Skip to main content
BrandingClientes ConsumerMarketingMenuDinoPrograma Consumer

Portal Ajuda com Marketing Digital de Restaurantes

By março 30th, 2023One Comment

O Marketing Digital Para Restaurantes é extremamente importante, principalmente nesse momento delicado de retomada.

Marketing Digital é a ação de uma empresa por meios digitais, como rede social e propagandas no Google, por exemplo.

Nessas ações, são promovidos os produtos e serviços a fim de atrair novos clientes ou manter-se relevante para os antigos.

Assim, no caso dos restaurantes, o marketing digital é quase sempre essencial para ambos os objetivos. Para divulgar seu restaurante, os empreendedores da alimentação podem:

  • Criar um site;
  • Manter suas redes sociais movimentadas;
  • Aparecer nas pesquisas por restaurantes de sua região;
  • Receber Pedidos Online.

Por certo, parece bastante trabalhoso. Mas a verdade é que todos esses processos podem ser complicados para quem é novo no assunto. Até mesmo, para um empreendedor que, acima de tudo, precisa gerir um restaurante.

Consumer e MenuDino São o Auxílio para que Restaurantes Lidem com Marketing Digital

O MenuDino é um portal delivery onde você pode cadastrar seu cardápio e ter um site delivery, receber pedidos e ser divulgado de graça.

E o Consumer é o sistema de gestão com melhor custo benefício do mercado, 100% voltado à área da alimentação. Juntos, eles podem ser seu aliado no marketing digital e no aumento de vendas.

consumer menudino marketing para restaurantes

O Consumer e o MenuDino fazem a parte difícil do marketing para restaurantes, deixando que você se preocupe com o que importa.

Dessa maneira, para entender melhor como o Consumer e o MenuDino podem te ajudar, e como conseguir divulgar seu estabelecimento online, reunimos esse conteúdo.

O Que é Marketing Digital para Restaurantes?

O Marketing Digital para Restaurantes é algo que recebe pouca atenção, por parecer tão difícil, mas ele é importantíssimo para divulgar um estabelecimento.

Nesse contexto, as redes sociais são, em sua maioria, visuais, ou seja, são utilizadas muitas imagens nos seus posts e tem coisa melhor para mostrar lindos pratos para grandes públicos?

O marketing digital de restaurantes funciona exatamente assim: usando imagens de pratos deliciosos e textos sedutores, você pode ser capaz de atrair clientes da sua região facilmente.

Entretanto, muitos acreditam que isso é impossível para pequenos e médios empreendedores, então o MenuDino está aqui para provar que isso não é verdade. 

Com o propósito de entender melhor, trouxemos esses 4 mitos sobre marketing digital na área da gastronomia. 

O marketing digital para os restaurantes podem ser mais simples do que você pensa.

4 Mitos Sobre Marketing Digital na Área da Gastronomia

1. Divulgação Online Deve ser Paga

Existem diversas maneiras de divulgar seu restaurante na internet sem pagar nada por isso.

Primeiramente, pelo site delivery, que é gratuito. Confira mais sobre isso clicando aqui. Além disso, você também pode divulgar nas redes sociais e no Google, de forma gratuita.

2. Marketing Digital é Apenas para os Grandes

Esse mito está normalmente associado à crença de que divulgação online deve ser paga, o que não é verdade. Isso desmente também a ideia de que apenas os grandes podem divulgar online.

Na verdade, a internet é o único espaço onde grandes e pequenos podem competir de forma justa, pois os clientes estão expostos às publicações de ambos.

3. Divulgação Online Não Funciona para Restaurantes

Isso, com toda a certeza, não pode ser verdade, afinal de contas, como alguém pode ignorar belas fotos de pratos incríveis? 

Inegavelmente, essas imagens permeiam as redes sociais e dão fome a qualquer um! Experimente usar fotos bem feitas de seus pratos e observe os resultados.

4. É Preciso ser Especialista

Em resumo, nenhuma área é completamente explorada sem um especialista, porém, é possível, sim, fazer divulgação online sem o conhecimento de um especialista.

Por exemplo, não precisa ser especialista para criar um site delivery do seu restaurante. 

expert marketing restaurante

Não é preciso ser expert para fazer um bom marketing do seu restaurante.

5 Motivos para Realizar Marketing Digital e Divulgar seu Restaurante pela Internet

Então agora que você sabe exatamente o que é marketing digital, descubra os principais objetivos dessa prática.

1. Atrair Público Novo

Certamente, esse pode ser considerado o objetivo principal do marketing online: aumentar o número de clientes, trazer pessoas novas.

2. Manter-se Relevante ao Público Antigo

Por outro lado, é muito importante não deixar que as pessoas esqueçam quem você é. Quando seus clientes antigos tiverem vontade de comer o seu tipo de comida, eles devem se lembrar de você.

Pois ao publicar regularmente conteúdo relevante aos clientes, você será lembrado.

3. Ser Encontrado Com Facilidade

Enfim, quando você divulga pelo Google ou pelo Facebook, torna-se resultado relevante para essas plataformas, isto é, quando alguém procura pelo seu nome nesses sites, vai encontrá-lo facilmente.

Poucos cliques separam a pesquisa ao pedido feito pelo site delivery.

4. Ser Referência na Região

Quando o público conhece e gosta do seu trabalho, você se torna parâmetro de comparação.

