Skip to main content
Bares e RestaurantesConsumerGestão e ProcessosPrograma Consumer

Como Fazer um Relatório de Vendas para Restaurante?

By setembro 8th, 20234 Comments

O relatório de vendas de um restaurante é muito importante para a gestão e o controle financeiro do negócio.

Isso porque ele fornece informações periódicas sobre as vendas do estabelecimento, sendo essencial para a tomada de decisões estratégicas.

Entretanto, muitas vezes, alguns donos de restaurantes que estão começando seu empreendimento deixam de fazer esse relatório gerencial.

Sem saber que esse é um dos motivos que levam restaurantes a fecharem as portas com menos de um ano de abertura.

Por isso, vamos falar sobre esse assunto tão importante aqui neste artigo: o relatório de vendas para restaurantes. Boa leitura!

Afinal, Por Que Fazer o Relatório de Vendas do seu Restaurante?

Podemos começar respondendo que não fazer o relatório de vendas do seu restaurante irá trazer desorganização e descontrole do seu negócio.

Pois, dessa forma, você ficará totalmente desinformado sobre o desempenho do seu próprio negócio, afetando os próximos passos para o crescimento.

Além do número de vendas, esse relatório também irá permitir saber o número de clientes, atendimentos e produtos mais vendidos. Portanto, ele é bem mais do que aparenta ser.

Assim, fazer o relatório de vendas é essencial para restaurantes, não importa qual seja o seu tamanho!

Como Fazer um Relatório de Vendas para Restaurante?

Os relatórios de vendas é uma ferramenta que ajuda no crescimento dos restaurantes. Pois apresenta uma base de dados importantes para tomar decisões assertivas.

Além disso, eles também ajudam o dono do restaurante a acompanhar a saúde financeira e o desempenho de seus negócios.

Com isso em mente, é preciso saber que existem diversas formas de fazer um relatório de vendas para restaurantes.

Dentre elas, o relatório feito em cadernos é a maneira mais ultrapassada, mas ainda é usada em alguns estabelecimentos.

É ultrapassado porque anotações em cadernos é um método manual que não permite um controle eficaz, permitindo a ocorrência de erros.

Assim, iremos apresentar para você formas mais eficientes para fazer o relatório de vendas do seu restaurante. Confira abaixo!

O relatório de vedas ajuda a tomar melhores decisões no seu restaurante. (Imagem: Freepik)

Relatório de Vendas Excel

Criar uma planilha no Excel com o relatório de venda pode ser uma alternativa para os restaurantes que precisam gerir suas vendas.

Isso porque é possível utilizar suas diversas funções do Excel para automação do relatório. Assim, você não vai precisar fazer contas a cada relatório.

Além disso, o próprio Excel oferece modelos de planilha de relatório de vendas gratuitos, mas você pode adaptar de acordo com suas necessidades. 

Por exemplo, inserindo campos que fazem sentido para os restaurantes, tais como:

  • Data da venda
  • Nome do cliente
  • Preço de custo
  • Preço de venda

Entretanto, ainda que seja melhor do que os cadernos, a planilha de Excel ainda não é a ferramenta perfeita para fazer o relatório de vendas.

Afinal, será preciso preencher todos os campos sempre que fizer uma venda no seu restaurante. Assim, você acabará perdendo tempo e correndo mais riscos de erros.

Sistema com Relatório de Vendas

Um sistema de gestão para restaurantes com a função de relatório de vendas integrada é a melhor forma de garantir um controle eficiente.

Ele automatiza o processo de gestão de vendas, otimizando o tempo gasto, assim como diminuindo o risco de erros e, por consequência, de prejuízos.

O Consumer faz relatórios de vendas automáticos.

É o caso do Consumer que conta com o recurso de relatório de vendas gratuito integrado ao sistema.

Com ele, tudo o que você precisa fazer é registrar as vendas no sistema, todo o resto o sistema faz sozinho.

Após isso, você poderá gerar e consultar o relatório dentro do período que quiser:

  • Diário
  • Semanal
  • Mensal
  • Trimestral
  • Anual

Então, terá os dados e indicadores para tomar decisões certeiras para as estratégias de crescimento e melhorias no seu restaurante!

Consumer Connect

Além de um sistema com relatório de vendas integrado, o Consumer tem também uma solução poderosa para a gestão de vendas: o Consumer Connect.

O Consumer Connect ajuda a gerir o seu restaurante reunindo relatórios, indicadores, gráficos, ticket médio e rankings online sobre o seu restaurante em um Dashboard.

Esse dashboard mostra toda a movimentação de vendas e financeira em tempo real e você pode acessá-la de um computador, tablet ou celular.

Assim, você não precisa estar presencialmente no seu restaurante para saber o que está acontecendo nele. Basta acompanhar pelo Consumer Connect.

Caso você tenha mais de um restaurante para gerir, não se preocupe: o Connect permite controlar todos em um só lugar e ainda fazer comparações entre as lojas!

Essa solução vai simplificar a gestão de vendas do seu restaurante de uma forma como você nunca viu antes.

Acompanhe suas vendas em tempo real com o Consumer Connect!

Consumer: O Sistema para Restaurantes Mais Completo do Mercado

Ao longo de mais de 10 anos no mercado e com presença em mais de 30 mil restaurantes pelo Brasil, o Consumer é campeão em ajudar restaurantes a crescerem.

Isso porque ele é o sistema para restaurantes mais completo hoje em dia: oferece mais de 100 funcionalidades e recursos focados em negócios do food service.

O Consumer tem soluções para cada tipo de operação e processo de um restaurante, desde o atendimento ao cliente até as estratégias de vendas:

Além disso, oferece também soluções para Delivery, como Site Delivery grátis, aplicativo próprio, Smart Delivery e App do Entregador.

Que tal  conhecer mais sobre o Consumer e até mesmo usar suas soluções na prática em seu restaurante sem nenhum compromisso durante 15 dias?

Experimente grátis!

Ainda não usa o Consumer?

Patricia Carvalho

Patricia Carvalho

É redatora na Consumer, buscando sempre trazer conteúdo de valor para donos(as) de bares e restaurantes.

4 Comments

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Não é permitido copiar esse conteúdo.