Skip to main content
Bares e RestaurantesNegócios na área da alimentaçãoNotícias do Segmento

Qual Será o Impacto do Novo Aumento do Gás para Restaurantes?

By junho 2nd, 2023No Comments

O Brasil inteiro está de olho nas últimas notícias sobre o novo aumento de gás e como isso afetará no dia a dia da população e das empresas, não é mesmo? 

Mas, em especial, donos(as) de restaurantes estão se perguntando qual será o impacto no setor de food service? E com razão.

Afinal, a Petrobras anunciou o reajuste não só no gás de cozinha, mas em todos os produtos derivados do petróleo na quinta-feira, dia 10 de março.

Na prática, isso significa que haverá aumento em diversos itens além do GLP (Gás Liquefeito de Petróleo), inclusive nas matérias-primas usadas nas refeições.

Assim, donos(as) de restaurantes deverão adotar medidas para diminuir os efeitos, como, por exemplo, reajustar os preços dos pratos e bebidas do seu cardápio.

Continue lendo para descobrir como o novo aumento do gás e do petróleo irá impactar o seu restaurante!

Qual Será o Impacto do Novo Aumento do Gás para Restaurantes?

O preço do petróleo disparou no mercado internacional, sendo este um dos reflexos mundiais do conflito entre a Ucrânia e a Rússia.

Em decorrência disso, no dia 10 de março, a Petrobras anunciou reajustes nos produtos derivados do petróleo para o Brasil. Entre eles o GLP, com reajuste de 16%.

A Petrobras já havia reajustado o preço do gás de cozinha em 2021, que subiu 36,99% no ano, de acordo com a Agência Brasil.

Assim, para os restaurantes, o novo aumento do gás terá um impacto direto nos custos de produção afinal, é um item indispensável na operação da cozinha – e também nos custos dos produtos. 

Principalmente porque, além do gás de cozinha, outros produtos encareceram ou irão encarecer no próximos meses, sendo alguns deles:

  • Energia
  • Pão
  • Carne
  • Farinha
  • Óleo de cozinha
  • Milho, e outras matérias-primas

Mas, além disso, o aumento da gasolina, que é derivada do petróleo, também afeta a cadeia de fornecimento, assim como o serviço de entregas de restaurantes.

Isso indica que o preço da taxa de entrega poderá subir.

Outro item que pode aumentar são as embalagens com derivados de petróleo. Aliás, uma boa alternativa para minimizar esse ponto específico é optar por usar embalagens sustentáveis.

Sendo assim, o que se percebe é que o novo aumento do gás e da gasolina desencadeia uma série de aumentos em outros produtos, direta ou indiretamente.

O aumento no gás de cozinha impactará bares e restaurantes. (Imagem: Freepik)

E Qual Será o Reflexo da Alta nos Preços dos Restaurantes e para os Consumidores?

Os restaurantes não são os únicos impactados por tantos aumentos no food service, o consumidor também irá sentir no bolso o reflexo da alta nos preços.

Isso porque, inevitavelmente, os restaurantes deverão repassar, no mínimo, alguns desses custos para o consumidor final para não ficarem no prejuízo.

Ao mesmo tempo, há a preocupação em perder clientes devido ao aumento.

Assim, muitos estabelecimentos da alimentação terão que refazer a precificação do produtos para atualizar os preços nos cardápios.

Outro reflexo negativo será a demissão de funcionários, que já estava acontecendo desde que a pandemia começou, e poderá continuar por conta desses aumentos.

Portanto, esse é um momento de buscar controlar gastos e tentar diminuir custos desnecessários ou supérfluos.

Além, é claro, de estratégias para fidelizar seus clientes e aumentar suas vendas.

MenuDino: Venda pelo Delivery sem Cobrança de Taxas e Aumente seu Lucro

Entre os custos que donos(as) de restaurantes têm, inclui-se a cobrança de taxas sobre os pedidos nos marketplaces, os grandes aplicativos de Delivery.

Essas taxas podem ficar com até 30% da receita dos restaurantes, representando uma grande porcentagem dos seus lucros.

Nesse cenário de aumentos, isso representa um custo elevado para o seu restaurante.

Por isso, vender por um canal próprio de Delivery sem cobrança de taxas é o melhor caminho para aumentar a sua margem de lucro!

No MenuDino, você pode criar um site Delivery grátis, publicar um cardápio online sem nenhum custo e receber pedidos livre de cobrança de taxas.

Além disso, contará com um sistema de gestão integrado e com os recursos certos para gerenciar seu restaurante:

Também terá suporte ao cliente por diversos canais, como telefone, chat, e-mail, acesso remoto e um Manual Online para acessar quando quiser.

Ficou interessado(a)? Então, aproveite para conhecer o MenuDino na prática durante 15 dias sem nenhum compromisso.

Experimente grátis!

Patricia Carvalho

Patricia Carvalho

É redatora na Consumer, buscando sempre trazer conteúdo de valor para donos(as) de bares e restaurantes.

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Não é permitido copiar esse conteúdo.