Skip to main content

O planejamento financeiro do seu restaurante é um pilar fundamental para o equilíbrio e para o crescimento do seu empreendimento.

Ela faz parte do plano de negócios e deve ser levada muito a sério, pois qualquer descuido pode significar prejuízos ou até a falência do seu restaurante.

Embora seja tão importante, boa parte de donos(as) de restaurantes não fazem o planejamento financeiro dos seus negócios.

Isso acontece porque há uma crença de que se o negócio é pequeno, então não é necessário ter um planejamento financeiro.

Mas você verá aqui que esse é um grande mito e que, independentemente do tamanho, todo restaurante precisa planejar suas finanças com eficiência.

Assim, para saber como planejar o financeiro do seu restaurante de forma eficaz, seja ele micro, pequeno ou médio, continue lendo!

Teste grátisO Que é Planejamento Financeiro?

Planejamento financeiro trata-se do controle das finanças e pode ser feito em nível pessoal, familiar ou empresarial.

No caso de empresas, envolve gerir o capital de forma inteligente para haver um controle de contas a pagar e a receber a fim de não ficar no vermelho ao final do mês.

Além disso, o planejamento financeiro para empresas permite se organizar para planos de aquisição de equipamentos, expansão do negócio, reformas, entre outros.

Mas, também, é essencial para ter previsões de lucratividade, assim como se preparar para cenários de crises financeiras ou acontecimentos que provoquem instabilidades.

Aliás, a pandemia é um desses acontecimentos e deixou nítido como é extremamente necessário planejar-se para momentos de muitos desafios que pegam todos de surpresa.

Portanto, é uma ferramenta que ajuda a ter conhecimento e controle profundo da situação financeira do negócio. Além de evitar prejuízos devido à desorganização e auxiliar a alcançar metas e resultados.

Como Fazer um Planejamento Financeiro Eficaz em Restaurantes?

Na mesma medida em que é importante planejar o financeiro de um restaurante, pode não ser tão fácil assim colocá-lo na prática. Principalmente quando não se tem as ferramentas certas.

Afinal, é uma tarefa que exige precisão e comprometimento, pois é necessário tomar nota de cada detalhe da movimentação financeira do seu negócio.

Mas, calma, não se assuste. Pode parecer complicado, mas é totalmente possível! Aliás, tudo depende da sua organização em primeiro lugar.

Assim, algumas dicas primordiais para planejar as finanças do seu restaurante com eficiência são:

  • Separar as finanças pessoais das finanças do restaurante
  • Categorizar os gastos fixos e os variáveis
  • Controlar todas as movimentações, tais como contas a pagar, despesas e sangrias
  • Fazer uma reserva financeira de emergência
  • Definir prioridades e metas
  • Fazer diversas projeções de cenários
  • Se possível, contratar um contador

 Entretanto, existem formas mais fáceis e ágeis para ajudar você a se organizar financeiramente que toma menos o seu precioso tempo.

E aqui, vamos mostrar como o Consumer pode facilitar o planejamento financeiro do seu restaurante!

Automação do Planejamento Financeiro com o Consumer: Recursos e Soluções Financeiras para Restaurantes

Automatizar o planejamento financeiro do seu restaurante fará com que ele se torne ainda mais eficiente e diminua os riscos de erros nas contas.

Por isso, ao escolher um sistema de gestão para o seu restaurante, escolha um que ofereça recursos para a automação da gestão de finanças.

Assim, você não perde tempo com retrabalho e ganha mais eficiência nos processos do seu dia a dia. 

Por exemplo, o Consumer tem um módulo inteiro do sistema só com recursos para simplificar as operações financeiras nos restaurantes.

Com ele, você pode abandonar as planilhas em que você precisa registar manualmente cada movimentação financeira.

Isso porque os recursos e soluções do Consumer automatizam a maior parte dos processos de gestão financeira do seu restaurante. E é sobre eles que vamos falar agora.

Conheça:

  • Cadastrar contas a pagar e despesas

No Consumer, é possível cadastrar no próprio sistema todas as contas a pagar do seu restaurante, por exemplo: 

  • Aluguel
  • Contas de luz
  • Contas de água
  • Internet
  • Compras com fornecedores, etc.

Ainda dá para criar repetições das contas que são fixas, ou seja, aquelas que você paga todo mês. Por exemplo as parcelas de um equipamento que adquiriu ou até mesmo o aluguel do salão.

