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As chances de você já ter ouvido falar em Dark Kitchens  são muitas, Afinal esse é um dos assuntos mais comentados do setor de bares e restaurantes nos últimos meses.

Elas se popularizaram durante o contexto de pandemia e têm ganhado cada vez mais espaço e aderência entre empreendedores da alimentação.

Principalmente, porque não tem contato físico com o cliente e é um modelo mais simples do que o restaurante tradicional, bem como mais acessível também.

Entretanto, para alguns, pode ser que ainda restem algumas dúvidas sobre o que é Dark Kitchen de fato.

Pensando nisso, neste artigo, vamos responder o que é Dark Kitchen e como montar esse modelo de restaurante.

Continue lendo para se manter atualizado sobre as melhores tendências do setor de bares e restaurantes!

O Que é Dark Kitchen?

O conceito de Dark Kitchen surgiu em Londres e consiste em um modelo de restaurante estruturado apenas com uma cozinha para operar única e exclusivamente como Delivery.

Portanto, ele não tem um salão equipado com mesas e cadeiras para receber os clientes, assim como os clientes também não têm a opção de retirar no local.

É por isso que a Dark Kitchen também é chamada de: restaurante fantasma, ghost restaurant ou restaurante virtual.

As Dark Kitchens podem funcionar em uma cozinha exclusiva para um restaurante ou então em uma cozinha compartilhada por mais de um restaurante.

Para vender, os “restaurantes fantasmas” usam os marketplaces de Delivery, WhatsApp, sites e aplicativos próprios como canal de vendas.

A grande vantagem desse modelo de negócio é a redução de custos

Afinal, não é necessário alugar ou comprar salão, contratar garçons para servir às mesas, entre outras despesas.

Antes, já era uma tendência no setor de bares e restaurantes, mas o contexto de pandemia impulsionou o aparecimento de mais Dark Kitchens.

Isso porque o isolamento social fez os clientes sumirem dos salões, evidenciando o Delivery como a melhor solução para continuar vendendo e comprando.

Assim, muitos restaurantes fecharam os salões e se adaptaram para a cozinha virtual. Por outro lado, empreendedores com visão de mercado enxergaram a oportunidade de abrir um restaurante Dark Kitchen.

Dark Kitchens: a tendência que veio para ficar! (Imagem: Freepik)

Como Montar uma Dark Kitchen?

Se você chegou até aqui, provavelmente, é porque esse modelo de negócio chamou a sua atenção e você quer saber mais sobre ele.

Então, agora que você já sabe o que é Dark Kitchen, veja o que é necessário para montar o “restaurante fatasma”.

Faça o Plano de Negócio

Como em qualquer empreendimento, o primeiro passo que você precisa dar é fazer o Plano de Negócio.

Isso porque ter a sua ideia de negócio planejada de forma detalhada facilita para colocar em prática o projeto de abrir o seu restaurante Dark Kitchen.

Portanto, não pule essa etapa, pois ela será de extrema importância para você em todo o processo de abertura do seu negócio.

Defina o Tipo de Alimento para Vender

Uma escolha que pode ser decisiva para o sucesso do seu Delivery e ao mesmo tempo difícil para você: o tipo de alimento para vender.

Há várias possibilidades de alimentos para vender por Delivery, por exemplo:

  • Hambúrguer
  • Lanches
  • Pizza
  • Comida japonesa
  • Marmitas

Entretanto, para tomar a sua decisão, leve em consideração não somente o lucro, mas o quanto você irá gostar de trabalhar com a refeição que escolher.

Procure o Local para Montar a Cozinha

Outro passo é escolher o local onde irá montar a sua cozinha, se será em um espaço exclusivo para sua Dark Kitchen ou uma cozinha compartilhada.

Como seus clientes não irão frequentar a sua cozinha, não é necessário ter muita preocupação com a localização.

A prioridade é que a cozinha permita ter uma estrutura boa para todos os processos operacionais de um Delivery e dê suporte ao tamanho do seu negócio.

Contrate sua Equipe de Funcionários

Embora a equipe de funcionários para uma Dark Kitchen reduza-se por não precisar contratar garçons, é necessário ter uma equipe bem capacitada.

Afinal, o ritmo de produção e logística pode ser acelerado, dependendo do sucesso do seu negócio. Portanto, a equipe precisa ser ágil para acompanhá-lo com eficiência.

Assim, realize boas entrevistas para descobrir se os(as) candidatos(as) têm o perfil adequado para trabalhar no seu restaurante Delivery.

Adquira os Equipamentos para a Cozinha

Chegou a hora de listar todos os equipamentos para montar uma cozinha de restaurantes e adquiri-los para ver sua cozinha ganhando forma.

