Skip to main content

Existem muitas mulheres empreendedoras para se inspirar no Brasil e no mundo, neste mês em que celebramos o Dia das Mulheres, vamos falar sobre algumas.

Tanto brasileiras quanto estrangeiras, e todas possuem influência no meio empreendedor e ainda atuam na área de empreendedorismo.

São elas:

  • Luiza Helena Trajano
  • Chieko Aoki
  • Cleusa Maria da Silva
  • Leila Velez e Zica Assis
  • Oprah Winfrey
  • Paola Carosella
  • Vera Wang
  • Susan Wojcicki
  • Cristina Junqueira
  • Mary Kay Ash

Todas essas mulheres empreendedoras deixaram suas marcas no mundo.

Então, continue a leitura que vamos conhecer um pouco mais sobre elas e sua importância.

Empreendedorismo no Mundo

Quando falamos em empreender, significa que estamos falando de tomar riscos e criar negócios lucrativos, esse risco pode assustar muitas pessoas, afinal, é preciso sair de sua zona de conforto para enfrentar os desafios.

Afinal, fazer um investimento envolve muitas áreas, e quando vemos sobre grandes empreendedores, vemos pessoas que conseguiram realizar sonhos e feitos incríveis.

Além disso, quando pensamos em empreendedorismo pensamos em vários nomes.

Mas a maioria, normalmente, é masculino.

Porém, existem muitas mulheres empreendedoras para se inspirar e aprender com suas histórias, tanto ao redor do mundo quanto no Brasil.

Mulheres Empreendedoras

As mulheres sempre lutaram para conseguir mais direitos e conquistarem seu espaço no mundo, e isso não é diferente no mercado de trabalho.

Segundo o Sebrae, no Brasil as mulheres representam apenas 34% dos empreendedores no país.

Pois, elas têm enfrentado muitos desafios históricos e estruturais no mundo dos negócios, que por consequência, gera uma desigualdade de oportunidades para as mulheres

Por isso, o empreendedorismo feminino surgiu como uma resposta à desigualdade de gênero.

O Empreendedorismo Feminino

O empreendedorismo feminino é um movimento que se foca em encontrar negócios criados por mulheres.

Ou seja, procura por iniciativas elaboradas por mulheres empreendedoras, ou mulheres com cargos altos dentro de empresas.

Esse movimento está crescendo ao redor do mundo, e mais mulheres estão assumindo cargos de liderança.

Mas, a batalha para mais espaço no ramo de empreendimento continua, e muitas mulheres conseguiram alcançar o sucesso e crescer suas empresas.

Portanto, vamos apresentar algumas mulheres empreendedoras que mostraram seu talento e crescimento.

mulheres empreendedoras

Luiza Helena Trajano, presidente do Magazine Luiza (fonte: Instagram)

Mulheres Empreendedoras no Brasil e no Mundo

As mulheres estão conquistando cada vez mais espaço no mundo dos negócios, e isso significa que mais mulheres estão entrando nessa área.

E estão mostrando seu potencial e força, se arriscando e criando empresas.

Atualmente temos muitos exemplos de mulheres empreendedoras dando exemplo de crescimento, portanto, montamos uma lista com 10 nomes para que você possa conhecer sua história.

Luiza Helena Trajano

A empresária Luiza Trajano é presidente do conselho de administração do Magazine Luiza, uma das maiores redes de varejo do Brasil.

Depois de assumir a loja da família aos 18 anos, se mostrou pronta para trazer mudanças na rede, mas a maior mudança que trouxe para o Magazine Luiza foi a criação de uma loja online em 1992.

Ela é uma das mulheres empreendedoras mais influentes e respeitadas nesse ramo, além disso, é conhecida por seu ativismo social e político.

Sendo convidada para participar e apresentar palestras.

Atualmente existem diversas lojas físicas no país e a loja virtual continua a ser um dos sites mais acessados do país.

Chieko Aoki

Chieko Aoki é uma empresária brasileira de origem japonesa, e é a fundadora e presidente do grupo Blue Tree Hotels, uma rede hoteleira do país.

Fundada em 1997 a Blue Tree Hotels já conta com 20 hotéis em várias regiões do país, além disso, ela também atua como embaixadora da cultura japonesa no Brasil.

Atualmente, Chieko Aoki é uma das principais mulheres empreendedoras em nosso país, por isso, já recebeu diversos prêmios e reconhecimento por seu trabalho.

mulheres empreendedoras

Chieko Aoki, fundadora e presidente da rede Blue Tree Hotels (fonte: Instagram)

Cleusa Maria da Silva

Empresária fundadora da Sodiê Doces, Cleusa Maria da Silva fundou sua loja em 1997. Logo depois, a empresa cresceu e se tornou uma das maiores redes de confeitaria do Brasil.

