Skip to main content
Notícias do SegmentoPizzarias

Pizzaria de Jundiaí é uma das 50 melhores napolitanas do mundo

By março 20th, 20232 Comments

Conhecida por ser uma pizzaria que segue o tradicional estilo napolitano, a 430º Gradi recebeu o reconhecimento do site italiano 50 Top Pizza como uma das 50 melhores pizzarias napolitanas do mundo fora da Itália.

Instalada em Jundiaí, cidade do interior de São Paulo, a 430º Gradi é uma pizzaria com uma decoração rústica que possui forno a lenha que chega a 430º C – aqui dá para entender o nome do estabelecimento, já que “gradi” significa “graus” na língua italiana.

“Nossas pizzas com coberturas exclusivas são assadas em 90 segundos, a 430º gradi, em forno a lenha construído nos padrões da região de Napoli”, afirma a pizzaria em seu site.

Forno a lenha da 430º Gradi construído nos padrões da região de Nápoles

Classificada em 4º lugar dentre as 50 pizzarias eleitas, a 430º Gradi conquistou uma posição de destaque em relação às demais concorrentes. Vale ressaltar que, nesse ranking, há apenas outras três pizzarias brasileiras também classificadas em outras colocações.

O que significa para a pizzaria 430º Gradi essa conquista

Para a 430º Gradi, ser eleita por uma guia italiano especializado em pizzas como uma das melhores pizzarias napolitanas fora da Itália representa um reconhecimento internacional da qualidade das pizzas produzidas em sua cozinha. O que atesta e dá credibilidade à boa fama e a alta procura que a pizzaria tem entre os jundiaienses.

Além, é claro, do mérito e responsabilidade de ser reconhecida pelo tradicional país dessa massa tão adorada pelos brasileiros. Para os pizzaiolos e degustadores italianos, é preciso que a pizza esteja realmente dentro dos padrões italianos de qualidade em pizza para que ela seja tão apreciada quanto às produzidas em seu país de origem.

E não é a primeira vez que a pizzaria recebe uma honraria quanto à sua qualidade. Em outra ocasião, ela também obteve a certificação da Associazione Verace Pizza Napoletana (AVPN) – uma renomada associação sem fins lucrativos que certifica com selo de qualidade e regula as normas de produção da tradicional e verdadeira pizza napolitana a fim de preservar a tradição italiana na arte de fazer a pizza napolitana. No Brasil, somente onze pizzarias possuem esse certificado.

Critérios para ser reconhecida como uma verdadeira pizza napolitana

A pizza napoletana, tipicamente italiana, é um assunto levado muito a sério em seu país de origem, principalmente na cidade onde que nasceu, Nápoles. Isso se deve ao fato de que ela carrega uma tradição cultural muito antiga, datada de meados de 1700, além de  representar um orgulho nacional para sua população. Portanto, não basta apenas preparar uma pizza com os ingredientes característicos do sabor napolitano e acreditar que ela será reconhecida como uma, é preciso estar atento a alguns detalhes que fazem toda a diferença.

Por isso, segundo a Associazone Verace Pizza Napoletana, há critérios extremamente rígidos a serem seguidos para ser considerada uma autêntica pizza napolitana. Conheça alguns:

  • Utilizar somente farinha do tipo “00”, água, fermento e 40 a 60 g de sal
    para preparo da massa;
  • A pizza não pode passar de 35 cm de diâmetro;
  • A massa deve ser aberta unicamente com as mãos para que o ar circule pela pizza e faça com que as bordas fiquem douradas e crocantes;
  •  A massa deve apresentar um aspecto liso, leve, deve estar elástica e dobrável, pois recomenda-se que seja comida com as mãos, dobrando-se a fatia ao meio;
  • Ingredientes como o tomate, azeite e a farinha devem ser, preferencialmente, de origem italiana;
  • Apresentar sabor e aroma de pão bem assado;
  • A pizza deve ser assada em um forno a lenha de 430º C a 485° C, e o tempo de cozimento deve ser de 60 a 90 segundos.

Bem rigoroso, não é? Porém, são essas normas que garantem o verdadeiro sabor da pizza napoletana!

A origem da pizza napolitana

O nome “napolitana” faz referência ao lugar onde se originou essa arte nativa da culinária italiana, também conhecida como pizza. Nápoles é a terceira maior cidade da Itália, ficando atrás de Roma e Milão, e é considerada como o berço do sabor mais tradicional da pizzaria, pois foi lá onde a receita foi criada e transmitida entre as famílias por gerações.

Disseminada por todo o mundo, a pizza passou a fazer parte do gosto mundial, e poderia facilmente ser considerada como uma das sete maravilhas do mundo. No entanto, embora seja realmente uma maravilha, ela não poderia ocupar esse lugar por não ser um monumento físico.

Não foi nenhuma surpresa, entretanto, que em 2017 o modo de preparo da pizza napolitana tenha sido declarada como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade da Unesco.

Um dos fatores que contribuíram para essa escolha foi o valor de identidade cultural que essa arte culinária tem para os italianos, pois trata-se de uma técnica transmitida há anos entre as gerações de pizzaiolos italianos e representa uma importante fonte econômica do país.

O Mercado de Pizzas no Brasil

No Brasil, o mercado pizzaiolo foi implementado com muito sucesso. Aqui é possível encontrar do sabor mais tradicional ao mais inovador – ou abrasileirado, já que é uma característica forte dos brasileiros dar aquele “jeitinho” em quase tudo para deixar com a cara do Brasil. Por exemplo, os sabores regionais que carregam a identidade de cada estado, como a pizza à paulista e a pizza de carne seca do nordeste.

Apesar da grande quantidade de pizzarias espalhadas pelo Brasil, não são todas que conseguem oferecer uma pizza de qualidade, principalmente quando se fala do modo tradicional de se fazer pizza, como o originado na Itália.

E foi com o reconhecimento da qualidade na produção dessa arte da culinária italiana que, dentre essas muitas pizzarias brasileiras, a 430º Gradi, cliente do programa consumer, foi eleita como uma das 50 melhores pizzarias napolitanas do mundo.

Então, se você deseja provar o verdadeiro sabor da pizza napolitana preparada em Nápoles, é só passar na 430º Gradi e pedir a sua!

Melhor Sistema para Pizzarias

A pizzaria 430º Gradi utiliza o Consumer – programa para pizzaria para fazer sua gestão, um sistema 100% focado na área da alimentação com milhares de clientes no Brasil.

O Consumer é apontado por muitas pizzarias no Brasil como um dos melhores sistema para pizzarias no seu segmento. Isso porque o sistema tem recursos exclusivos para pizzarias como o Bina, o Identificador de chamadas, o Delivery online por site e aplicativo próprio, o controle de produtos e a ficha técnica de pizzas por diversos tamanhos, entre muitas outras funcionalidades.

 

Patricia Carvalho

Patricia Carvalho

É redatora na Consumer, buscando sempre trazer conteúdo de valor para donos(as) de bares e restaurantes.

2 Comments

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Não é permitido copiar esse conteúdo.