Os equipamentos e utensílios vão depender do segmento de restaurante que você irá escolher. Mas alguns itens básicos, em geral, são:

  • Forno
  • Fogão
  • Fritadeira
  • Chapa
  • Geladeira/Refrigerador

Não se esqueça de fazer no mínimo três orçamentos e pesquisar sobre a qualidade da marca que escolher!

Compre as Embalagens

Muitas vezes deixadas de lado, as embalagens são bastante importantes para o sucesso de uma Dark Kitchen.

Afinal, é por meio delas que o seu produto chegará ao cliente, estabelecendo um dos poucos contatos entre o seu negócio e o seu cliente.

Além disso, são elas que garantem que o alimento chegará bem apresentável para o cliente e na temperatura certa.

Então, na hora de escolher as embalagens, procure pelos tipos de embalagens que consigam atender a todos esses critérios.

Legalize o seu Negócio

As Darks Kitchens também precisam de documentação e alvarás de funcionamento, além do certificado de manipulação de alimentos da Anvisa.

Por isso, não deixe de legalizar o seu negócio para não correr o risco de multas e até fechamento da sua Dark Kitchen.

Escolha um Sistema de Gestão

Apenas porque não haverá o salão físico, não quer dizer que você não terá processos para gerir em seu restaurante.

Assim como outros modelos de restaurantes, a Dark Kitchen também precisa de uma gestão para que tudo funcione bem

Portanto, ter um sistema de gestão no seu “restaurante fantasma” ajudará a profissionalizar e automatizar vários processos do dia a dia.

Com o Consumer, por exemplo, você terá um sistema completo cheio de recursos e soluções para evitar retrabalhos e ganhar tempo, tais como:

Crie seu Cardápio Online

O cardápio online é outra ferramenta fundamental para as Dark Kitchens, pois funciona como uma vitrine virtual para o restaurante expor seus produtos.

Por isso, é necessário caprichar nas fotos dos pratos e bebidas, colocar descrições apetitosas e as informações sobre o seu restaurante.

No Consumer, você pode criar um cardápio online sem nenhum custo e ainda publicá-lo em um site Delivery grátis.

Além disso, poderá receber pedidos ilimitados pelo WhatsApp com esse site e mais 30 pedidos mensais integrados ao sistema de gestão

Ou seja, além de um cardápio, terá um canal de vendas!

Tenha um Aplicativo Próprio

Ter um aplicativo próprio é um grande diferencial e pode ser ainda mais vantajoso para Kitchens Delivery do que os marketplaces.

Entretanto, você não precisa abrir mão de um para ter o outro. Ao contrário, você pode aproveitar o melhor que cada um oferece para o seu restaurante.

Os Marketplaces conseguem alcançar um número maior de clientes em pouco tempo, mas você estará competindo atenção dos clientes com centenas de concorrentes.

E não se esqueça das taxas que podem chegar até 30%!

com um Aplicativo próprio, como no MenuDino, você terá um espaço exclusivo  e não pagará taxas sobre os pedidos.

Além de recursos e soluções como:

Ainda contará com suporte e treinamento online para se tornar um especialista nas soluções Consumer!

O Aplicativo próprio do MenuDino oferece muitas vantagens para o seu negócio!

Invista em Marketing Digital para Restaurantes

Para alcançar e conquistar potenciais clientes na internet, é necessário investir em Marketing Digital para restaurantes.

Assim, crie perfis e divulgue sua Dark Kitchen nas redes sociais, publicando conteúdos interessantes para atrair os usuários.

Outra forma de fazer Marketing Digital é investir em anúncios, principalmente no Google. Afinal, é lá que milhares de pessoas buscam por Delivery todos os dias.

E uma solução perfeita para ajudar você a simplificar a criação de anúncios no Google é o Consumer Ads. Com ele, você cria anúncios em apenas 3 passos!

O Consumer é o Melhor Aliado de Donos(as) de Dark Kitchens

Restaurante virtual, restaurante fantasma, ghost restaurant ou qualquer outra forma de falar o que é Dark Kitchen, o Consumer é o seu melhor aliado!

Ele oferece tudo o que você precisa para trabalhar com eficiência e produtividade. Assim, você conquista mais clientes e aumenta o faturamento do seu negócio.

Como é o caso do Just Burger, uma hamburgueria Dark Kitchen que cresceu com o Consumer e hoje é umas maiores Dark Kitchens da zona Leste de São Paulo.

Para conhecer o Consumer na prática e ver de perto o que ele é capaz, use por 15 dias todas as soluções sem nenhum compromisso.

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Patricia Carvalho

Patricia Carvalho

Formada em Letras pela Unesp, possui cursos na área de produção de conteúdo, Copywriting e SEO. É redatora na Consumer, buscando sempre trazer conteúdo de valor para donos(as) de bares e restaurantes.

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