Ela possui mais de 300 lojas espalhadas pelo país, certamente, a Sodiê Doces ganhou fama por seus bolos artesanais de receitas exclusivas.

Assim como outras mulheres empreendedoras desta pequena lista, ganhou prêmios e reconhecimentos por seu trabalho.

Sendo um deles o “Mulheres Que Inspiram” da revista Forbes Brasil.

Atualmente ela ainda trabalha na empresa que fundou, sendo sua presidente e envolvida em diversas áreas.

Por exemplo, participa da criação e teste de novos produtos, e até hoje, é um exemplo para muitas mulheres que têm vontade de entrar no mundo do empreendedorismo.

Leila Velez e Zica Assis

Essas duas mulheres empreendedoras são cofundadoras de uma empresa de cosméticos chamada Beleza Natural.

Essa empresa é especializada em produtos e tratamentos para cabelos crespos e ondulados, além disso, também é conhecida por usar soluções naturais e sustentáveis.

Enquanto Leila Velez é a CEO e responsável pela estratégia da empresa. Zica Assis é a diretora criativa e responsável pela criação e inovação de produtos.

Ela notou que mulheres com cabelos crespos e ondulados tinham dificuldades para encontrar produtos e tratamentos específicos.

E isso a inspirou a criar novos produtos e técnicas para esse tipo de cabelo, então, após muito trabalho e dedicação elas conseguiram tornar sua empresa em uma marca de sucesso.

Atualmente, possuem mais de 40 lojas pelo Brasil e uma grande linha de produtos para cabelos, tornando as duas grandes mulheres empreendedoras em nosso país.

mulheres empreendedoras

Zica Assis, uma das criadoras do Beleza Natural (fonte: Instagram)

Oprah Winfrey

Conhecida por seu trabalho como apresentadora de TV, Oprah Winfrey também é empreendedora, começou sua carreira ainda jovem, trabalhando em rádios até chegar em TV ‘s locais.

Logo após um tempo, estreou seu programa The Oprah Winfrey Show que se tornou um sucesso e esteve no ar por 25 anos.

Por causa de seu sucesso, em 2011 lançou sua própria rede televisiva, a Oprah Winfrey Network (OWN), apresentando diversos programas com vários temas diferentes e atraindo um público diversificado.

E além de ser uma das mulheres empreendedoras mais conhecidas do mundo, também possui trabalhos filantrópicos, e por eles recebeu a Medalha Presidencial da Liberdade.

Essa sendo a medalha de mais alta honra para um civil nos Estados Unidos.

Atualmente Oprah Winfrey é produtora executiva de vários programas em sua empresa, além disso, ainda apresenta alguns programas ou aparece como convidada especial.

Paola Carosella

Paola Carosella é chef de cozinha e empresária, ficando conhecida por trabalhar no MasterChef Brasil, e também é uma das mulheres empreendedoras mais famosas em nosso país.

Nascida na Argentina e radicada no Brasil, antes mesmo de se tornar conhecida na TV já era empresária, começando sua carreira na Argentina trabalhando em grandes restaurantes.

Depois que se mudou para o Brasil ajudou a criar o restaurante Arturito, e também criou o restaurante La Guapa, uma rede que vende empanadas.

Atualmente já não trabalha mais no MasterChef Brasil, mas faz o programa Minha Mãe Cozinha Melhor Que a Sua, agora mantém sua carreira como chef de cozinha e empresária.

mulheres empreendedoras

Paola Carosella, apresentadora e dona do restaurante Arturito (fonte: Instagram)

Vera Wang

Renomada estilista americana, Vera Wang ficou conhecida por suas altas costuras para noivas, começou a fazer colaborações com muitas marcas, chamando a atenção para seu trabalho.

Por causa de suas criações inovadoras e sofisticadas, se tornou uma das estilistas mais procuradas do mundo.

A princípio começou como assistente de design na revista Vogue, mas subiu em sua hierarquia até se tornar diretora, mas logo, iria se tornar uma das grandes mulheres empreendedoras do mundo.

Pois, depois de anos trabalhando na Vogue, saiu do cargo e pouco depois criou sua própria empresa, a Vera Wang Group.

Então, passou a criar mais do que roupas e vestidos de noiva, fazendo acessórios e perfumes, e atualmente, com 73 anos de idade, ainda trabalha e é diretora criativa de sua empresa.