Além disso, você pode cadastrar despesas, isto é, contas que surgem no dia a dia de forma inesperada e você precisa pagá-las. É o caso de manutenções emergenciais.

Após cadastradas, o sistema reúne e mostra todas as contas em uma tela com o seu respectivo status: paga, não paga e atrasada.

Assim, você consegue manter um controle rigoroso da movimentação financeira no seu negócio e planejar melhor suas contas.

Confira como cadastrar contas a pagar e despesas no Consumer com Manual Online clicando aqui.

Verifique todas as suas contas em uma só tela.

  • Controle de operações de caixa

O controle de caixa é uma das operações diárias mais fundamentais em um restaurante. Afinal, é ali que há a maior movimentação financeira do negócio.

Por isso, é preciso ter um controle restrito e bem feito dessas movimentações para evitar diferenças de caixa no final do expediente.

Assim, em vez do velho e ultrapassado caderninho de anotação, no Consumer você faz a abertura e fechamento de caixa automatizada no próprio sistema de gestão.

Por lá, é possível registrar todos os recebimentos e até sangrias, além de consultar o histórico do caixa de todos os usuários registrados.

No momento da conferência do caixa, o próprio Consumer soma os valores de maneira automática e o responsável só precisa conferir se os valores informados correspondem.

  • Conta corrente (Controle de vendas no fiado)

Embora não seja tão comum quanto antes, alguns bares e restaurantes vendem fiado para os seus clientes. 

Assim, eles precisam de um controle rígido para saber quanto e quem deve.

Por isso, o Consumer criou o recurso Conta Corrente com o qual é possível ter um sistema de controle das vendas no fiado por cada cliente, como se fosse uma conta mesmo.

Dessa forma, não será mais necessário anotar as vendas no fiado em cadernetas e correr o risco de perder e ficar no prejuízo.

Relatórios do seu restaurante no Consumer.

  • Relatórios financeiros

Nada melhor para planejar o financeiro do seu restaurante do que gráficos e relatórios que demonstram os dados reais do seu negócio.

Assim, no módulo Meu Negócio, você consegue ter acesso ao balanço financeiro das receitas e despesas do seu negócio em intervalos de período que desejar:

  • Diário
  • Semanal
  • Mensal 
  • Anual

Ele também gera informações e indicadores importantes como:

  • Faturamento
  • LTV (Lifetime Value ou, em tradução livre, valor do ciclo de vida do cliente)
  • Número de clientes atendidos
  • Ticket médio
  • Recebimentos
  • Contas a pagar do dia, em aberto e vencidas
  • Caixas abertos
  • Produtos com estoque baixo

O Consumer também gera o relatório DRE, isto é, a  Demonstração do Resultado do Exercício do restaurante e um resumo financeiro simplificado do seu negócio. 

Confira quais são e todos os detalhes sobre os relatórios financeiros do Consumer para o seu restaurante clicando aqui.

  • Consumer Connect

O Consumer Connect é uma solução que vai transformar o planejamento financeiro do seu restaurante de uma forma nunca antes vista por você.

Esse módulo reúne todas as informações financeiras sobre o seu restaurante em tempo real. Além disso, você pode acessá-las por notebook, tablet e celular a qualquer momento do seu dia.

Ele gera relatórios, gráficos e indicadores sobre o seu faturamento, vendas, pagamentos, estoque, curva ABC, produtos mais e menos vendidos, entre outros.

Assim, você poderá planejar novas aquisições para o seu restaurante, criar promoções estratégicas e tomar decisões e se planejar com base em dados reais do seu negócio.

Acompanhe o seu financeiro em tempo real com o Consumer Connect.

Consumer é o Sistema para Restaurantes mais Completo do Brasil

O Consumer é o sistema para restaurantes com recursos e soluções mais completas para descomplicar a gestão de bares e restaurantes.

São mais de 10 anos de experiência no mercado e mais de 30 mil restaurantes no Brasil usando as soluções Consumer.

Você também pode ter o Consumer no seu restaurante hoje mesmo e conhecer na prática todas essas soluções apresentadas aqui, sem nenhum compromisso.

Faça um teste gratuito no seu restaurante com o Consumer e profissionalize seu restaurante com o sistema de gestão que faz você crescer.

Experimente grátis!

Patricia Carvalho

Patricia Carvalho

Formada em Letras pela Unesp, possui cursos na área de produção de conteúdo, Copywriting e SEO. É redatora na Consumer, buscando sempre trazer conteúdo de valor para donos(as) de bares e restaurantes.

4 Comments

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.