Skip to main content

Neste episódio sobre empreendedorismo e negócios de sucesso no ConsumerCast, nosso convidado, Lucas Prestes que é dono de três estabelecimentos gastronômicos destaques no segmento em São José do Rio Preto.

Ele nos contou como conseguiu tornar suas empresas lucrativas e crescer no ramo, e foi com o Bernardino’s Lanches, que o empresário, começou a empreender!

Logo abriu seu próprio açougue, o Reserva 42 – denominado como uma boutique de carnes, e posteriormente, conquistou o Grego no Pão, uma franquia de churrasco grego.

Então, com tantos negócios de sucesso que não param de crescer, Lucas veio nos contar como tudo começou: sua trajetória, desafios e, também, como você pode evitar certos erros no seu empreendimento. 

Confira!

Entenda como Começou a História de Sucesso de Lucas Prestes

A história de Lucas Prestes começa com muito esforço e trabalho desde jovem, passando por trabalhos como funcionário em pastelarias, redes de fast food e restaurantes.

Até que decidiu que gostaria de abrir um negócio próprio, e para começar, a ideia foi apostar em uma pequena lanchonete, no estilo trailer de comida de rua.

E assim surgiu a Bernardino’s Lanches, iniciando seu primeiro negócio de sucesso.

Logo, o empreendimento começou a crescer e a demanda por produtos aumentou, e um conceito inusitado veio à sua mente: abrir a lanchonete em um ônibus!

Após investir uma boa grana, ele chegou a estruturar e abrir a Bernardinos no ônibus!

Porém, como as coisas nem sempre dão certo, por conta de diversos fatores e documentações, logo percebeu que seria preciso de um local físico para trabalhar.

Assim, o negócio migrou para uma loja!

Com tudo pronto para funcionar, não só os clientes antigos continuaram a frequentar, como ainda, atraiu novos consumidores.

Mas, tudo isso não ocorreu tão rapidamente assim, houve muito trabalho e esforço para que Lucas conseguisse seu negócio de sucesso, e empreendeu ao ponto de abrir mais duas lojas diferentes.

O lanche Grego no Pão e o açougue Reserva 42.

negócios de sucesso

Lucas Prestes foi convidado do ConsumerCast.

O Começo dos Empreendimentos no Bernardino’s Lanches

Como mencionado anteriormente, a história do negócio de sucesso de Lucas começou com seu primeiro empreendimento, a Bernardino’s Lanches, que começou como um trailer puxado por um carro.

Mas, mesmo assim houveram momentos em que muito investimento teve que ser feito antes de seu negócio começar a decolar.

“A gente não pode ser aventureiro, então, eu me organizei do jeito que eu podia. Nós tínhamos uma segurança, né? E conseguimos ir tocando”.

Mesmo querendo começar seu novo empreendimento, Lucas sabia que seria preciso muita organização e passou a usar seu seguro desemprego para ter mais segurança.

Afinal, muitos negócios começam, mas acabam fechando após pouco tempo! E ele não queria correr esse risco e soube se organizar para tudo.

“Eu estava ciente de que era preciso investir o dinheiro do meu seguro desemprego no negócio durante alguns meses. E, eu estava ciente de que poderia dar errado”, afirma.

Ou seja, ao estar pensando na pior das hipóteses, acabou conseguindo manter seu trailer até conseguir se estabilizar e passar a receber lucros.

Dessa forma, passou por diversas transformações até a loja física se tornar uma realidade.

A Expansão de um Negócio de Sucesso

Depois que seu trailer começou a fazer sucesso e atrair clientes, a demanda por pedidos aumentou e ele teve que passar de um pequeno trailer para um food truck maior a fim de atender a todos.

Mas, mesmo assim, a demanda não parava de crescer e surgiu uma ideia tanto quanto inusitada, a de abrir o Bernardino’s Lanches em um ônibus.

expandir negócios de sucesso

Com muito esforço, seu negócio começou a crescer a chamar a atenção do publico.

O ônibus funcionou por um tempo e assim como seus modelos de negócio anteriores também foi um sucesso, mas por questões de documentações o local precisou fechar e isso mudou muita coisa para Lucas.

“Foi o grande start da minha vida, eu acho que às vezes o problema vem e a gente não sabe lidar”, explica.

Ou seja, esse contratempo foi o que levou o Bernardino’s Lanches a se tornar uma loja física, e para Lucas, isso foi uma grande mudança que trouxe muitas coisas boas e tornou seu negócio um sucesso ainda maior.

Porém, quando a loja se tornou física surgiu uma nova dificuldade, dessa vez pessoal, a de delegar tarefas importantes que Lucas sentia que somente ele deveria fazer.

Desafio do Empreendedor: Desapegar das Responsabilidades

Como qualquer empreendedor dono de um negócio de sucesso, Lucas também teve muita dificuldade de confiar certas funções importantes do Bernardino’s, para seus funcionários.

No começo, Lucas queria fazer tudo em sua lanchonete: a administração, estar na chapa, fazer os lanches, organizar as finanças, etc.

Por um tempo foi assim, pois ele queria manter a qualidade que estava acostumado antes de expandir as unidades do Bernardino’s Lanches.