Susan Wojcicki

Susan Wojcicki é uma empresária americana e foi CEO do YouTube, em 1999 se tornou uma das primeiras funcionárias do Google, e lá cumpriu muitos papéis importantes.

Logo depois começou a trabalhar para o YouTube, e em 2014 foi nomeada sua CEO, então, durante seu comando, o site cresceu e introduziu novos serviços para seus usuários.

Foi responsável por impulsionar, tanto o Google quanto o YouTube, para o mercado. Por isso, é uma das mulheres empreendedoras mais renomadas do mercado.

Atualmente, não é mais CEO do YouTube, escolhendo dar atenção a projetos pessoais e a sua família, mas mesmo não estando mais trabalhando na área, conseguiu deixar a sua marca no empreendedorismo.

mulheres empreendedoras

Susan Wojcicki, ex-CEO do YouTube (fonte: Instagram)

Cristina Junqueira

Cristina Junqueira é uma empreendedora brasileira que é cofundadora da Nubank, o banco online que se tornou uma das empresas mais valiosas do país.

Ele foi criado com o propósito de mudar a indústria bancária brasileira, pois iria oferecer serviços mais simples, transparentes e acessíveis para os clientes.

Desde então, o Nubank cresceu muito rápido e se tornou um dos principais bancos do país, depois que começou a trazer inovações e igualdade para a empresa.

Logo se tornou símbolo para mulheres empreendedoras, que passaram a se inspirar nela.

Atualmente, ela ainda trabalha como cofundadora, e é também vice-presidente do conselho de administração do Nubank.

Mary Kay Ash

Mary Kay Ash foi uma empresária americana e fundadora da Mary Kay Cosmetics, de tal forma que se tornou uma das maiores empresas de cosméticos do mundo.

Depois de trabalhar com cosméticos por anos, Mary Kay Ash decidiu criar sua própria empresa.

Pois, queria dar mais oportunidades para as mulheres no mercado de trabalho, além disso, iniciou um modelo de vendas diretas para seus produtos.

Ou seja, as consultoras independentes compram os produtos e revendem para os clientes, as consultoras Mary Kay são mulheres empreendedoras que estão construindo suas carreiras no mercado.

Então, esse modelo de vendas também permite que continuem a construir carreiras, logo a empresa começou a crescer, e se tornou uma das maiores empresas de cosméticos do mundo.

Atualmente a empresa continua a deixar sua marca no mundo, e mesmo com a morte de Mary Kay Ash, seu legado como pioneira do empreendedorismo feminino continua vivo.

mulheres empreendedoras

Mary Kay Ash, empreendedora e criadora da Mary Kay (fonte: Instagram)

Brasil pra Elas

O programa Brasil pra Elas foi criado em 2021 pelo Governo Federal do Brasil, seu maior objetivo é promover a igualdade de gênero no mundo do empreendimento.

Para que possíveis mulheres empreendedoras possam entrar no mercado de trabalho.

Enfim, suas principais medidas são:

  • Incentivar a participação das mulheres no mercado de trabalho
  • Combater a violência contra a mulher
  • Promoção da igualdade de gênero na educação
  • Estimular a participação de meninas nas áreas de ciências e tecnologias
  • Fortalecer a participação política das mulheres.

Então, o Brasil pra Elas foi fundado com a intenção de ajudar mulheres a terem mais oportunidades, um passo importante na luta pela igualdade no mercado de empreendimentos.

Por fim, com tantas mulheres empreendedoras que inspiram qualquer um. Por que não pensar em realizar seu sonho de abrir sua própria empresa?

O Consumer te Ajuda a Realizar seu Sonho de Empreender

Além da força e coragem, as mulheres empreendedoras merecem conforto na hora de fazer a gestão de seus negócios.

Um dos fatores que ajudam no sucesso dos empreendimentos é o uso de um bom sistema de gestão.

Principalmente em bares e restaurantes, que precisam de atenção e cuidado na hora de sua gestão.

Por isso, confira algumas soluções Consumer para facilitar a gestão do seu negócio. 

  • Cadastro de clientes
  • Gerenciamento de conta por mesas e comandas 
  • Controle de estoque
  • Programas de fidelidade
  • Relatórios financeiros
  • Suporte especializado 

Além destes recursos oferecidos, o Consumer é recomendado pelo Sebrae.

Então venha conhecer e experimente grátis, esse pode ser o início da realização do seu sonho!

Ainda não usa o Consumer?

Priscila Otoboni

Priscila Otoboni

Graduada em Letras. Buscando sempre trazer conteúdo de valor para donos(as) de bares e restaurantes.

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Não é permitido copiar esse conteúdo.