas soluções são desenvolvidas especialmente para atender às necessidades do seu público.
Com o crescimento do Delivery, muitos restaurantes encontraram dificuldades para se adaptar. Então, o Consumer lançou 3 soluções para Delivery: MenuDino, Smart Delivery e o App do Entregador.
Juntas, elas simplificam e potencializam a logística de entrega do seu Delivery.
Todos os processos são integrados, sem necessidade de instalar mais softwares em seu computador. Além de ter o melhor custo-benefício do mercado.
Confira como elas podem ajudar você:
1. MenuDino: Portal para Delivery para Site e Aplicativo Próprios
O MenuDino é um Portal para Delivery integrado ao sistema de gestão Consumer.
Com ele, você pode criar um Site Delivery Grátis e ter seu próprio Aplicativo de Delivery.
Você recebe e faz a gestão dos pedidos em um só lugar, inclusive os pedidos do iFood.
No Menudino, você não paga taxa sobre os pedidos, assim vai lucrar mais.
Além disso, todos os processos são centralizados em um único lugar.
Você também ganha divulgação gratuita no Portal MenuDino, que já ultrapassou milhões de acessos mensais.
2. Smart Delivery: inteligência na organização dos pedidos
O Smart Delivery é uma solução inteligente para organização estratégica dos pedidos.
Funciona assim:
- Ao receber um pedido, ele aparece no mapa na tela do sistema Consumer;
- Então, eles são agrupados por proximidade de localização. Isso por ser feito automaticamente pelo sistema ou por você mesmo;
- Depois, os pedidos são enviados para a produção na cozinha. Em seguida, poderão ser retirados pelo entregador.
Com a organização por proximidade, otimiza-se a produção e reduz-se o tempo de entrega.
Dessa forma, o Smart Delivery transforma a logística de entregas do seu Delivery.
3. App do Entregador: logística otimizada para entregas mais rápidas
Para levar ainda mais eficiência para sua logística, o Consumer lançou o App do Entregador.
Com essa solução, suas entregas ficam até 30% mais rápidas!
O App do Entregador facilita a logística com recursos exclusivos para Delivery de comida.
Por exemplo, a Rota otimizada integrada ao Google Maps.
Esse recurso traça a sequência de percursos mais rápidos para realizar as entregas.
Além disso, permite você rastrear os entregadores em tempo real e entrar em contato com ele pelo aplicativo.
Assim, reduz as chances de erro no endereço e de falhas de comunicação com os clientes e os entregadores.
Essa solução Consumer conecta o seu restaurante com os entregadores, otimizando a retirada dos pedidos.
Pois dá autonomia para o próprio motoboy retirar o pedido por leitura de QR Code, sem esperar pelo atendente de caixa.
Portanto, o App do Entregador é uma revolução para suas entregas.
Transforme sua Logística de Entregas com o Consumer!
Agora você já sabe que o Consumer transforma a logística do seu Delivery, é hora de conhecê-lo na prática!
E não precisa se preocupar em gastar, pois você pode testar todos os recursos do Consumer Premium por 15 dias sem pagar nada.
Inclusive o MenuDino, o Smart Delivery e o App do Entregador!
Então, não perca essa grande oportunidade que o Consumer está dando para você.
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