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Hoje existem centenas de redes sociais, mas quais serão as melhores redes sociais para divulgar seu restaurante?

Essa é uma resposta que você precisa saber, pois é importante para suas estratégias de marketing.

Afinal, as redes sociais têm um grande potencial de influenciar os consumidores.

Por isso, empresas de todos os ramos estão criando perfis comerciais e investindo alto nelas.

Para bares e restaurantes, as redes sociais têm ótimas oportunidades e podem trazer resultados excelentes para diversos objetivos.

Assim, você precisa aproveitá-las ao máximo em favor do seu negócio!

Neste artigo você vai poder conferir:

  • Quais são as Top 5 Melhores Redes Sociais para Divulgar Restaurantes?
  • Como usar as Melhores Redes Sociais para Divulgar seu Restaurante Delivery?

Então, continue lendo para consolidar seu restaurante nas melhores redes sociais!

Quais são as Top 5 Melhores Redes Sociais para Divulgar Restaurantes?

Embora haja um grande número de redes sociais, não dá para sair criando um perfil em todas elas sem nenhum critério.

É preciso focar nas redes sociais que são mais relevantes para as estratégias do seu restaurante.

Caso contrário, seus esforços e investimentos serão desperdiçados.

Assim, selecionamos as 5 Melhores Redes Sociais para a divulgação de Restaurantes, bares e Delivery.

Mas, se você souber usar as estratégias certas, elas podem ajudar muito além da divulgação.

Por exemplo, podem ser muito úteis nas estratégias de venda e na atração de novos clientes.

Confira agora as 5 melhores redes sociais para restaurantes:

1. Facebook

No top 1, está o Facebook: a rede social mais queridinha da população mundial!

Os números não mentem: são 2,7 bilhões de usuários no Facebook do mundo inteiro.

Só no Brasil, são 130 milhões de contas ativas, garantindo o lugar de quarto país com mais usuários da rede social.

Assim, o Facebook é a rede social com muito potencial para divulgação de restaurantes.

Mas isso não só pela quantidade de usuários, como também pelas ferramentas focadas em negócios que ele oferece.

É possível publicar textos de blog, vídeos, imagens e criar anúncios.

Além de personalizar seu perfil com capa e várias informações sobre o seu negócio.

O Instagram é a segunda melhor rede social para divulgar seu restaurante. (Imagem: Freepik)

2. Instagram

Ocupando o segundo lugar, temos o Instagram somando 95 milhões de usuários no Brasil.

O Instagram é a rede social com mais apelo visual entre as cinco que selecionamos.

Com ele, você pode publicar imagens, vídeos, stories, IGTV, Reels, entre outros formatos de conteúdo sobre o seu restaurante.

Também possui botões de interação, como: 

  • Enquetes
  • Perguntas
  • Testes
  • Contagem regressiva 

Assim, cria ao mesmo tempo uma vitrine virtual e um relacionamento mais próximo com seus clientes.

Além disso, o aplicativo permite você criar uma loja do Instagram, uma ferramenta que funciona com um canal de vendas.

Com isso, você consegue marcar o preço dos seus produtos na foto e o cliente só precisa clicar nela para ver.

3. WhatsApp 

O terceiro lugar do ranking vai para o WhatsApp, mais especificamente para o WhatsApp Business.

São em torno de 120 bilhões de pessoas no Brasil que usam o aplicativo de mensagens instantâneas.

Pode-se dizer que toda pessoa com celular usa o WhatsApp.

Assim, a empresa viu uma oportunidade e desenvolveu uma versão para negócios, o WhatsApp Business.

Essa versão tem funcionalidades voltadas para micro e pequenas empresas utilizarem o app como canal de vendas e atendimento.

Por exemplo: catálogo de produtos, mensagens automáticas e respostas rápidas.

Você pode, inclusive, criar um sistema delivery via Whatsapp para receber pedidos gratuitamente.

Com boas estratégias, o Twitter traz ótimos resultados para sua divulgação. (Imagem: Freepik)

4. Twitter

A quarta posição das melhores redes sociais para divulgar restaurantes vai para o Twitter.

Em 2020, o Twitter contava com 16,6 milhões de usuários, também chamados de tuiteiros.

É uma rede social voltada para textos curtos (tweets), em que seus usuários repercutem tendências do momento em tempo real.

Assim, ela tem uma forte interação entre marcas e costuma ter conteúdos virais.

Há bons exemplos de marcas que conseguem criar uma forte presença digital e se divulgar nesta rede social.

