O Brasil inteiro está de olho nas últimas notícias sobre o novo aumento de gás e como isso afetará no dia a dia da população e das empresas, não é mesmo?
Mas, em especial, donos(as) de restaurantes estão se perguntando qual será o impacto no setor de food service? E com razão.
Afinal, a Petrobras anunciou o reajuste não só no gás de cozinha, mas em todos os produtos derivados do petróleo na quinta-feira, dia 10 de março.
Na prática, isso significa que haverá aumento em diversos itens além do GLP (Gás Liquefeito de Petróleo), inclusive nas matérias-primas usadas nas refeições.
Assim, donos(as) de restaurantes deverão adotar medidas para diminuir os efeitos, como, por exemplo, reajustar os preços dos pratos e bebidas do seu cardápio.
Continue lendo para descobrir como o novo aumento do gás e do petróleo irá impactar o seu restaurante!
Qual Será o Impacto do Novo Aumento do Gás para Restaurantes?
O preço do petróleo disparou no mercado internacional, sendo este um dos reflexos mundiais do conflito entre a Ucrânia e a Rússia.
Em decorrência disso, no dia 10 de março, a Petrobras anunciou reajustes nos produtos derivados do petróleo para o Brasil. Entre eles o GLP, com reajuste de 16%.
A Petrobras já havia reajustado o preço do gás de cozinha em 2021, que subiu 36,99% no ano, de acordo com a Agência Brasil.
Assim, para os restaurantes, o novo aumento do gás terá um impacto direto nos custos de produção – afinal, é um item indispensável na operação da cozinha – e também nos custos dos produtos.
Principalmente porque, além do gás de cozinha, outros produtos encareceram ou irão encarecer no próximos meses, sendo alguns deles:
- Energia
- Pão
- Carne
- Farinha
- Óleo de cozinha
- Milho, e outras matérias-primas
Mas, além disso, o aumento da gasolina, que é derivada do petróleo, também afeta a cadeia de fornecimento, assim como o serviço de entregas de restaurantes.
Isso indica que o preço da taxa de entrega poderá subir.
Outro item que pode aumentar são as embalagens com derivados de petróleo. Aliás, uma boa alternativa para minimizar esse ponto específico é optar por usar embalagens sustentáveis.
Sendo assim, o que se percebe é que o novo aumento do gás e da gasolina desencadeia uma série de aumentos em outros produtos, direta ou indiretamente.
E Qual Será o Reflexo da Alta nos Preços dos Restaurantes e para os Consumidores?
Os restaurantes não são os únicos impactados por tantos aumentos no food service, o consumidor também irá sentir no bolso o reflexo da alta nos preços.
Isso porque, inevitavelmente, os restaurantes deverão repassar, no mínimo, alguns desses custos para o consumidor final para não ficarem no prejuízo.
Ao mesmo tempo, há a preocupação em perder clientes devido ao aumento.
Assim, muitos estabelecimentos da alimentação terão que refazer a precificação do produtos para atualizar os preços nos cardápios.
Outro reflexo negativo será a demissão de funcionários, que já estava acontecendo desde que a pandemia começou, e poderá continuar por conta desses aumentos.
Portanto, esse é um momento de buscar controlar gastos e tentar diminuir custos desnecessários ou supérfluos.
Além, é claro, de estratégias para fidelizar seus clientes e aumentar suas vendas.
MenuDino: Venda pelo Delivery sem Cobrança de Taxas e Aumente seu Lucro
Entre os custos que donos(as) de restaurantes têm, inclui-se a cobrança de taxas sobre os pedidos nos marketplaces, os grandes aplicativos de Delivery.
Essas taxas podem ficar com até 30% da receita dos restaurantes, representando uma grande porcentagem dos seus lucros.
Nesse cenário de aumentos, isso representa um custo elevado para o seu restaurante.
Por isso, vender por um canal próprio de Delivery sem cobrança de taxas é o melhor caminho para aumentar a sua margem de lucro!
No MenuDino, você pode criar um site Delivery grátis, publicar um cardápio online sem nenhum custo e receber pedidos livre de cobrança de taxas.
Além disso, contará com um sistema de gestão integrado e com os recursos certos para gerenciar seu restaurante:
- Controle de estoque
- Ficha técnica
- Controle de caixa
- Programas de fidelidade
Também terá suporte ao cliente por diversos canais, como telefone, chat, e-mail, acesso remoto e um Manual Online para acessar quando quiser.
Ficou interessado(a)? Então, aproveite para conhecer o MenuDino na prática durante 15 dias sem nenhum compromisso.