Quanto Custa Montar o Delivery de um Restaurante?

Quanto custa montar o delivery de um restaurante que já existe com atendimento físico?

É possível fazer isso e competir com outros restaurantes que já estão no cenário há mais tempo?

A procura por soluções para passar pela crise advinda da pandemia mundial cresce a cada dia.

Os donos de negócios da alimentação tem voltado seus esforços ao delivery.

Entretanto, muitos não conhecem esse mundo e como ele funciona. 

Assim, acabam sendo ultrapassados por restaurantes que já oferecem delivery há muito tempo ou que já conhecem muito da área antes de sequer participar dela.

Para se destacar no delivery e vencer a concorrência, é preciso conhecer o terreno antes de aventurar nele.

Hoje falaremos um pouco sobre o que você precisa para começar a oferecer delivery no seu restaurante.

Confira: 

  • Quanto custa montar o delivery do seu restaurante;
  • Se vale a pena o investimento;
  • Qual a melhor maneira de trabalhar com delivery;
  • Como funciona o pagamento online do delivery;
  • E quanto custa ter um site e aplicativo.

Quanto Custa Montar um Delivery?

1. Embalagens

É importante usar embalagens que, ao mesmo tempo, conservam a integralidade do alimento, são bonitas e levam a marca do restaurante.

Aquelas com maior custo-benefício costumam ser as de papel e plástico. 

Confira aqui mais sobre tipos de embalagens e como decidir a melhor para seu caso.

2. Colaboradores Especializados

É preciso saber treinar ou contratar quando começamos um novo negócio.

O mesmo vale no momento de expandir seu negócio.

Treine bem os profissionais responsáveis, pois um bom atendimento é crucial para o seu sucesso. 

Um treinamento pode sair quase de graça e evita prejuízos futuros.

O treinamento correto da equipe é essencial para montar um delivery de qualidade.

3. Entregadores

Lidar e contratar entregadores é um assunto muito complexo. 

Confira nesse artigo como lidar com entregadores e quais são suas opções ao contratá-los.

O custo pode ser minimizado quando a taxa de entrega é cobrada do cliente, mas isso também pode reduzir as vendas.

4. Área de Entrega

Saiba escolher bem a sua área de entrega. 

Para isso, considere:

  • O custo do entregador (que pode variar por quilometragem);
  • O tempo que pode levar para chegar em determinadas regiões;
  • A integridade dos alimentos nesse tempo.

5. Divulgação

Seus clientes precisam saber que seus pratos também estão no delivery.

A divulgação pelas redes sociais, pelo WhatsApp e pelo Google são praticamente gratuitas.

Descubra como divulgar por essas plataformas nos links acima.

6. Cardápio Online

É possível, sim, ter um cardápio online no seu site e receber pedidos por ele totalmente grátis.

Com um simples cadastro no MenuDino, você consegue publicar seu site e receber os pedidos pelo WhatsApp, ou até 50 pedidos diretamente no computador.

Confira nesse tutorial em vídeo como publicar um site exclusivo.

Vale a Pena Oferecer Delivery?

Afinal de contas, vale a pena começar a oferecer delivery do seu restaurante?

A verdade é que, se o seu restaurante ainda não trabalha com entrega a domicílio, agora é o momento para isso.

Ter um delivery não é mais um luxo, é uma necessidade, principalmente em tempos de pandemia.

Já entendemos que o investimento para que um estabelecimento já existente abra um delivery é baixo.

Portanto, se você já conta com equipamentos, funcionários e todos os recursos para montar um restaurante delivery, por que não fazer isso agora? 

Com planejamento, é fácil perceber como é possível montar um delivery e ainda encontrar nele uma maneira de vender mais.

Não faz sentido manter as portas fechadas e o fogão desligado enquanto as contas chegam, esperando para ser pagas.

O delivery é o futuro (e presente) da área da alimentação. 

Quem ficar de fora, pode perder muito dinheiro e acabar fechando as portas definitivamente.

Entretanto, como ter um delivery de sucesso? 

Como aproveitar esse momento o máximo possível?

Com muita divulgação para sua base de clientes e um sistema delivery confiável, você é capaz de abrir um delivery bem sucedido.

Qual o melhor: Plataforma ou Site Próprio?

Existem diferentes maneiras de trabalhar com o delivery. 

A mais popular ultimamente tem sido as grandes plataformas.

Porém, essa é a melhor alternativa para restaurantes que estão começando nesse mundo agora?

Plataformas de Delivery: Vantagens

  • Visibilidade: Nas plataformas, restaurantes novos podem chamar a atenção de clientes novos;
  • Recomendações: Conforme seu restaurante recebe avaliações boas, elas servem de recomendações para outros clientes e ainda fazem o seu nome aparecer mais no app;
  • Entregadores: não é preciso contratar entregadores, aqueles cadastrados na plataforma poderão fazer a entrega.

Plataforma de Delivery: Desvantagens

  • Taxas: As taxas são cobradas por pedido, podendo ser até 15% do valor, além de uma mensalidade um pouco alta;
  • Concorrência: O número de restaurantes cadastrados é imenso, incluindo concorrentes diretos seus, até mesmo aqueles que não precisam se preocupar com a manutenção de um espaço físico;
  • Distanciamento: A comunicação com o cliente não é direta, o que pode levar alguns problemas como cancelamentos ou erros;
  • Entregadores: Os relatos sobre problemas com entregadores das plataformas são constantes, o que fez com que muitos restaurantes contratassem por si só.

Site e Aplicativo Próprios: Vantagens

  • Divulgação: É muito mais fácil divulgar um site ou app só seu;
  • Controle: É você quem decide como o cliente visualiza seu cardápio no site, ele é totalmente personalizável;
  • Concorrência: Quando o cliente acessa seu site, nenhum concorrente aparece lá, só você;
  • Fidelização: Você pode criar programas de fidelidade e, ainda, uma vez que o cliente souber como é fácil pedir pelo site, ele terá preferência a escolher o site;
  • Destaque: com um site e app exclusivo, você se destaca da concorrência aos olhos dos clientes;
  • Custo: Você não paga taxas conforme recebe pedidos, o site é totalmente gratuito e o valor do app é fixo;
  • Contato direto: O cliente se aproxima mais do restaurante com um app ou site próprio.

Site e Aplicativo Próprio: Desvantagem

  • Custo: Embora seja menor o valor do app, ainda é preciso investimento para o desenvolvimento de um.

Conclusão: Qual é o melhor, plataforma delivery ou site próprio?

Bastante difícil de escolher, não é mesmo?

Na verdade, a melhor opção para quem está começando, é contar com as duas alternativas.

Dessa maneira, pode contar com as vantagens de ambos tipos de delivery.

Como Receber os Pedidos do Delivery?

Para ter um site totalmente gratuito só seu, é bem simples e bastam alguns cliques.

Confira o tutorial em vídeo te ensinando, passo a passo, como publicar seu site e começar a receber pedidos online ainda hoje.

Quanto Custa Montar o Delivery Online de um Restaurante?

Como já vimos, vale muito a pena ter um site delivery exclusivo e, ainda melhor, é de graça!

Com o plano gratuito do Consumer, você pode:

  • Publicar seu site gratuitamente no Portal do MenuDino;
  • Receber pedidos diretamente no WhatsApp;
  • Organizar os pedidos e a parte financeira com todo o suporte do Programa Consumer.

Portanto, continue vendendo mesmo com a crise, trabalhe com o melhor portal de delivery.

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