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Você saberia explicar o que é um Bistrô e qual a sua origem? 

Esse tipo de restaurante está ficando cada vez mais conhecido no Brasil. Assim, não é tão difícil que você já tenha ouvido falar ou até mesmo frequentado um.

Com um conceito que agrada uma grande parte dos consumidores brasileiros e uma novidade para muitas regiões do Brasil, o Bistrô é uma forte tendência no food service.

Por isso, muitos empreendedores da alimentação estão apostando nesse segmento para abrir um negócio na área da alimentação.

Mas será que vale a pena abrir um Bistrô no Brasil? 

Para encontrar a resposta dessa pergunta e saber o que é um Bistrô, continue lendo este conteúdo que preparamos especialmente para você!

O Que é um Bistrô?

O Bistrô é um conceito de restaurante de inspiração francesa, que transita entre os restaurantes comuns e os cafés.

Na França, o bistrô – bistrot, em francês – é um tipo de estabelecimento bastante comum e casual, que se popularizou durante a Segunda Guerra Mundial.

Lá, os preços nos cardápios são bem acessíveis e nas opções estão, principalmente, pratos típicos da culinária francesa.

Já no Brasil, ele ganhou um conceito de requinte e sofisticação, deixando de ser tão popular quanto é na França.

Aqui, frequentar um bistrô é sinônimo de ter uma experiência gastronômica sofisticada.

Ainda assim, é possível encontrar no cardápio de um bistrô pratos da alta gastronomia, mas também pratos simples, cafés e sobremesas durante todo o dia.

Dentre as características de um bistrô, estão:

  • A decoração rústica
  • O ar intimista e descontraído
  • A música ambiente
  • A proximidade com o cliente

Além da culinária caseira e um ambiente pequeno, mas bastante aconchegante e elegante, servindo com o modelo de atendimento à la carte.

Em outras palavras, poderíamos resumir que um bistrô é um tipo de restaurante cheio de personalidade.

As opções de pratos e bebidas dos cardápios de um bistrô costumam mudar com certa frequência

Isso porque podem acompanhar a sazonalidade dos ingredientes ou porque os chefs gostam de inovar para atrair mais clientes.

Os bistrôs surgiram na França, mas não se sabe a verdadeira história de sua origem. (Imagem: Eric Masur/Unsplash)

Qual a Origem do Bistrô?

As explicações sobre a origem do bistrô divergem-se.

Alguns afirmam que os bistrôs surgiram a partir de mulheres francesas que abriram pequenos restaurantes em suas casas.

Elas fizeram isso para complementar a renda da família porque seus maridos estavam lutando na guerra.

Outros, entretanto, acreditam que o termo surgiu na França porque soldados russos, ao entrarem nos restaurantes franceses e pedirem algo, usavam a palavra russa “bystro”, que significa “rápido”.

Seja qual for a história verdadeira, não há dúvidas que os bistrôs tiveram sua origem na França. Aliás, em qualquer lugar da França que você for, certamente irá encontrar um bistrô em cada esquina.

A Bistronomia

Em geral, os bistrôs são negócios familiares, mas chefs de renomados restaurantes também aderiram aos bistrôs para criar uma experiência única para os seus clientes.

Esse movimento ficou conhecido como “bistronomia”. A proposta dos chefs é oferecer pratos sofisticados, mas com preços mais acessíveis.

Além disso, eles investem na possibilidade de criar um relacionamento mais próximo com os clientes que frequentam o estabelecimento.

Vale a Pena Abrir um Bistrô no Brasil?

Abrir um bistrô no Brasil pode ser uma ótima oportunidade para empreender no setor de bares e restaurantes. Principalmente porque se trata de um tipo de negócio que não exige um investimento inicial tão alto.

Mas é preciso ter em mente que embora seja um negócio pequeno, o bistrô exige um certo cuidado e capricho em cada detalhe.

O Bistrô é um lugar aconchegante para os clientes. (Imagem: Pablo Merchán Montes/Unsplash)

Isso porque conseguir trazer o verdadeiro conceito do bistrô é o principal diferencial para atrair a atenção da clientela.

Entender que o bistrô é diferente do restaurante comum e do café, mas que possui semelhanças com ambos também é importante.

Além disso, se o seu bistrô não for familiar, escolha pessoas apaixonadas pelo universo gastronômico para trabalhar em sua equipe.

Afinal, uma das principais características de um bistrô é ser um ambiente onde os clientes sentem-se acolhidos e confortáveis.

Assim, a ambientação, a decoração, a qualidade dos pratos e das bebidas realmente precisam ser levadas a sério.

Portanto, é essencial fazer o plano de negócio para ter uma visão ampla do que será necessário para ter sucesso com o seu bistrô.

A escolha do ponto comercial também é decisivo quando for abrir o seu bistrô. Por isso, dedique tempo e atenção para esse tópico.

No Brasil, o principal público-alvo dos bistrôs são, principalmente, as classes média e alta. E esse é um dado relevante para decidir se vale a pena ou não investir em abrir um bistrô.

Por fim, o setor de bares e restaurantes é um dos que mais crescem ano a ano. Sendo assim, um dos melhores para empreender.

Pratos elaborados e acessíveis fazem parte do cardápio de um bistrô. (Imagem: Robert Eklund/Unsplash)

Dicas de Pratos e Bebidas para o Cardápio de um Bistrô

Algumas dicas de pratos e bebidas para servir em um Bistrô são:

  • Vinho
  • Cafés
  • Sucos naturais
  • Sopa de cebola
  • Caldos variados
  • Risotos
  • Crepe
  • Tortas caseiras
  • Fondue
  • Panquecas

Entretanto, essas são apenas algumas sugestões para você se inspirar e ter uma ideia do que servir em seu cardápio.

Com criatividade e talento, é possível elaborar muitas receitas saborosas para conquistar o paladar dos seus clientes.

Atenda seus Clientes com a Qualidade do Consumer

O atendimento ao cliente em um bistrô precisa ser especial, pois esse é um negócio que preza pela relação próxima com cada cliente.

Por isso, contar um sistema de gestão que facilite o dia a dia, oferecendo praticidade e agilidade é o ideal para donos(as) de bistrôs.

Esse é o caso do Consumer, o sistema usado por mais de 30 mil restaurantes espalhados por todo o Brasil.

Com o Consumer, você terá os recursos e soluções certas para atender seus clientes e gerenciar seu negócio com eficiência.

E você pode conhecer todos os recursos e soluções na prática  antes mesmo de assumir qualquer compromisso com o Consumer.

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Patricia Carvalho

Patricia Carvalho

É redatora na Consumer, buscando sempre trazer conteúdo de valor para donos(as) de bares e restaurantes.

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