Porém, é preciso ter uma estratégia bem planejada e definida para usá-la em seu favor.

Por exemplo, investir em anúncios pagos.

5. TikTok

Em quinto e último lugar, está uma rede social que acabou de chegar, mas já se tornou um fenômeno: o TikTok.

Ainda não se sabe ao certo sua quantidade de usuários, mas sabemos que são muitos!

É uma rede social em que seus usuários criam e compartilham vídeos curtos sobre os mais diversos assuntos.

Criatividade e autenticidade são características fortes dessa rede social, podendo ser usadas para divulgar seu restaurante de maneira divertida.

Por exemplo, o Funk da Netflix: a música de abertura do streaming de vídeos virou Funk e viralizou no TikTok, gerando muito engajamento.

Assim, o TikTok pode fazer seu restaurante ganhar muita visibilidade na internet.

Use o TikTok para divulgar seu restaurante com vídeos divertidos. (Imagem: Unsplash)

Como Usar as Melhores Redes Sociais para Divulgar seu Restaurante Delivery?

Depois de saber quais são as melhores redes sociais para divulgar seu restaurante, chegou a hora de saber como usá-las.

Por isso, reunimos aqui 6 dicas que vão orientar suas estratégias de divulgação.

Confira:

1. Conhecer o Público-alvo

Conhecer seu público-alvo é essencial para saber como divulgar seu restaurante nas redes sociais.

Pois, assim, você consegue planejar e criar conteúdos mais direcionados, atrativos e que engajam.

Essas são algumas informações importantes para definir seu público-alvo:

  • Faixa etária
  • Gênero
  • Localização
  • Perfil de compra

Com elas, sua divulgação terá mais chances de ter bons resultados.

2. Preencher o Perfil com as Informações do seu Restaurante

Não adianta apenas criar um perfil e deixá-lo sem as principais informações sobre o seu restaurante.

Afinal, o principal objetivo da divulgação é que os clientes conheçam e contatem seu negócio.

Por isso, preencha suas redes sociais com suas principais informações de contato, como:

  • História
  • Endereço
  • Horário de funcionamento
  • Telefone
  • Site
  • Aplicativo Delivery
  • Cardápio

Assim, os clientes poderão encontrá-lo facilmente.

3. Publicar Vídeos

Fazer vídeos é uma tendência de divulgação que está crescendo no Marketing Digital.

Esse formato de conteúdo chama a atenção dos seguidores e, no geral, tem muitas interações.

Você pode publicar vídeos mostrando os bastidores, ensinando receitas famosas do seu cardápio, os processos do dia a dia e muito mais.

Com isso, os clientes conhecem mais sobre o seu restaurante e criam um relacionamento mais próximo com ele.

Fotos e vídeos geram visibilidade para seu restaurantes nas redes sociais. (Imagem: Freepik)

4. Postar Fotos

As melhores redes sociais para o seu restaurante são aquelas em que é possível postar fotos e imagens.

Pois esse é um recurso poderoso para divulgar seus pratos, o ambiente e detalhes que conquistam os clientes .

Aposte em imagens originais para mostrar seus diferenciais nas redes sociais.

E não se esqueça de caprichar nos textos ao postar suas fotos!

5. Divulgar Promoções

Fazer promoções é uma das estratégias de vendas mais eficientes que existem.

Mas, para obter sucesso nos resultados, é preciso divulgá-las muito.

Pois quanto mais consumidores souberem da sua promoção, mais vendas você terá.

As redes sociais são perfeitas para isso!

Use todos os recursos que elas oferecem para fazer suas promoções chegarem até os consumidores.

Assim, você consegue aumentar suas vendas, conquistar novos clientes e divulgar seu restaurante de uma só vez!  

6. Fazer Anúncios Pagos

As plataformas das redes sociais dão mais visibilidade para negócios que fazem anúncios pagos.

Afinal, é um investimento que está sendo feito e precisa dar retorno para as empresas.

Por isso, se possível, separe um orçamento para fazer anúncios e impulsionar seu perfil nas redes sociais.

Isso aumentará o alcance das redes sociais do seu restaurante, assim mais clientes poderão conhecê-lo.

Anúncios pagos aumentam seu alcance e visibilidade nas redes sociais. (Imagem: Unsplash)

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Patricia Carvalho

Patricia Carvalho

Formada em Letras pela Unesp, possui cursos na área de produção de conteúdo, Copywriting e SEO. É redatora na Consumer, buscando sempre trazer conteúdo de valor para donos(as) de bares e restaurantes.

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