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O ticket médio define o valor médio gasto por cada cliente. É uma maneira essencial de analisar o desempenho do seu estabelecimento.

Ele pode ser um cálculo geral, incluindo todos os produtos, ou calculado individualmente.

O ticket médio pode ser uma ótima maneira de criar estratégias de vendas.

Ainda não sabe o que é uma estratégia de vendas? 

Não se preocupe, a única coisa que você precisa saber é que elas podem mudar a forma com que você vende (e aumentar consideravelmente os lucros!).

Sistema que Calcula Ticket Médio do Restaurante

Hoje, você entenderá:

  1. O Que é o Ticket Médio?
  2. Como Calcular o Ticket Médio?
  3. Como Aumentar o Ticket Médio?
  4. O Que é uma Estratégia de Vendas
  5. 3 Estratégias Diferenciadas para Aumentar o Ticket Médio
  6. Um Exemplo de Sucesso: Como o Ticket Médio Serviu para Reinventar um Estabelecimento?

O Que é Ticket Médio?

O ticket médio é um cálculo feito para analisar o desempenho de um estabelecimento.

Ele reflete o valor, em média, que cada cliente gasta por visita.

Em um restaurante, o ticket médio é essencial, pois é o que indica:

  • Se os pratos lucrativos estão saindo;
  • Quais são os mais populares;
  • Se as pessoas estão passando bastante tempo no estabelecimento;
  • Se o cliente está satisfeito.
o que é ticket médio

O ticket médio é a média dos gastos de cada cliente.

O ticket médio é reflexo do equilíbrio entre o lucro e o consumo do cliente.

Portanto, engana-se quem acredita que para aumentar o ticket médio é preciso aumentar os preços.

Pelo contrário, quem dita o ticket médio é o cliente: ele só faz o pedido (seja ele pequeno ou grande) se sente que gosta do prato!

O segredo para um ticket médio alto está na qualidade – e em alguns truques de marketing, que vamos te ensinar a seguir.

Como Calcular o Ticket Médio?

O cálculo do Ticket Médio é bem simples e é ideal que seja feito com frequência.

Analisar o ticket médio é analisar o sucesso do seu restaurante. 

Por isso, analisá-lo frequentemente é importante para a saúde do seu empreendimento.

O cálculo é:

O cálculo do ticket médio é fácil e rápido. Um bom sistema pode fazê-lo automaticamente.

Esse cálculo pode ser feito em geral, ou levando em conta apenas determinados itens do cardápio.

Experimente fazê-lo, descubra qual produto rende o maior ticket médio.

Como Aumentar o Ticket Médio?

Como fica visível no cálculo, o ticket médio depende de duas coisas:

  1. Faturamento;
  2. Número de Clientes.

Aumentar esses fatores significa aumentar o ticket médio.

Afinal, quando o número de clientes aumenta, também acontece isso com o faturamento.

Além disso, também é possível fazer com que os mesmos clientes de sempre gastem mais por visita sem, necessariamente, aumentar o preço dos ítens do cardápio.

As estratégias de vendas são uma maneira muito efetiva de fazer isso.

O Que São Estratégias de Vendas?

Estratégias de vendas são formas de fazer propaganda e vender mais. 

Elas podem ser promoções, descontos, programas de fidelidade e até a forma de embalar os produtos para delivery.

Confira, agora, 3 estratégias diferenciadas para vender mais e aumentar o ticket médio.

3 Estratégias para Aumentar o Ticket Médio

1. Cupons de Desconto

Empreendedores inteligentes conhecem seu cliente e sabem o que é importante para ele.

Apesar de parecer estranho reduzir o preço de um produto a fim de aumentar o gasto total do cliente, faz todo o sentido.

cupom ticket médio

Os cupons de desconto são uma ótima maneira de aumentar o ticket médio.

Se uma hamburgueria faz um cupom de 10% no valor de um pedido, por exemplo, o desconto será proporcional ao valor da compra.

Isso incentiva o cliente a comprar mais do que o normal, para ver o valor do desconto subir.

No fim das contas, serão apenas 10% a menos do valor, e nunca vai passar disso.

Além disso, os cupons atraem clientes novos, que só esperavam uma oportunidade para pedir do seu restaurante.

2. Combos

Conhecendo seu ticket médio, descubra qual produto do cardápio gera maior lucro.

Esse é o produto cujo ticket médio deve aumentar.

Coloque-o em combos com produtos que são os preferidos os clientes e verá como o ticket médio individual deles pode aumentar.

3. Delivery Online

Para atrair clientes, é preciso estar próximo a eles, e manter sua marca exposta a eles.

Para fazer isso, é rápido, grátis e fácil.

Com um site delivery grátis, seu restaurante recebe divulgação gratuita no Portal MenuDino.

Afinal, lá, basta que o cliente que fica pertinho de você, insira o CEP e ele verá seu logo com todo o seu cardápio, bastam alguns cliques para fazer o pedido!

O MenuDino reúne os resraurantes e os divulga a potenciais clientes.

É muito mais fácil ter um site delivery só seu. Clique aqui, cadastre-se e venda ainda hoje.

Um Case de Sucesso: A Lanchonete Mais Famosa do Mundo Nasceu Graças ao Cálculo do Ticket Médio

A cena a seguir é do filme Fome de Poder (2017):

https://www.youtube.com/watch?v=eDgbneuaA9M

O filme conta a história da rede de lanchonetes mais famosa do mundo, o McDonald’s.

O que a maioria não sabe, no entanto, é que houve uma época em que o McDonald’s trabalhava com um cardápio bem diferente.

Milho quente, costela ao molho barbecue, cerveja… Esses são apenas alguns dos ítens do antigo cardápio da lanchonete, na época em que ela ainda era um estabelecimento drive in.

Os drive in eram restaurantes em que atendentes atendiam as pessoas de dentro dos seus carros, e levava os pedidos para eles.

Os clientes nunca saíam dos carros, mas o resultado era:

  • Longos tempos de espera;
  • Clientes que não apreciavam a experiência do restaurante;
  • Pedidos que chegavam errados aos carros.

O McDonald’s não significava nada para seus clientes, se não um lugar onde perderiam horas para comer um milho cozido.

Os irmãos McDonald, então, tiveram uma ideia.

Na cena, fica claro o que fizeram: ao saber o ticket médio de vendas no pátio, decidiram calculá-lo individualmente.

A maior margem de lucro sempre foi dos hambúrgueres, batatas e milk shakes.

Que sorte ao descobrirem que o maior potencial de aumento no ticket média era justamente desses produtos.

Apesar de tantas opções no cardápio, os clientes sempre preferiam escolher aqueles que mais conheciam: o típico burger.

Sendo assim, decidiram reinventar o espaço.

Não é preciso explicar o que aconteceu depois, não é mesmo?

Se você tem curiosidade para conhecer o restante da história do McDonald’s, confira o filme Fome de Poder – uma lição para qualquer empreendedor da alimentação.

Aproveite a Oportunidade para Se Superar

Superação em uma empresa é superar seus próprios números.

Com um site delivery, você pode se superar continuamente, aumentando o ticket médio do seu negócio.

Hoje em dia, nenhum restaurante sobrevive sem delivery, melhor ainda se for um delivery sem pagar taxas!

Cadastre-se no MenuDino e aproveite a oportunidade incrível de vender online.

Letícia Gama

Letícia Gama

Formada em Letras pela UNESP. Atualmente Analista de Marketing na Consumer, sistema para restaurantes com melhor custo benefício. Certificada pelo Google e em constante estudo em busca das melhores práticas do Marketing Digital.

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