Gostaria de compartilhar com vocês uma experiência que tive essa semana em um almoço em minha cidade São José do Rio Preto. Primeiramente não quero entrar no mérito e debates da obrigatoriedade ou não sobre o pagamento da taxa de 10% para garçons, no meu ponto de vista ela é opcional e não obrigatória, mas já está integrada aos hábitos e costumes, então fica quase como uma padronização. É claro que em casos que o atendimento tenha sido péssimo ela não deva ocorrer.
Voltando a minha experiência, estive em um restaurante novo mas que a organização e o atendimento me surpreendeu muito positivamente, inevitavelmente como trabalho na área desenvolvendo o Programa Consumer para Bares e Restaurantes, comecei a conversar com o garçom e perguntar detalhes dos processos e as regras do estabelecimento.
Ele muito simpático contou detalhes do lançamento da casa, que os proprietários fizeram uma divulgação forte na internet e principalmente no Facebook, que a equipe toda passou por um treinamento para apreender a "cultura" da casa, achei esse processo todo muito interessante.
Depois de um belo almoço, atendimento cordial, ágil e uma comida deliciosa chegou o momento de pedir a conta, quando chegou perguntei pra ele se o valor dos 10% da taxa de serviço realmente ficava pra ele.
Ele me contou que na casa existia uma divisão, onde os 10% da taxa de serviço era divido entre todos os funcionários, desde o pessoal da limpeza, garçom cozinheiro e chefe de cozinha, achei essa estratégia muito interessante, claro cara profissional com um percentual, mas ele me explicou que isso era para que toda a experiência do cliente fosse positiva, a limpeza do local, o preparo do prato, rapidez e o atendimento ao cliente, isso era um conjunto de ações fundamentais para o sucesso do estabelecimento.
Bom, queria apenas compartilhar com vocês essa história, espero que contribuía para o sucesso de seu estabelecimento.
Relembrando:
- Treinamento da Equipe
- Divulgação do Estabelecimento no Facebook
- 10% da Taxa de Serviço dividido entre todo o time
- Comprometimento de todos para um serviço superior
Aproveite agora e conheça nosso software para gerenciamento de bares, restaurantes, pizzarias e similares, comece a usar gratuitamente.
Forte abraço
Quando optamos por abrir o restaurante, a primeira ideia que veio nesse sentido dos 10% foi exatamente essa, dividimos os 10% em forma de pontos aos nossos funcionários, assim todos sabem que trabalhar em equipe é fundamental, pois de nada adianta um ótimo atendimento se outras etapas do processo nao forem feitas corretamente, dessa forma incentivamos a busca pela melhoria sempre,pois nada melhor do que uma gorjeta a mais no salario nao é?
Oi Raquel que legal, concordo plenamente.
Forte abraço, Equipe Programa Consumer
Olá, Boa tarde Eu trabalho num restaurante e eu trabalhava com 10% global,mas estamos mudando e estamos instalando 10%em forma de pontuação, ,mas estamos pecando na forma em dividi-lo,,queria saber como posso chegar a divisão correta,,obrigado