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Programa de Fidelidade: Pontos Fidelizando Clientes

By fevereiro 27th, 202312 Comments

Agora, mais do que nunca, é imprescindível fidelizar a clientela do seu restaurante.

Promoções com esse objetivo são essenciais, principalmente em um momento de baixa de vendas.

Existem diversas maneiras de fazer isso.

Nesse artigo, o foco é na maneira mais popular e, talvez, a mais simples: Programas de Fidelidade.

O Que é o Programa de Fidelidade?

O Programa de Fidelização é muito comum em grandes restaurantes e franquias.

E não é à toa: promoções assim funcionam, muito bem.

Neles, o cliente faz o acúmulo de pontos ou carimbos que podem ser trocados por recompensas ou descontos nas próximas compras.

Elas são ótimas maneiras de garantir espaço frente à concorrência.

Afinal, o cliente sempre irá preferir comprar onde eles também ganhem algo com isso!

O objetivo principal desse tipo de promoção envolve a relação cliente-restaurante.

Para Quê Serve uma Promoção com Pontos e Carimbos?

Um Programa de Fidelidade pode ser a solução para fidelizar clientes e, até, atrair novos.

Porém, seu objetivo principal é garantir regularidade.

Pense no relacionamento entre cliente e restaurante como uma troca.

O Valor x O Preço

Quando compramos algo, pensamos nos benefícios que aquilo oferece e, a partir disso, atribuímos um valor ao produto ou serviço.

Para ser interessante ao cliente, o preço pago pelo produto deve ser proporcional ao valor atribuído a ele.

O cliente é quem decide se o produto realmente vale o dinheiro que ele está pagando, comparando o valor atribuído com o preço cobrado.

Quando o cliente percebe que está em vantagem ao comprar em um estabelecimento – isto é, se o produto, para ele, vale mais do que está sendo pago – ele sempre irá preferir por ele.

Quando o cliente pensa em comprar algo, ele considera os benefícios que pode receber do produto ou serviço. Programas de Fidelidade podem ajudar com isso.

Estabelecimentos que garantem isso têm grande vantagem competitiva.

Afinal, oferecer brindes é como se o cliente ganhasse algo de graça, e quem não adora isso?

Porém, é importante levar em consideração que não, a recompensa não é gratuita.

E para entender como fazer parecer que é para o cliente, é necessário entender quais são os tipos de programas de fidelização e como cada um funciona.

Quais São os Tipos de Programas de Fidelidade?

Existem dois tipos de programa de fidelidade, que funcionam de maneira parecida.

1. Programa de Fidelidade com Pontos

Conforme o cliente fazer compras, ele acumula pontos sob seu nome.

Depois de acumular um número determinado de pontos, ele pode trocar por um produto selecionado pelo estabelecimento.

Nesse modelo, o número de pontos acumulados geralmente é proporcional ao consumo do cliente.

Por exemplo, quando o cliente consome um hambúrguer, ele ganha 1 ponto, quando consome dois, 2 pontos, e assim por diante.

Assim, o cliente pode até se sentir mais encorajado a comprar mais em uma única visita ao restaurante.

Por isso, esse modelo de promoção é muito bom para o aumento do ticket médio.

Entretanto, simultaneamente, o tempo que o cliente leva para receber a recompensa depende muito dele mesmo.

Isso pode ser um problema para o restaurante.

Já que, como mencionamos, a recompensa não é gratuita. É o próprio restaurante que deve “pagar” por ela. 

A ideia é que o gasto com a recompensa seja menor do que o lucro com o aumento das vendas.

Portanto, deve haver um certo controle sobre as recompensas para que não causem mais gastos do que ganhos.

2. Programa de Fidelidade por Carimbos

Mantendo algumas semelhanças com o outro tipo de promoção, esse é um pouco mais controlado e é bem mais comum.

Em Programas de Fidelidade por carimbos, o cliente recebe um “carimbo” ou uma sinalização em sua conta no restaurante sempre que fizer uma compra lá.

Depois de um número de carimbos acumulados, o cliente poderá receber um brinde.

Ainda, é possível determinar que os carimbos só sejam acumulados na compra de um determinado produto.

Por exemplo, uma lanchonete pode contar um carimbo para o cliente apenas se for feita a compra de uma cerveja.

Assim, depois de 10 cervejas, em dias diferentes, o cliente poderá ganhar mais uma de graça.

Portanto, nessa promoção, é mais fácil controlar o número de recompensas que são recebidas.

Dessa forma, o programa por carimbos é mais efetivo para quem procura fidelizar clientes.

Isto é, ele é uma ótima maneira de incentivar os clientes que você já tem a retornar e comprar novamente.

Programas de Fidelidade tem como foco a regularidade, que proporciona aos cliente e a você benefícios.

Agora que você já sabe como funcionam essas promoções, consegue descobrir qual a melhor para você.

No entanto, ainda permanece um questionamento: programas de fidelização são para qualquer negócio?

Qualquer um Pode Trabalhar com Esse Tipo de Promoção?

Fazer uma promoção como essa requer um investimento, por menor que seja.

Afinal de contas, a recompensa deve ser entregue quando o cliente cumprir com os requisitos.

O ideal é que o lucro que vêm do aumento das vendas seja maior do que o gasto com as recompensas.

Por isso, basta saber qual recompensa oferecer para evitar prejuízos e ser capaz de trabalhar com promoções do tipo.

Agora, confira como fidelizar os clientes com uma promoção e, ainda, como escolher a recompensa.

Como Fidelizar a Clientela com um Programa de Fidelidade?

Antes de começar seu próprio Programa de Fidelidade, você precisa saber como aproveitar o melhor dele e atingir o máximo de clientes possível.

1. Conheça os Hábitos dos Clientes

O que seus clientes buscam no seu estabelecimento?

Qual o item mais pedido do seu cardápio?

Se você atrelar uma promoção aos pedidos desse ítem, é possível que os pedidos se tornem mais frequentes.

2. Escolha a Recompensa

Para escolher o brinde, deve-se levar em consideração:

  • O custo dessa recompensa não pode ultrapassar o lucro estimado da promoção;
  • Se ela é interessante para os clientes;
  • Se ela se equilibra entre não ser tão custosa, mas também não é irrelevante aos clientes, de maneira que não os incentive a consumir mais.

3. Pense Bem em Como Divulgar

A divulgação é essencial para fazer com que os clientes estejam cientes da sua nova promoção.

Deixe claro como o cliente pode participar da promoção, isto é, consumir algo no estabelecimento ou fazer um pedido.

Também ofereça um canal de contato para esclarecimento de informações sobre a promoção.

Divulgação e controle são essenciais para funcionamento dos programas de fidelidade.

4. Deixe as Regras Claras

As regras básicas devem estar claras desde o princípio. 

Diga como participar, qual é a recompensa e como fazer pedidos ou encontrar o restaurante.

Qualquer dúvida pode ser desmotivadora para clientes novos e antigos.

5. Mantenha o Controle

Como manter o controle sobre o consumo de cada cliente?

Até um certo número de pessoas, é possível manter o registro manualmente.

Mas, depois de uma quantidade é improvável que esse registro se mantenha sem erros.

Por isso, você precisa de um sistema fácil e prático para oferecer essa e outras promoções.

Clique aqui e entenda como é fácil ter controle sobre promoções de fidelidade no seu restaurante.

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Letícia Gama

Letícia Gama

Formada em Letras pela UNESP. Atualmente Analista de Marketing na Consumer, sistema para restaurantes com melhor custo benefício. Certificada pelo Google e em constante estudo em busca das melhores práticas do Marketing Digital.

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