Skip to main content

O Pix do Banco Central é um novo sistema de pagamentos. Ele estará disponível a partir do dia 16 de novembro para todos que se cadastraram a partir do dia 5 de outubro.

Essa novidade promete acabar com as tarifas em transações, por isso, suas consequências afetarão a todos.

Mas calma, não precisa se preocupar, seja para a pessoa física ou jurídica, o Pix é uma boa notícia.

Para entender todos os detalhes e conseguir ter alguma vantagem nessa mudança, vamos te explicar. Então, venha conhecer o futuro do pagamento nesse post.

O Que é o Pix do Banco Central? Como o Pix Funciona?

O Pix é um sistema de pagamento instantâneo digital criado pelo Banco Central (BC). Mas, atenção: o Pix não é um banco, muito menos um aplicativo.

Ele é exatamente como o TED e DOC que já conhecemos, exceto por uma coisa: o Pix funciona a qualquer dia, a qualquer hora.

Ele funciona como o TED: basta iniciar uma transferência no app do seu banco e selecionar a opção Pix quando ela aparecer na tela.

Porém, no caso do Pix, a transferência que você realizar cairá na conta da outra pessoa no mesmo instante. Isso é válido 24 horas por dia, sete dias por semana.

Além de tudo e a melhor parte é que o Pix será gratuito.

Todas as instituições financeiras com mais de 500 mil contas ativas serão obrigadas a oferecer o Pix do Banco Central.

Tudo o que você precisa fazer é cadastrar pelo menos uma chave no banco que você já usa.

O Que é Chave do Pix?

A chave do Pix é uma forma de identificação pela qual você receberá pagamentos, podendo ser seu telefone, CPF ou e-mail.

Assim, ao invés de dar sua conta e agência para receber, basta que a outra pessoa tenha seu e-mail ou telefone, por exemplo.

Acesse o app do seu banco ou entre em contato com ele para cadastrar uma chave. Você pode cadastrar mais de uma chave e em mais de um banco, a única coisa que não pode é repetir a chave.

Então, por exemplo, se você cadastrou seu e-mail como uma chave no Banco X, não poderá usar esse e-mail no Banco Y.

pix banco central chave

As chaves do Pix são justamente a maneira com que você recebe dinheiro.

Por Que Ele se Tornou Necessário?

Todos sabem muito bem que transferências e pagamentos por cartão muitas vezes geram taxas.

Elas são a fonte de renda dos bancos e a razão pela qual muitas pessoas acabam por não usar suas contas com mais frequência.

Por isso, o Pix é uma ótima notícia para os empreendedores, que podem receber com o Pix dos clientes.

O Pix criado pelo Banco Central é Seguro?

O Pix é completamente seguro, pois ele é intermediado por ninguém menos que o Banco Central, um dos sistemas mais seguros de todo o país.

Ou seja, todas as transferências são realizadas já através do mesmo servidor do Pix, então é muito mais seguro do que você imagina.

Além disso, se você não se sentir confortável compartilhando dados como CPF e e-mail, você pode criar uma chave aleatória, gerada automaticamente pelo sistema.

O Que Muda para os Clientes?

Para quem compra no seu estabelecimento, será possível pagar usando o Pix do Banco Central. 

Além disso, você também poderá pagar fornecedores e outras contas por esse meio. No churrasco dos amigos, cada um pode dar sua parte do dinheiro pelo Pix.

Enfim… São muitas as aplicações e mais ainda para os empreendedores.

pix banco central pagamentos

A promessa são pagamentos mais simplificados, ágeis e seguros.

O Que Muda para as Empresas?

A sua empresa poderá evitar pagar taxas sobre cada transação.

Os estabelecimentos poderão ter um QR Code que será escaneado pelo celular do cliente e, através dele, a transferência pode ser feita.

A qualquer hora, em qualquer dia, o dinheiro cai na conta da pessoa jurídica imediatamente. Isso evita gastos com taxas sobre transações de cartão de débito e até ajuda a evitar usar troco.

Inclusive, o Pix também funcionará para parcelamentos, o que é um grande argumento para vender ainda mais. Para restaurantes o Pix pode ser uma grande “mão na roda”.

Pois, em pagamentos divididos entre as pessoas da mesa, o restaurante pode falar o valor que cada um deve pagar e basta que os clientes escaneie o QR Code no estabelecimento e… pronto!

Além disso, você sabia que o Consumer faz a separação do pagamento para as pessoas da mesa de forma automática, sem precisar correr para a calculadora?

Confira aqui mais sobre isso.

2 Vantagens Esmagadoras Para te Convencer a Usar o Pix do Banco Central no seu Estabelecimento

1. O Pix do Banco Central é Livre de Taxas

O Pix será totalmente gratuito para pessoas físicas e pode ser cobrado de PJs, mas já existem muitos bancos que garantem a gratuidade para todos, então é importante manter-se atento.

pix banco central cobrança

Fuja das taxas coma nova forma de pagamento do Banco Central.

2. Pagamento Imediato

Quando um cliente paga com o Pix, o dinheiro cai na sua conta quase que imediatamente. Já pensou em não ter que esperar o repasse da empresa do cartão? O Pix irá proporcionar isso.

Já está querendo o Pix, não é mesmo? Quando isso será possível?

Quando Você Poderá Usar o Pix?

No momento da publicação deste post já é possível cadastrar suas chaves. O ideal é escolher um banco onde você já tenha conta, para continuar movimentando como sempre.

O mesmo é válido para pessoa jurídica, então já vale conhecer mais sobre o Pix nas suas instituições financeiras preferidas.

No dia 3 de Novembro, o Pix será liberado para apenas uma parte das contas, como se fosse uma versão de testes.

Depois, no dia 16, ele começará a funcionar para todos e você já poderá colocar o QR Code na bancada do seu estabelecimento!

Como Economizar no Dia a Dia do seu Restaurante?

Agora que você já sabe como o Pix funciona e como ele irá gerar muita economia para o seu estabelecimento, que tal entender uma outra maneira de economizar?

O MenuDino é um portal delivery onde você tem o seu site delivery exclusivo e, o melhor, sem taxas.

Venda por delivery, com uma plataforma exclusiva, com divulgação grátis e sem pagar taxas.

Cadastre-se.

Letícia Gama

Letícia Gama

Formada em Letras pela UNESP. Atualmente Analista de Marketing na Consumer, sistema para restaurantes com melhor custo benefício. Certificada pelo Google e em constante estudo em busca das melhores práticas do Marketing Digital.

3 Comments

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Não é permitido copiar esse conteúdo.