Skip to main content

O Marketing de Influência Para Restaurantes faz parte das últimas tendências em estratégias de divulgação que estão se destacando.

Entretanto, uma grande parcela de donos de restaurantes não conhecem ou até já ouviram falar, mas não entendem como funciona.

Como você já sabe, o compromisso da Consumer é sempre manter seus clientes atualizados com as novidades do food service. 

Assim, preparamos esse texto para você descobrir:

  • O que é Marketing de Influência?
  • Por que usar Marketing de Influência em Restaurantes?
  • Como usar Marketing de Influência em Restaurantes?

Continue lendo para se atualizar e manter seu restaurante competitivo seguindo nossas dicas!

O Que é Marketing de Influência?

O Marketing de Influência é uma estratégia que, como o nome indica, consiste em influenciar pessoas a consumirem um produto ou serviço.

Essa influência acontece por meio de influenciadores digitais. Eles, por sua vez, são profissionais com destaque nas redes sociais, referência em determinados assuntos.

Por exemplo, existem influenciadores de moda, de viagens, de carros, de finanças e, claro, existem os influenciadores da gastronomia.

Assim, a empresa seleciona o influenciador do seu segmento e fecha parceria ou contrato para divulgar seu negócio ou produto para seus seguidores.

Atualmente, as principais redes sociais em que se realiza o Marketing de influência são Instagram, YouTube, TikTok e LinkedIn.

Por Que Usar Marketing de Influência em Restaurantes?

Agora que você conhece mais sobre o Marketing de Influência, chegou o momento de falar porque você deveria usá-lo nas estratégias do seu restaurante.

Uma das principais razões está no grande alcance de usuários e potenciais clientes no ambiente digital, mas também fora dele.

Isso porque os influenciadores são celebridades da internet e, por isso, influenciam o comportamento dos seus seguidores e admiradores.

Em outras palavras, eles ditam o que é tendência e despertam o desejo de consumo em quem os segue. Afinal, seus seguidores querem ter o mesmo estilo de vida.

Influenciadores Digitais podem impulsionar seu restaurante (Imagem: Freepik)

Assim, os digitais influencers conseguem influenciar a decisão de compra, por exemplo, dando dicas do que comer e indicando os melhores restaurantes.

Além disso, há outros benefícios, tais como:

  • Aumentar a presença do seu restaurante nas redes sociais
  • Fortalecer a autoridade do seu negócio
  • Divulgar promoções, produtos, cupons de desconto
  • Alavancar as vendas
  • Fidelizar clientes

Outro motivo para usar o Marketing de influência para restaurantes é a maior identificação com pessoas do que com empresas.

Isso quer dizer que muitas vezes os clientes são mais impactados por influenciadores porque sentem mais confiança por serem pessoas.

Funciona quase como as avaliações nas redes sociais e o “Marketing boca a boca”: a confiabilidade aumenta quando outras pessoas indicam.

Além disso, você pode usar Marketing de influência em conjunto com outras estratégias de marketing para restaurantes. Assim, irá potencializar os resultados!

4 Dicas Como Usar Marketing de Influência em Restaurantes

Após nossa explicação sobre o que é e porque usar o Marketing de influência em restaurantes, é hora de saber como aplicá-lo.

Para isso, trouxemos 4 dicas que vão ajudar você a planejar a primeira (quem sabe de muitas) campanha de Marketing de influência. Confira!

1. Busque Influenciadores Compatíveis com o seu Restaurante

O primeiro quesito para um bom Marketing de influência é saber selecionar seu(s) influenciador(es). Neste caso, o ideal é que sejam compatíveis com o seu restaurante.

Portanto, existir uma afinidade com o segmento é um bom começo para a parceria. Logo, faz mais sentido contratar um influenciador da gastronomia em vez de um influenciador da moda.

Busque um Influenciador compatível com seu restaurante. (Imagem: Freepik)

Além disso, existem vários tipos de influenciadores digitais e isso vai determinar o tipo e o valor do contrato. Por exemplo, esses são o 4 tipos principais:

  • Nano Influenciadores: de 1 a 10 mil seguidores
  • Micro Influenciadores: de 10 mil a 100 seguidores
  • Macro Influenciadores: 500 mil a 1 milhão de seguidores
  • Mega Influenciadores: 1 milhão ou mais seguidores

Embora tenham maior alcance, grandes influenciadores costumam cobrar um alto valor e têm uma segmentação de seguidores variada. Assim, eles são mais indicados para grandes restaurantes.

Por outro lado, os nanos e micro influenciadores ou influenciadores locais são uma boa opção para restaurantes pequenos.

Já que custam menos, podendo até mesmo fazer uma permuta, e ainda possuem seguidores mais segmentados.

2. Defina o Objetivo e o Formato de Conteúdo

A segunda dica é definir o objetivo e o tipo de conteúdo que o influenciador irá produzir e divulgar.

Mas antes é preciso saber que a maioria dos influenciadores já mantém um jeito próprio, isto é, uma identidade na criação de conteúdo.

Assim, seu papel será principalmente definir o objetivo e o formato dos conteúdos. Por exemplo, o objetivo é promover um prato, uma promoção ou ganhar mais seguidores?

Já em relação ao formato, ele pode ser uma foto, um story, um reels, um texto… Aliás, você pode combinar mais de um formato!

3. Feche a Parceria ou Contrato

Depois disso, você está pronto para fechar a sua campanha de Marketing de influência para restaurantes. Então, chegou o momento de fazer sua proposta!

Você poderá propor ao influenciador fechar um contrato, pagando o valor que ele indicar para o planejamento da campanha.

Mas outra proposta pode ser uma parceria com permuta. O influenciador divulga seu restaurante em troca de algo, como um período de consumo grátis.

Veja quais são as possibilidades e qual é a melhor para os dois envolvidos: restaurante e influenciador.

4. Aproveite o Máximo que Puder

A última dica é simplesmente aproveitar todo o potencial do Marketing de influência em favor do seu restaurante.

Isso porque associar a imagem do seu restaurante a um influenciador é uma grande oportunidade de destaque na internet. Portanto:

  • Publique fotos do influenciador no seu restaurante
  • Reposte os conteúdos nas suas redes sociais
  • Crie seus próprios conteúdos usando a imagem do influenciador
  • Ofereça cupons de descontos especiais para a campanha

Assim, você aumenta o engajamento e os resultados da sua estratégia de Marketing. Aliás, você pode usar o Consumer Ads para impulsionar sua campanha com anúncios no Google!

Consumer: O Melhor Aliado do seu Restaurante

A Consumer é uma startup especializada na criação de soluções para bares, restaurantes e Delivery com mais de 13 anos no mercado.

Ao longo desse tempo, desenvolveu mais de 100 recursos e soluções para atender às necessidades dos empreendedores da alimentação.

Além disso, é o sistema oficial em mais de 30 mil restaurantes no Brasil, ajudando a melhorar os processos de gestão!

Transforme o seu restaurante: use o Consumer no seu restaurante e conheça na prática e sem custo por 15 dias.

Experimente grátis!

Ainda não usa o Consumer?

Patricia Carvalho

Patricia Carvalho

É redatora na Consumer, buscando sempre trazer conteúdo de valor para donos(as) de bares e restaurantes.

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Não é permitido copiar esse conteúdo.