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Os restaurantes de luxo fazem parte de um segmento do setor de bares e restaurantes que atrai muita atenção e muitos olhares.

Por se tratar de um tipo de restaurante que trabalha com um público bem restrito, ele desperta bastante curiosidade – tanto de clientes quanto de empreendedores.

Uma das principais curiosidades entre os empreendedores da alimentação é saber se abrir um restaurante de luxo é um bom investimento.

Então está pensando em investir no segmento de restaurantes de luxo e quer descobrir se vale a pena? Continue lendo, pois esse artigo pode ajudar você!

O Que é um Restaurante de Luxo?

Um restaurante de luxo, como o próprio nome já indica, é sinônimo de riqueza. Assim, é um estabelecimento que tem como essência o luxo: exclusividade, qualidade e, claro, preços altos. 

Trata-se em geral de ambientes modernos, sofisticados e elegantes. Contudo, elementos supérfluos também podem fazer parte do conceito de restaurantes de luxo. 

Isso porque eles vão além de oferecer refeições para os clientes. Criam experiências únicas para seus clientes, mas que podem ser consideradas também extravagantes.

Mas atenção: nem sempre um restaurante de luxo é sinônimo de alta gastronomia. O menu pode ser a estrela, entretanto outros fatores que também classificam esse segmento são:

  • Ambiente
  • Decoração
  • Localização
  • Conceito

Portanto, o principal público-alvo dos restaurantes luxuosos são os clientes com alto poder aquisitivo em busca de uma experiência gastronômica.

Inclusive, marcas de luxo de segmentos como a moda e a perfumaria abriram restaurantes de luxo e alta gastronomia para diversificar o negócio.

Alguns Exemplos de Restaurantes de Luxo

Para você entender um pouco mais sobre como funciona o mercado de restaurantes de luxo, trouxemos alguns exemplos para apresentar:

Le Jules Vernes

Le Jules Vernes, o restaurante que fica no topo da Torre Eiffel, é um ótimo exemplo no segmento de restaurantes de luxo.

Ele está localizado no ponto turístico mais famoso de Paris e talvez o mais visitado do mundo. Embora seu menu de jantar mais barato custa cerca de 135€ por pessoa sem a bebida, ele atrai milhares de clientes por ano.

Le Jules Vernes, restaurante de luxo em Paris.

Restaurante Cipriani

O Restaurante Cipriani, um dos mais famosos restaurantes do Rio de Janeiro, fica no célebre Copacabana Palace e possui um estrela Michelin.

Especializado na culinária italiana e com um ambientação refinada como um castelo, o jantar pode chegar a custar R$1750.

Nusr-Et Steakhouse

Famoso após viralizar com a foto da conta de um cliente no valor de R$900.000, o Nusr-Et Steakhouse ocupa o 2º lugar de restaurante mais caro do mundo.

O prato chefe do restaurante é o Bife Tomahawk embrulhado em ouro de 24k e custa R$11.300, vendendo a experiência de provar o “sabor do ouro”.

Sublimotion

Localizado em Ibiza, na Espanha, o Sublimotion é o restaurante do chef Paco Roncero, conhecido por usar a gastronomia molecular em sua culinária.

Considerado o restaurante mais caro do mundo, a conta do jantar por pessoa pode chegar a USD$2000. Além disso, limita-se a atender apenas 12 clientes por jantar.

Vale a Pena Investir no Segmento de Restaurantes De Luxo?

Vamos agora à pergunta: vale a pena investir no segmento de restaurantes de luxo? A resposta depende de alguns fatores…

O mercado de luxo, não importa qual seja o setor, movimenta muito dinheiro. Mas, por outro lado, também exige um investimento alto.

Assim, é necessário ter em mente que abrir um restaurante luxuoso inicialmente vai custar caro para o seu bolso.

Além disso, não basta apenas criar uma proposta de restaurante caro, pois isso por si só não irá atrair clientes. Antes você precisa:

  • Criar um diferencial atrativo: o que você vai oferecer de novo para os clientes? Qual experiência eles terão ao escolher o seu restaurante? 
  • Definir o público-alvo: existe uma demanda de clientes para o seu restaurante? Qual o perfil de cliente busca a experiência que você vai oferecer? 
  • Escolher a localização: onde você irá abrir o seu restaurante? A localização está de acordo com o seu público-alvo? 
  • Elaborar a ambientação: a ambientação deve ser um reflexo e fazer parte complementar do conceito do seu restaurante de luxo na experiência do cliente.

Esses fatores não são novidades, eles fazem parte do planejamento de negócio que qualquer empreendedor deve realizar antes de abrir sua empresa.

Além disso, é parte do que define se vale a pena ou não investir em um restaurante de luxo.

(Imagem: Freepik)

Assim, como qualquer outro tipo de restaurante, não existe uma receita para o sucesso. É necessário empenhar-se até mesmo para a abertura de um restaurante luxuoso para que ele seja um sucesso e valha a pena!

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Patricia Carvalho

Patricia Carvalho

É redatora na Consumer, buscando sempre trazer conteúdo de valor para donos(as) de bares e restaurantes.

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