Tirar os planos do papel e abrir um estabelecimento é um grande passo na vida de todo(a) empreendedor(a).
Entretanto, nem todos(as) colocam, de fato, esses planos no papel, deixando de fazer o plano de negócio.
Este é um erro comum de quem está começando a empreender: não realizar o planejamento prévio do próprio negócio.
Mas, essa falta de planejamento pode gerar muitos prejuízos para um negócio. Inclusive (e principalmente) o fechamento precoce do estabelecimento.
Isso porque muitos acreditam que confiar na própria intuição ou elaborar o plano apenas de cabeça é suficiente para dar certo.
Contudo, abrir um negócio envolve muito planejamento, não é só ter uma ideia de negócio em mente.
Por isso, é necessário ter em mãos um documento detalhado que oriente o passo a passo para alcançar seus objetivos.
Esse artigo é para você que quer entender:
- O que é um plano de negócio
- Qual a Importância de Fazer um Plano de Negócio para Restaurantes?
- Passo a Passo de Como Fazer um Plano de Negócio para Restaurantes
Boa leitura!
O Que é um Plano de Negócio?
Plano de negócio, também conhecido como plano empresarial, é um documento detalhado que descreve e analisa a viabilidade de uma empresa.
Com ele, realiza-se uma simulação:
- Dos resultados
- Da lucratividade
- De possíveis prejuízos
- Do modelo de negócio que se deseja implementar.
O ideal é que a elaboração do plano seja feita antes da abertura do negócio. Entretanto, dá para fazer depois de aberto também.
Além de ser usado para o planejamento, o documento também é eficiente para criar metas de curto e longo prazo para o sucesso do negócio.
Assim, também auxilia a planejar e acompanhar os resultados da criação e implementação de novos produtos ou serviços.
Portanto, elaborar o plano de negócio do seu restaurante é uma forma eficiente de aprofundar o conhecimento e refletir sobre o seu empreendimento em detalhes.
Com ele, você tem em mãos informações sobre todos os aspectos do seu negócio, sobre o mercado, sobre a concorrência e sobre o seu público alvo.
Tais informações são fundamentais para o empreendedor tomar decisões estratégicas, como expansão de mercado ou soluções para momentos de crise.
Qual a Importância de Fazer um Plano de Negócio para Restaurantes?
O Plano de Negócio exerce um papel fundamental para a gestão de um restaurante. Afinal, é ele que fornece a base e instrui o caminho para se gerenciar a empresa.
É a principal forma de:
- Organizar ideias
- Orientar a expansão da empresa
- Apoiar a gestão
- Facilitar a comunicação interna e externa
- Além de captar recursos e parcerias.
Basicamente, funciona como uma “bola de cristal” que antecipa o futuro do negócio e prepara o empreendedor para encarar todas as situações. Sejam elas positivas ou caóticas.
Além de ajudar a alinhar todos os processos e mostrar os pontos fortes e fracos do negócio.
Passo a Passo de Como Fazer um Plano de Negócio para Restaurantes
O processo de elaboração do planejamento da empresa é bastante similar ao de um dossiê.
Isso porque o arquivo deve conter todos os dados e documentos que dizem respeito ao restaurante que se pretende abrir.
Entretanto, existem alguns elementos que são essenciais no planejamento deste documento. Abaixo, iremos falar sobre cada um deles.
Conheça a estrutura do modelo de Plano de negócio passo a passo:
1. Sumário executivo
O sumário executivo é a primeira parte do plano de negócio. Trata-se da apresentação e do resumo do documento que guiará o empreendedor.
Nele, deve constar a organização estrutural do arquivo, como em um sumário de livro, assim como os principais aspectos de cada parte do planejamento.
Por isso, é recomendado que ele seja escrito apenas quando o plano estiver pronto.
Além disso, o sumário deve apontar as principais informações sobre o negócio, tais como a missão, a localização, o segmento de clientes, etc.
As principais características que o sumário deve apresentar são:
- Clareza e objetividade
- Ser escrito de forma que desperte o interesse de quem o lê
- Demonstrar profissionalismo
- Ressaltar as conclusões
- Proporcionar a visualização geral do plano
2. Pesquisa de Mercado
Sem clientes, nenhum negócio sobrevive. Muito menos consegue virar realidade.
Assim, a análise de mercado é extremamente importante para descobrir e definir o perfil do seu público alvo e saber como atendê-los da melhor forma.
Além disso, a pesquisa de mercado também auxilia a traçar um panorama amplo dos seus concorrentes.
Dessa forma, ela fornece base para que você conheça a concorrência e crie diferenciais para se destacar dela.
Em especial, o que será necessário ter em seu restaurante para que o cliente escolha o seu estabelecimento em vez do concorrente.
