Skip to main content

Será que vale a pena investir em um restaurante de cozinha internacional no Brasil?

O setor de bares e restaurantes oferece muitas possibilidades e oportunidades de negócios para empreendedores da alimentação.

A cozinha internacional é uma dessas oportunidades em restaurantes e, assim como outros, oferece vantagens e riscos.

Se você está com planos de abrir um restaurante, quem sabe esse não seja o segmento perfeito para você?

Continue lendo para saber mais sobre o restaurante de cozinha internacional e se vale a pena abrir esse tipo de restaurante no Brasil!

O que é um Restaurante de Cozinha Internacional?

Um restaurante de cozinha internacional é especializado em uma ou mais culinárias estrangeiras de diversos países e culturas.

Além dos pratos típicos, também utiliza-se condimentos, insumos e técnicas de preparo importadas de outros países.

Esse segmento de restaurantes é muito comum em lugares turísticos, assim como em capitais e atrai clientes interessados em provar novos sabores.

No geral, são restaurantes mais sofisticados, badalados e têm um público bem variado, além de fazer bastante sucesso.

Entretanto, também existem restaurantes desse nicho que não são luxuosos, mas oferecem um cardápio cheio de opções de pratos típicos de outros países.

Vale a Pena Abrir Restaurante de Cozinha Internacional no Brasil?

O principal atrativo da cozinha internacional é o fato de ser uma forma de viajar e conhecer um pouco de outras culturas sem sair do lugar onde está.

Assim, é opção de “viajar” pelo mundo por meio dos sabores e comidas, algo que muitas pessoas gostam.

Portanto, isso por si só já nos leva a acreditar que vale a pena investir em um restaurante de cozinha internacional.

Mas, como em qualquer outro negócio, o primeiro passo para saber se vale a pena abrir um restaurante é montar o plano de negócio.

Com isso, você irá analisar:  

  • Se há público-alvo
  • Fornecedores
  • Local para abrir o salão
  • O plano operacional necessário
  • Planejamento financeiro
  • Previsão de lucratividade

Desse modo, você terá informações mais detalhadas e mais concretas para tomar a sua decisão final de abrir ou não um restaurante internacional.

(Imagem: Freepik)

Veja agora mais alguns pontos positivos e negativos em relação a investir nesse segmento de restaurante:

Pontos Positivos

O principal ponto positivo do restaurante de cozinha internacional é que, quando o cliente vai, ele já está disposto a gastar mais, pois quer pagar para ter a experiência.

Além disso, é um restaurante perfeito para encontros, momentos especiais e para clientes que querem fugir do óbvio.

Portanto, há um público-alvo amplo para atingir e atrair com estratégias direcionadas.

Outro ponto positivo é o fato de que o termo “internacional” costuma chamar muita atenção e, por isso, atrair clientes.

Como o Brasil é um país que recebe muitos turistas tanto estrangeiros como os próprios brasileiros, é um tipo de restaurante com grande potencial de sucesso.

Por fim, o restaurante poderá se tornar um local badalado da cidade, principalmente se ele for o único do segmento na região.

Pontos Negativos

Um dos pontos que pode ser considerado negativo é a necessidade de se contratar um chef especializado em cozinha internacional.

Isso deverá exigir um investimento em equipe considerável, mas é extremamente necessário para manter a qualidade dos pratos servidos.

Por trabalhar com alguns insumos e ingredientes importados, as receitas desse tipo de restaurante também deverão ter um preço de custo alto.

Entretanto, os clientes que frequentam um restaurante de cozinha internacional, de alguma forma, já esperam por isso.

Em cidades muito pequenas, talvez o restaurante de cozinha internacional não seja a melhor opção para se investir, pois não haverá tanto público para ele.

A cozinha internacional oferece um diferencial para atrair clientes. (Imagem: Freepik)

Opções de Culinárias para uma Cozinha Internacional

Existem muitas opções de culinárias internacionais e provavelmente será impossível oferecer todas no seu restaurante.

Assim, selecionamos algumas das culinárias mais conhecidas e preferidas por consumidores no mundo, sendo elas:

  • Japonesa
  • Árabe
  • Francesa
  • Mexicana
  • Indiana
  • Italiana

Mas incluir culinárias que não são tão conhecidas também é uma opção atrativa, pois os clientes terão ainda mais curiosidade em experimentá-las!

Por último, a decisão final se vale a pena ou não abrir um restaurante internacional no Brasil sempre será sua, mas esperamos ter ajudado você com esse conteúdo.

Consumer: O Sistema Especializado em Restaurantes

Agora, o próximo passo será escolher um sistema de gestão para ajudar você a oferecer um serviço de atendimento profissional.

Mas isso será mais fácil, pois o Consumer é o sistema especializado em restaurantes e vai ajudar você com soluções e ferramentas ideais para o sucesso do seu negócio:

Além de oferecer um suporte de qualidade por diversos canais e treinamento online para você e a sua equipe com especialistas do Consumer.

Aliás, você pode conhecer o Consumer antes mesmo de contratá-lo como o sistema para o seu restaurante.

Use gratuitamente por um período de 15 dias e veja na prática como os recursos e soluções do Consumer atendem suas necessidades.

Experimente grátis!

Patricia Carvalho

Patricia Carvalho

Formada em Letras pela Unesp, possui cursos na área de produção de conteúdo, Copywriting e SEO. É redatora na Consumer, buscando sempre trazer conteúdo de valor para donos(as) de bares e restaurantes.

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.