Tornar-se um microempreendedor no setor de restaurantes é o sonho de muitas pessoas. Afinal, esse é um mercado cheio de oportunidades para quem deseja empreender.
Entretanto, são muitos os restaurantes que fecham logo nos primeiros meses após sua abertura. Isso se deve a diversos fatores, mas em especial à falta de experiência de seus donos.
Assim, é muito importante saber quais são os primeiros passos para abrir um restaurante, bem como os passos seguintes para crescê-lo.
Se o seu sonho é ser um microempreendedor de sucesso no setor de restaurantes, este artigo ajudará você. Continue lendo para descobrir como!
Como Ser um Microempreendedor no Setor de Restaurantes?
Para ser um microempreendedor do food service, não basta apenas abrir um restaurante. Embora aparente ser uma tarefa fácil, quem está neste ramo sabe que não é bem assim.
Empreender no setor de restaurantes exige muito mais do que apenas dinheiro, exige bastante dedicação e determinação para fazer dar certo.
Por isso, a ideia de que para abrir um restaurante de sucesso é necessário um grande investimento não é tão realista.
É possível abrir um restaurante pequeno com baixo investimento e ter ótimos resultados. Mas você precisa se preparar para começar do jeito certo e não ter problemas no futuro.
Confira abaixo os conselhos que preparamos para você se tornar um microempreendedor no setor de restaurantes e ter sucesso com o seu negócio!
Fazer um Plano de Negócio
Antes de tudo, o sonho de ter o seu próprio restaurante e ser um microempreendedor está na sua cabeça. Então, você precisa tirá-lo da sua mente e passá-lo para o papel.
O Plano de Negócio é o ponta pé para todo mundo que deseja abrir um empreendimento, seja ele pequeno ou grande. Nele, você irá organizar cada etapa do processo, por exemplo:
- Pesquisa de mercado
- Orçamento
- Plano operacional
- Marketing
- Análise de cenários
Se o seu investimento é pequeno, fazer esse planejamento é ainda mais importante, pois ele ajudará a direcionar e otimizar o dinheiro de cada área.
Aliás, fazendo uma paródia com um antigo ditado da sabedoria popular, podemos dizer que o “planejado não sai caro”. Com o plano de negócio, você irá se preparar melhor e diminuir os riscos que há quando se abre um restaurante.
Abrir um Registro MEI
Você sabia que é possível abrir um restaurante MEI? Sim, e essa modalidade é a mais simples e ideal para quem quer ser um microempreendedor.
Uma das principais barreiras que envolve começar a empreender no setor de restaurantes é a burocracia que se exige nesse processo.
Por isso, muitos desistem antes mesmo de começar ou, ainda pior, abrem o restaurante informalmente, correndo riscos.
Mas o registro MEI, que significa Microempreendedor Individual, é uma categoria mais barata e que exige menos burocracia dos microempreendedores.
Entretanto, tenha certeza de que o seu negócio se encaixa nos critérios para ser MEI, como:
- Ter mais do que 18 anos
- Não ter faturamento maior que R$ 130 mil anual
- Não ser sócio em outra empresa
- Pode ter apenas um funcionário, com um salário mínimo
Você pode abrir um CNPJ MEI para seu restaurante sozinho, pois é bem fácil. Entretanto, ter a ajuda de um contador poderá ajudar a tirar todas as dúvidas que surgirem.
Além de garantir a formalidade do seu negócio, também dará direitos, como aposentadoria, auxílio-doença, emissão de nota fiscal, etc.
Investir na Capacitação
Para ser um microempreendedor no setor de restaurantes é essencial desenvolver habilidades empreendedoras.
É claro que se aprende muito com a prática do dia a dia, mas investir em uma formação fará toda a diferença para a sua gestão.
Isso inclui buscar conhecer o mercado de food service, estar por dentro das tendências, mas também estudar a fundo as ferramentas de gestão que usa.
Além disso, invista em cursos para desenvolver as suas competências para se tornar mais profissional, como, por exemplo, os cursos do Sebrae.
Afinal, o conhecimento teórico somado ao conhecimento prático formam a receita perfeita para se alcançar o sucesso do seu restaurante.
Ter um Diferencial
Para ser um microempreendedor de sucesso no setor de restaurantes, deve-se criar um diferencial para destacar seu negócio da concorrência.
Afinal, como já dissemos, esse é um mercado muito competitivo. Assim, se você não tem um diferencial a oferecer, dificilmente irá atrair clientes.
Sabemos que quando falamos em diferencial, a primeira ideia que vem é a de que é preciso gastar muito para isso. Portanto, é algo restrito apenas para grandes restaurantes.
Mas a verdade é que também é possível inovar sem necessariamente desembolsar muito dinheiro. Aliás, sabemos que o brasileiro é conhecido por sua criatividade, então essa é a hora de usar a sua!
Apostar no Marketing Digital
Chegamos a um ponto muito importante para quem vai começar a empreender no food service: o Marketing Digital.
Não se pode ignorar a relevância do marketing digital para restaurantes. Sobretudo para aqueles que estão começando e precisam de divulgação.
Essa é uma ferramenta poderosa para atrair a clientela e “vender o seu peixe”. Aliás, não se preocupe, pois existem formas gratuitas de fazer o seu Marketing:
Essas redes sociais oferecem muitos recursos para divulgar seu restaurante sem nenhum custo! Mas se quiser começar de uma forma profissional e de baixo custo, nós temos o Consumer Ads.
Essa solução foi desenvolvida em parceria com a Google e simplifica a criação de anúncios no Google em apenas 3 passos.
Uma ferramenta poderosa para microempreendedores do ramo alimentício que permite um marketing profissional, como de grandes restaurantes!
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