Outro elemento importante são os fornecedores. Com acesso aos dados da pesquisa, você pode avaliar e comparar preço, qualidade e prazo de entrega dos fornecedores.
A pesquisa e análise de mercado também orienta as estratégias de marketing, vendas e precificação do seu produto ou serviço.
Aspectos como a localização e horário de funcionamento, por exemplo, também são estabelecidos a partir dos resultados obtidos na pesquisa.
Portanto, a pesquisa e análise de mercado é uma parte fundamental do planejamento que não pode deixar de ser feita em hipótese alguma.
3. Plano de Marketing
O plano de Marketing é a etapa em que as estratégias de divulgação do restaurante, produto ou serviço são planejadas.
Aqui, define-se quais tipos de canais serão utilizados para alcançar os clientes e fortalecer a marca, criando uma identidade personalizada e marcante.
Também é analisado quais valores serão propagados pela empresa, o que envolve sua missão e visão de negócio.
Além disso, detalha-se o perfil do público alvo do restaurante, as regiões em que atuará, os canais de vendas e as entregas, caso seu restaurante opte pelo Delivery.
4. Plano Operacional
Nesse passo, faz-se a descrição de como o produto ou serviço será produzido e ofertado em seu restaurante.
Aqui, todos os processos operacionais de produção, execução e venda são descritos em detalhes:
- Os recursos e materiais utilizados
- O tempo para realizar
- O número de funcionários necessários
Por isso, produzir um fluxograma de processos pode ser um grande e ótimo aliado do planejamento. Afinal, ele ajudará a mapear e otimizar os processos, identificar retrabalhos e eliminá-los.
Além de contribuir para saber o que fazer para que tais processos se tornem mais ágeis e simples. Como a implementação de um sistema de gestão.
Outro elemento é a planta do estabelecimento físico, pois você pode usá-la para dividir o espaço de acordo com cada setor.
Isso facilitará a distribuição dos equipamentos e funcionários.
Por exemplo, no caso de um restaurante, o espaço poderá ser dividido entre salão de atendimento, balcão/caixa, escritório e cozinha.
A partir de todas essas previsões, você terá uma estimativa da capacidade de produtividade do restaurante.
Assim, o plano operacional é essencial para a potencializar a funcionalidade do estabelecimento, sobretudo para negócios na área da alimentação.
5. Plano Financeiro
O penúltimo passo é o plano financeiro. É ele quem dará o resultado final e mais importante: a viabilidade do restaurante.
Nesse ponto, calcula-se o investimento necessário para abrir e tirar o projeto de negócio do papel de maneira sistemática.
Por isso, todos os investimentos e custos pós-operacionais devem ser projetados e levados em consideração.
Inclusive – e principalmente – o capital de giro.
Todos estes são exemplos de custos e investimentos a serem considerados:
- Sistema de gestão
- Embalagens
- Utensílios
- Estoque de matéria prima
- Equipamentos
- Móveis
- Aluguel
- Reformas necessárias e os custos com a papelada.
Ao final, você terá nas mãos um demonstrativo de resultados, envolvendo despesas e receitas, avaliando se o restaurante irá operar com lucro ou prejuízo.
Assim, será possível avaliar se o negócio vale a pena ou não para o empreendedor.
6. Análise de cenários e avaliação plano
Com o plano de negócio pronto, é hora fazer as últimas análises antes de colocá-lo em prática.
Entra em ação, então, a análise de possíveis cenários e a avaliação do planejamento do seu negócio.
Projete cenários positivos e negativos no seu ramo e tenha planos A, B e C para todos as situações.
Plano de Negócios Sebrae – Parceiro Consumer
O Consumer é parceiro do Sebrae no projeto Alimentação Fora do Lar.
Realizamos eventos voltados para empreendedores do ramo da alimentação em parceria com o Sebrae.
Assim como o Consumer, o Sebrae auxilia pequenas e médias empresas no setor alimentício a crescerem de forma saudável e competitiva.
Por isso, para você se aprofundar ainda mais no plano de negócios, recomendamos este PDF com um modelo de plano de negócios gratuito do Sebrae.
Planejamento Financeiro Prático, Online e em Tempo Real
O Consumer entende bem das necessidades dos negócios na área da alimentação.
Sabemos que “quem não mede, não gerencia”, como disse Joseph M. Juran, famoso consultor de negócios.
Por isso, criamos o Consumer Connect: uma solução com relatórios, gráficos e indicadores de desempenho importantes para acompanhar os resultados do seu restaurante.
E tudo isso pode ser acessado a partir de um notebook, celular ou tablet, online, a qualquer momento em tempo real!
Os dados ficam armazenados em nuvem e você não corre o risco de perdê-los.
Você pode conhecer na prática o Connect e o Consumer usando no seu restaurante sem nenhum compromisso.
26 Comments