Assim, divulgação online, por ser tão efetiva em trazer novas pessoas ao estabelecimento, é uma ótima maneira de incitar a divulgação boca a boca.

Por exemplo, um cliente conhece seu restaurante pela internet e adora a comida. O próximo passo é comentar com os amigos sobre ela.

O marketing “boca a boca” começa com o bom marketing digital, hoje em dia.

5. Partir na Frente da Concorrência

Sem dúvidas, o marketing online é um campo novo para muitos estabelecimentos, então é bem possível que você seja um dos primeiros da região a se aventurar por ele.

Portanto, não perca tempo e parta na frente da concorrência com uma presença online marcante!

O Que as Pessoas Encontram Quando Procuram seu Restaurante na Internet?

Conhecendo os principais objetivos ao divulgar online, basta você se perguntar:

  • O que seus clientes encontram quando pesquisam o nome do seu estabelecimento no Google? 
  • Eles conseguem entrar em contato com você pela internet?

Se a resposta for não, está na hora de começar a dedicar algum tempo à divulgação online. Segundo pesquisa, mais de 75% das pessoas pesquisam por preços na internet antes de comprar. 

A princípio, isso inclui vários ramos, incluindo restaurantes. Você está pronto para perder essa quantidade de clientes só porque não tem um cardápio online?

É provável que a resposta seja “não”.

Então, confira, a seguir, como realizar marketing para restaurantes pela internet de forma eficaz e prática e não se preocupe mais com esses números.

Os melhores sites de restaurantes se destacam nos resultados na internet.

Como Realizar Marketing Digital para seu Restaurante de Maneira Eficaz?

1. Tenha um Site Delivery

Para restaurantes, esse deve ser o primeiro passo, afinal, de nada adianta divulgar, se você não tem algum lugar virtual para onde o cliente possa ir e conhecer mais sobre você e seu produto.

Você pode criar seu site com poucos cliques no MenuDino.

2. Divulgue nas Redes Sociais

Com um site só seu, use o link dele nas redes, sempre aliado a fotos dos seus pratos e textos cativantes. Não perca a oportunidade de colocar seu restaurante em plataformas com milhões de usuários!

Além disso, publique com certa regularidade e garanta visibilidade online. Para saber mais sobre como gerir uma página bem sucedida nas redes, confira esse post

3. Apareça no Topo da Página nas Pesquisas 

Quando as pessoas pesquisam pelo seu estabelecimento, é importante que elas encontrem seus dados rápido, pois isso evita que elas desistem de pesquisar mais.

Cadastrando-se no Google Meu Negócio, você pode aparecer em destaque nas pesquisas, como no exemplo abaixo. Confira neste artigo como se cadastrar.

O cliente Consumer Gil Lanches aparece nas pesquisas em destaque.

4. Mantenha suas Redes Atualizadas e Aproveite os Resultados!

Sim, é fácil assim!

A única coisa que você precisa é de uma ferramenta em que confia e dedicação de poucos minutos para manter seu restaurante relevante na web!

O Consumer e o MenuDino são as únicas ferramentas que você precisa para uma divulgação e uma gestão eficaz.

Confira o case de sucesso do cliente Consumer que, apenas com boa divulgação e uma boa gestão, está crescendo no interior paulista.

Cases de Sucesso: Eles viram o Marketing Digital para seus Restaurantes Gerar Resultado

Com apenas alguns meses de vida, a Good House Burger já se destaca em São José do Rio Preto.

A inauguração, em meio a pandemia mundial, aconteceu apenas depois que o chef da casa Agrício Visoná estudasse muito a arte de fazer hambúrgueres para que, enfim, dominasse-a completamente.

Atualmente, a Good House conta com atividade constante nas redes sociais, com muita criatividade e descontração.

Isso resultou em quase 5 mil seguidores no Instagram e pedidos incessantes pelo site delivery da casa.

Confira o conteúdo que a casa produz nas redes, mantendo-se sempre perto dos clientes.

Good House Burger

Good House Burger

Quem Trabalha ao Seu Lado Quer Ver Você Crescer

O MenuDino nasceu com um único propósito: ajudar pequenos e médios restaurantes a fazer divulgação online.

Nós sabemos que está difícil sobreviver à crise. É por isso que o Programa Consumer e o MenuDino, juntos, podem ajudar você.

Com a divulgação e gestão do seu restaurante facilitadas por uma ferramenta em que você confia, fica muito mais fácil desviar das dificuldades.

O MenuDino nasceu, já há alguns anos, apenas como uma plataforma para que restaurantes tivessem seu próprio site delivery.

Porém, com o advento da pandemia mundial e da crise do setor da alimentação, o MenuDino tornou-se uma oportunidade de inovação e de ajudar os restaurantes.

Agora, o Portal MenuDino é um espaço onde os restaurantes:

  • Recebem pedidos online;
  • São encontrados por clientes da sua região;
  • Integram os pedidos para visualizá-los via WhatsApp ou pelo Sistema Consumer.

Não perca tempo. Destaque-se. Cadastre-se.

Letícia Gama

Letícia Gama

Formada em Letras pela UNESP. Atualmente Analista de Marketing na Consumer, sistema para restaurantes com melhor custo benefício. Certificada pelo Google e em constante estudo em busca das melhores práticas do Marketing Digital.

One Comment

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Não é permitido copiar esse conteúdo.