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Quais São os Principais Tipos de Embalagens?

By março 20th, 202314 Comments

É no momento em que o cliente coloca os olhos sobre a sua embalagem que ele define a primeira opinião sobre o seu estabelecimento e seu produto. 

Essa opinião pode perdurar por muito tempo.

Por isso, é importantíssimo conhecer os tipos de embalagens e como torná-las mais especiais. 

Dessa forma, a experiência do seu cliente se tornará muito mais personalizada e a primeira impressão que seu restaurante causará será muito melhor.

É preciso saber usar a embalagem de forma que valorize o produto e a marca. Nós vamos te ensinar a fazer isso hoje. 

Por que escolher bem as embalagens é importante?

A embalagem é a primeira e a mais crucial peça na consolidação da sua marca e produto.

Elas são muito mais do que um simples recipiente, é preciso estar consciente do o impacto visual que elas carregam.

Imagine que você trabalha em uma empresa com uma copa onde muitas pessoas fazem refeição.

Você, ao entrar nessa copa com muita fome e sentindo um cheiro maravilhoso, vê duas pessoas à mesa com diferentes embalagens, muito parecidas com as imagens abaixo:

Qual você acredita que chama mais atenção? 

Colocando-se no lugar do cliente, fica fácil repensar o tipo de embalagem que você usa no seu estabelecimento.

E lembre-se: mesmo se o seu produto já for mais parecido com o representado à esquerda, é sempre possível melhorar.

Quando as embalagens levam o logo do seu restaurante, todos que estão por perto do cliente poderão ver de onde veio aquele pedido.

Quando sua embalagem carrega sua identidade visual ela carrega uma ideia sobre seu estabelecimento.

Quais são os tipos de embalagens para alimentos?

Agora que você já sabe que é preciso oferecer embalagens práticas e de qualidade para seus clientes, confira os principais tipos de embalagens, suas vantagens e desvantagens:

1. Isopor

As embalagens de isopor são muito usados por marmitarias e lanchonetes para fazer seu delivery. 

É o material de embalagem de comida mais comum no Brasil por contar com algumas vantagens:

  • Conserva muito bem a temperatura dos alimentos;
  • São de baixo custo;
  • Podem servir para diversos tipos de comida.

Por outro lado, elas também contam com desvantagens:

  • Não fecham muito bem quando muito cheias;
  • As impressões de logos sobre o isopor não ficam muito boas;
  • Podem abrir no transporte;
  • É mais difícil fazer a reciclagem delas;
  • Exigem sacola ou caixa maior para facilitar o transporte.

2. Plástico

Esse tipo é muito utilizado também por marmitarias, restaurantes de comida japonesa e docerias. Confira as vantagens das embalagens de plástico:

  • Fecham com mais facilidade;
  • Logos e impressos podem ser colados como adesivos nelas, tornando-as mais visualmente agradáveis;
  • Aquelas transparentes mostram o produto por onde o cliente andar;
  • Por conta de comporem pacotes mais bonitos, são melhores para presentes.

Existem menos desvantagens para esse material:

  • São um pouco mais caras do que as de isopor;
  • Também exigem sacolas para torná-las mais práticas de transportar;
  • Também exigem maior esforço para reciclar.

Tipos de embalagens de plástico utilizadas pelo Cliente Consumer Vida Leve Gourmet de Teresina.

3. Laminadas

Essa é outra alternativa para marmitarias, restaurantes de comida saudável e rotisseries.

Algumas vantagens das embalagens laminadas:

  • Conservam mais e protegem contra a umidade;
  • São barreiras mais efetivas do que filmes plásticos quando se trata de agentes que possam contaminar o alimento (cheiros, sujeiras no ar, produtos químicos que possam entrar em contato com a sacola, entre outros);
  • Tem um apelo visual melhor do que o isopor;
  • A tampa de papel cartão pode ser impressa com o logo do restaurante;
  • Conserva-se melhor a temperatura e frescor do alimento;

Algumas desvantagens:

  • Também exige sacola, pois ela pode ficar muito quente, a depender do que está dentro;
  • São mais caras do que o isopor;
  • São menos firmes, podendo ser abertas por acidente no transporte.

