Saber e ter estratégias de como montar o cardápio do seu restaurante é fundamental para despertar o desejo de compra do cliente.
Isso porque um cardápio pode tanto atrair quanto espantar clientes.
E tal regra aplica-se a todos os modelos de cardápio: impresso, digital, online em aplicativos e quaisquer outros.
O design e a estética do cardápio influenciam muito a trajetória de compra do cliente.
Assim, elementos como fotos, descrições e cores são de extrema importância na hora de desenvolvê-lo.
Mas a disposição e organização dos produtos também precisam ter um lugar de destaque.
Principalmente quando se trata do cardápio online.
Por isso, neste artigo vamos falar sobre:
- Por que Montar o Cardápio Online do seu Restaurante ou Delivery em Categorias?
- Principais Motivos Para Dividir seu Cardápio Online em Categorias
- Como Montar o Cardápio em Categorias no Aplicativo ou Site Delivery?
- Crie um Cardápio Online Grátis com Categorias de Produtos no MenuDino
- Quais tipos de categorias você pode criar?
Continue lendo para ficar por dentro desse assunto importante para donos e donas de restaurantes!
Por que Montar o Cardápio Online do seu Restaurante ou Delivery em Categorias?
Montar um cardápio pode parecer simples.
No entanto, essa tarefa é mais complexa do que se mostra ser.
Por exemplo, de acordo com estudos da psicologia do design, há certos gatilhos que são usados no cardápio para fazer o cliente gastar mais.
São estratégias que, de modo inconsciente, influenciam o emocional do consumidor.
Dessa maneira, conseguem induzir o cliente a consumir mais.
O resultado é que o ticket médio e o faturamento do estabelecimento aumentam consideravelmente.
Portanto, já deu para notar que não se trata apenas de inserir os pratos servidos em seu restaurante em uma lista sem qualquer preocupação.
O cardápio é uma parte de extrema importância para o seu negócio.
Por isso, é preciso dedicar tempo, atenção e investimento em sua elaboração!
Veja agora os principais motivos para organizar seu cardápio online em categorias.
Principais Motivos Para Dividir Seu Cardápio Online Em Categorias
Alguns cardápios online não possuem nenhuma organização em sua estrutura.
Simplesmente, coloca-se todos os produtos em sequência e o cliente vai passando um por um para encontrar o que deseja.
Por outro lado, dividir os produtos por categorias é uma forma de organizar que garante um visual harmônico ao cardápio.
Confira abaixo outros motivos pelos quais você deve montar seu cardápio online em categorias!
1. Escaneabilidade do Cardápio
Escaneabilidade é a forma como o cliente faz a leitura do seu cardápio.
Ou seja, ao abrir o seu cardápio online e “escaneá-lo com os olhos”, seu cliente consegue ter uma boa visão das opções?
Ou é a leitura complicada, desorganizada, tudo misturado, sem nenhuma classificação?
Se a segunda opção for a resposta, você pode perder vendas por isso!
Criar categorias de produtos vai ajudar a otimizar a escaneabilidade do cardápio.
2. Facilidade para Localizar
A facilidade para localizar um prato ou bebida no cardápio também está conectada com a escaneabilidade.
Vamos supor que o cliente vai pedir um lanche específico, quanto tempo ele demora para localizá-lo em seu cardápio?
Se o tempo for longo, ele pode desistir da compra!
Mas se o cardápio estiver dividido por categorias, será rápido e fácil de encontrar.
3. Evita o “Paradoxo da Escolha”
Um cardápio sem categorias pode provocar o que se chama de “paradoxo da escolha”.
Isso acontece quando um cardápio tem muitas opções de escolha de uma vez só, sem classificação das opções.
Os clientes se sentem pressionados e estressados para fazer sua escolha, podendo até desistir do pedido.
4. Experiência do cliente
A experiência do cliente com o cardápio online deve a melhor possível.
A dificuldade de encontrar um produto afeta a experiência do cliente de forma negativa.
Por isso, você deve criar categorias para facilitar a trajetória de compra do cliente e fazer com ele que tenha uma boa experiência no seu restaurante.
Como Montar o Cardápio em Categorias no Aplicativo ou Site Delivery?
Nem todos os cardápios online oferecem a opção de criar categorias.
Mas no MenuDino, além das categorias, você pode ter um cardápio online gratuito para o seu restaurante!
Veja como é simples:
Crie um Cardápio Online Grátis com Categorias de Produtos no MenuDino
Seu restaurante pode ter um cardápio online sem pagar nada.
E ainda terá um site Delivery para receber pedidos pelo WhatsApp totalmente gratuito.
Mas se o seu restaurante já é um negócio de sucesso, ele já pode investir em ter um aplicativo próprio!
Com o MenuDino, é possível criar categorias de forma muito fácil no cardápio do site ou do aplicativo.
Com apenas alguns cliques, você poderá criar e editar a categoria que precisar!
Para saber como criar um cardápio online Grátis no MenuDino, clique aqui!
Quais Tipos de Categorias Você Pode Criar no Cardápio Online do MenuDino?
Você pode criar qualquer tipo de categoria no cardápio Online do MenuDino.
Tudo depende do seu segmento e do tipo do seu restaurante.
Mas tenha cuidado, crie somente as categorias que forem necessárias para o seu cardápio.
Nada de exageros!
Caso contrário, o resultado será oposto ao esperado.
Aqui vão algumas dicas de categorias que você pode criar:
- Almoço
- Jantar
- Pratos vegetarianos/veganos
- Bebidas
- Sobremesas
- Promoções
- Combos
São muitas as opções.
Você deve decidir entre aquelas que mais fizerem sentido para o seu restaurante!
Seu Restaurante Merecer Ter o Próprio Aplicativo de Delivery Livre de Cobrança de Taxas sobre os Pedidos!
Com você viu até aqui, montar o cardápio Online com categorias é uma boa forma de oferecer qualidade no atendimento aos seus clientes.
Para potencializar ainda mais, você deve contar com uma empresa que ofereça o melhor cardápio online para o seu restaurante.
O Programa Consumer é essa empresa!
No mercado há 10 anos, focamos nas necessidades dos donos e donas de restaurantes.
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