Mas, chegou um dia em que ele acabou parando no hospital pelo acúmulo de trabalho, e um questionamento veio em sua mente:

“E se eu cair duro amanhã? E aí, fecha (o negócio)? Vai fechar?”, conta.

Então, decidiu que era a hora de criar um processo para poder deixar funcionários em áreas de grande responsabilidade.

Agora, ele afirma que possui colaboradores que fazem o serviço que o mesmo fazia, de forma ainda melhor e mais eficiente – e sente que seu negócio está em boas mãos.

Frutos do Sucesso: Novos Empreendimentos

Com a loja se tornando física, seu fluxo de clientes começou a aumentar e a trazer mais lucros para o negócio, então surgiu uma oportunidade que, novamente, veio para mudar os rumos da Bernardino’s.

Rede Bernadino’s Lanches

Com o sucesso da loja aumentando e, consequentemente, a demanda, surgiu a oportunidade de abrir mais unidades de seu negócio de sucesso, e não somente em São José do Rio Preto, mas também, em outras cidades próximas.

Logo, a Bernardino’s Lanches se tornou uma rede, e com o tempo está conquistando a região onde começou.

Reserva 42

“A Reserva 42 surgiu através de uma dor que a gente tinha”, explica.

Em 2022 a Bernardino’s começou a passar por alguns problemas com as carnes que eram utilizadas em seus lanches.

Lucas percebeu que moendo a própria carne, ao invés de receber os hambúrgueres já prontos, haveria mais qualidade.

Então, procurou um fornecedor de confiança e abriu o seu próprio açougue, o Reserva 42. Além de aderir o produto nas suas lanchonetes, ele também passou a vender carnes para a concorrência.

Grego no Pão

Mas ele não parou por aí! Em 2022, ele entrou em uma parceria com outro dono de um negócio de sucesso, o João Vítor do Alho Negro.

Juntos, abriram a Grego no Pão – um lanche feito com churrasco grego, e que logo se tornou uma grande sensação na cidade.

Com essa oportunidade, abriram as portas e transformaram esse estabelecimento em uma franquia, que está em processo de crescimento e já chama a atenção pelo sabor e produto diferenciado.

negócios de sucesso grego no pão

O Grego no Pão já se tornou um grande sucesso na cidade (fonte: Instagram)

Os Resultados de seus Negócios

Atualmente, os negócios do empresário já estão estabilizados e são conhecidos no interior pela qualidade e excelência dos produtos oferecidos.

Então, não é de se espantar que os lucros mensais de seus restaurantes geram grandes lucros.

Como as 3 lojas da rede Bernardino’s Lanches que lucram R$700 mil por mês, e a Grego no Pão com R$95 mil por mês.

Não tem como negar que o empreendedorismo de Lucas deu ótimos resultados e com certeza continuará a crescer cada vez mais.

Conselhos para quem Deseja Abrir seu Próprio Negócio na Área da Alimentação

Com tantos negócios de sucesso, pedimos para Lucas compartilhar alguns conselhos para quem está pensando e quer abrir um estabelecimento na área da alimentação:

  • Fazer acontecer e ter foco, se distrair de um negócio recém aberto pode acabar com as chances de ele começar a crescer e se tornar aquilo que você sempre sonhou;
  • Se privar de muitas coisas, não é possível começar um empreendimento e ser só o patrão ao invés de trabalhar e sempre saber o que acontece dentro de seu negócio;
  • Atenção com o prédio que você irá construir seu negócio, pois eles precisam estar corretos de acordo com a lei, e caso não estejam isso irá atrasar alvarás e ele pode ser fechado por ser um local ilegal;
  • Aprender com as adversidades e dores, não desista por conta de adversidades que irão aparecer, seja forte e se mantenha focado para superar esses períodos complicados.
negócios de sucesso

Com conselhos muito pertinentes, a participação de Lucas foi importante para esse episódio.

Todos esses conselhos, Lucas aplicou em sua vida e conseguiu crescer com seus empreendimentos, com muito trabalho duro e dedicação em tudo sempre.

“É saber até onde você pode ir, e superar suas expectativas. Acordar todo dia motivado, e se motivar todos os dias.”, afirma.

Então, existem dificuldades que vão ser mais difíceis de se superar, mas existem outras que podem até mesmo ser evitadas por um sistema de gestão que pode ajudar em muitas áreas de um negócio no ramo da alimentação.

O Melhor Sistema de Gestão para um Negócio de Sucesso

Montar um novo negócio pode ser muito trabalhoso, então para evitar ainda mais dificuldades, o Consumer existe como um sistema de gestão completo para ajudar em diversas áreas de um negócio.

Por isso, o Consumer oferece soluções profissionais para a gestão e atendimento de negócios como o de Lucas:

Além disso, oferecemos suporte ao cliente por diversos canais e também treinamento online com especialistas nas soluções Consumer.

O Consumer está há mais de 10 anos no mercado de food service e conhece de perto o setor.

Por isso atende realmente às suas necessidades de seu negócio de sucesso.

Experimente grátis!

Ainda não usa o Consumer?

Priscila Otoboni

Priscila Otoboni

Graduada em Letras. Buscando sempre trazer conteúdo de valor para donos(as) de bares e restaurantes.

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Não é permitido copiar esse conteúdo.