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Milhares de restaurantes são abertos por ano no Brasil. Mas também uma grande quantidade destes restaurantes fecham após poucos meses de abertura.

Isso faz com que potenciais empreendedores da alimentação desistam de abrir seu negócio por medo de não conseguir mantê-lo lucrativo.

Já que o setor de bares e restaurantes é um dos que mais crescem na economia brasileira todos os anos, por que isso acontece?

É claro que para cada caso pode haver uma explicação diferente. Entretanto, existem alguns fatores gerais capazes de explicar o cenário geral.

Pensando nisso, reunimos aqui os principais motivos pelos quais os restaurantes fecham as portas no Brasil. Assim, você saberá o que não deve fazer e o que deve fazer para alcançar o sucesso do seu restaurante!

Boa leitura!

5 Principais Por Que os Restaurantes Fecham no Brasil

1. Falta de Planejamento

Um dos principais erros que levaram restaurantes a fecharem suas portas é a falta de planejamento do negócio.

Muitos donos de restaurantes abrem seu estabelecimento sem fazer um Plano de Negócio antes. Assim, eles não conhecem:

  • Público-alvo
  • Concorrência
  • Oportunidades do mercado
  • Desafios
  • Orçamento necessário

Entre outras informações essenciais para analisar o setor em que irá empreender de forma estratégica: o food service.

Com isso, não possuem o conhecimento que é preciso para fazer o planejamento. Tal planejamento ajuda a projetar o futuro do negócio, mas também a ter um começo mais assertivo.

2. Não Cumprir as Normas Sanitárias

Não cumprir as Normas Sanitárias da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) também é um grande motivo pelo qual restaurantes fecham.

Esse órgão controla as boas práticas de manipulação de alimentos, um quesito de extrema importância para negócios da área da alimentação.

Afinal, o descuido com a higiene e com o armazenamento dos alimentos podem causar danos para a saúde dos consumidores.

Além de multas, os restaurantes que não se adequam às normas podem sofrer com indenizações e processos judiciais por oferecer risco aos clientes.

Isso pode ter um efeito ainda maior na imagem do restaurante diante da sua clientela, que não terá confiança para consumir no estabelecimento.

Por que restaurantes fecham? (Imagem: Freepik)

3. Localização Ruim

Quando falamos que escolher o ponto comercial é uma decisão crucial para o sucesso do restaurante, é porque realmente é.

Isso porque uma localização ruim pode afetar de forma tão negativa o negócio que, inclusive, pode levá-lo à falência por falta de vendas.

Por exemplo, uma localização de difícil acesso ou de pouca visibilidade não irá ajudar a atrair clientes para o seu restaurante.

Assim, esse também é um dos principais motivos que faz com que os restaurantes fechem suas portas após pouco tempo de abertura.

Para evitá-lo, é necessário realizar uma pesquisa de mercado, conhecer a estrutura física, os arredores da localização, bem como verificar se seu público-alvo frequenta a região.

4. Falha na Divulgação do Restaurante

Donos(as) de restaurantes que não criam estratégias para divulgação do seu negócio, estão entre as estatísticas dos restaurantes que fecham as portas cedo.

Podemos afirmar que a divulgação é a alma do negócio, pois sem ela dificilmente haverá chances de um restaurante ser bem sucedido.

Aliás, em tempos de redes sociais, internet e mídias digitais, a divulgação online dos restaurantes tornou-se obrigatória para alcançar mais clientes.

Afinal, é no mundo digital em que se encontram milhares de clientes à procura de bares e restaurantes. Portanto, busque aproveitar as oportunidades de redes sociais como:

Com elas, é possível criar divulgação gratuita para o seu restaurante e assim garantir que o seu restaurante tenha presença online.

O Consumer também oferece uma solução para anúncios pagos no Google: Consumer Ads. Com ela, você consegue criar anúncios de forma fácil e rápida para aparecer no topo das buscas do Google.

5. Pressa para Ter Resultados

Dizem que a pressa é inimiga da perfeição e, em alguns casos, ela pode ser também a inimiga do sucesso de restaurantes.

A pressa para obter resultados depois de abrir um restaurante acaba frustrando muitos empreendedores da alimentação.

Isso porque é preciso ter em mente que o sucesso não está em uma receita mágica, mas na maioria das vezes exige tempo e dedicação.

Assim, o segredo é ter paciência e continuar investindo na melhoria e crescimento do seu restaurante. Pois ele pode demorar, mas irá chegar.

6. Não se Atualizar com as Tendência do Food Service

Atualizar-se com as tendências do mercado de Food Service também é um fator importante para não fechar de forma definitiva as portas do seu restaurante.

Muitos restaurantes fecham no Brasil porque não conseguem acompanhar as mudanças do mercado de food service.

Por exemplo, as novas tecnologias para restaurantes e as mudanças no comportamento do consumidor. Tudo isso é importante para as estratégias do negócio.

Por isso, é importante sempre buscar se atualizar e procurar estar por dentro das novas tendências para não ficar atrás da concorrência.

Descubra porque restaurantes fecham. (Imagem: Freepik)

7. Má Gestão dos Processos

A má gestão dos processos tanto financeiros quanto operacionais é uma das maiores razões pelas quais os restaurantes fecham no Brasil.

Esse problema acontece seja por falta de experiência no ramo alimentício ou por não possuir as habilidades necessárias para ser um gerente de restaurante.

Assim, a capacitação e a troca com profissionais experientes da área podem ajudar a tomar melhores decisões na gestão do negócio.

Além disso, é preciso ter as ferramentas certas e um sistema para restaurantes que ajude você a gerir seus processos é essencial para uma boa gestão!

Consumer: O Sistema Para Restaurante Que Sempre Está ao Seu Lado

O Consumer é o sistema para restaurantes usado por mais de 30 mil estabelecimentos pelo Brasil! Desde 2010, ele ajuda bares e restaurantes na gestão de seus processos.

Sempre atento às necessidades de donos(as) de restaurantes, suas soluções são especialmente desenvolvidas para cada etapa operacional:

Além de oferecer suporte ao cliente através de diversos canais e treinamento online com especialistas nas soluções Consumer.

Por isso, você precisa conhecer o Consumer na prática e ter um sistema de gestão que realmente vai mudar o jeito de gerenciar o seu restaurante.

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Patricia Carvalho

Patricia Carvalho

É redatora na Consumer, buscando sempre trazer conteúdo de valor para donos(as) de bares e restaurantes.

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