4. Papelão e Papel

Embalagens de papel costumam passar uma ideia de auxílio ao meio ambiente, praticidade e, até mesmo, valorização. 

Isso por si só já é uma vantagem, mas existem várias outras:

  • Facilitam o transporte;
  • São facilmente recicláveis;
  • São mais baratas;
  • Podem ser completamente personalizadas a um custo muito baixo;
  • São mais leves;
  • Mais higiênicas;
  • Servem para armazenar qualquer produto.

As desvantagens se limitam a:

  • São pouco resistentes a peso, portanto é preciso usar o tamanho adequado ao seu produto;

O Cliente Consumer Mr. Beef, com unidades em Mirassol e São José do Rio Preto, utiliza embalagens de papel personalizadas.

Como escolher a melhor embalagem para seu produto?

Com esse conhecimento sobre os diversos materiais de embalagens confira 4 passos simples para escolher a melhor para seu negócio:

  1. Primeiro Passo: Pense na apresentação do produto. Se será mais rústica ou delicada, as cores e onde será inserido seu logo. Ao decidir isso, pense no público alvo do seu restaurante o que ele gostaria.
  2. Segundo Passo: Como será feito o transporte? Será que o entregador estará sujeito ao clima, as chuvas? Sua embalagem deve resistir a tudo isso.
  3. Terceiro Passo: Acima de tudo, a embalagem deve ser prática para abrir e fechar, nada de selos extremamente complicados.
  4. Quarto Passo: Faça testes. Não encomende muitas sacolas ou caixas de uma única vez. Teste a reação dos clientes e modifique as embalagens conforme percebe consequências negativas. Isso evita prejuízos e problemas no futuro.

Prontinho! Seguindo esses passos, será muito mais fácil decidir a melhor embalagem para seu produto, enquanto espalha a marca do seu restaurante pela cidade.

Se você trabalha com delivery, não pode ficar sem um sistema que integra caixa, atendimento à mesa, delivery e até mesmo a rota do entregador!

O Consumer faz tudo isso e muito mais. Se você quer total controle sobre seu restaurante, o Consumer é para você.

As embalagens são muito mais importantes do que pensamos

Nesse artigo, vimos como é importante ter uma embalagem que leve o logo do restaurante, bem como sua identidade visual.

Afinal, o cliente deve se sentir bem recebendo um produto do seu estabelecimento.

Se você trabalha com delivery e quer melhorar as opiniões dos clientes, você precisa de um sistema que integre delivery com as movimentações do caixa, com a produção da cozinha e até controle de estoque.

Veja essa integração funcionando com os Clientes Consumer que são Super Restaurantes aqui.

O Consumer é pensado exclusivamente para estabelecimentos como o seu, e trabalha unicamente para ajudá-lo a crescer e oferecer o melhor atendimento possível, da forma mais eficiente possível.

É por isso que o Consumer ajuda a evitar retrabalho, erros nas entregas e na preparação e, ainda, apresenta todas as movimentações financeiras para você, onde você estiver.

O melhor de tudo é que você pode testar gratuitamente, sem medo, por 15 dias. 

O Consumer é pensado para auxiliar estabelecimentos na área da alimentação a crescer.

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Com certeza você está precisando de uma mãozinha no seu restaurante, o Consumer está aqui para te ajudar no que você precisar, com uma equipe pronta para te atender.

Teste e confira.

Letícia Gama

Letícia Gama

Formada em Letras pela UNESP. Atualmente Analista de Marketing na Consumer, sistema para restaurantes com melhor custo benefício. Certificada pelo Google e em constante estudo em busca das melhores práticas do Marketing Digital.

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