Skip to main content

Restaurantes pequenos são a maioria no setor de food service e por isso é necessário ter diferenciais para se destacar da concorrência.

Entretanto, muitos donos de restaurantes pequenos acreditam que não é necessário ou que não é possível ter diferenciais. Afinal, qualquer investimento sairia caro para eles.

Mas é um erro acreditar nisso, pois há várias maneiras para restaurantes menores se destacarem sem ter um custo alto no orçamento.

Pensando nisso, reunimos aqui 5 dicas para ajudar donos de restaurantes pequenos a alcançarem o sucesso. Continue lendo para descobrir como melhorar seu restaurante!

5 Ideias de Sucesso para Restaurantes Pequenos

Quando se é dono de um restaurante de porte menor, é comum acreditar que o seu negócio não é capaz de se destacar em meio a tantos outros restaurantes, certo?

Por conta disso, muitos donos acabam se limitando e se conformando em ser apenas mais um restaurante comum.

Isso acontece porque a maioria dos empreendedores têm a ideia que para se destacar é necessário investir muito dinheiro.

E nós sabemos que o orçamento dos micro restaurantes pode ser restrito. Contudo, isso não quer dizer que é impossível que um restaurante menor tenha sucesso.

Nem sempre o dinheiro é o essencial para tornar um restaurante competitivo. Existem diversos fatores que podem diferenciar seu negócio que não estão necessariamente relacionados ao dinheiro.

Para mostrar isso, reunimos aqui 5 dicas de sucesso e acessíveis que você pode usar no seu restaurantes. Confira!

1. Foque no Atendimento ao Cliente

Nada é tão importante para o sucesso de um restaurante do que oferecer um ótimo atendimento ao cliente. 

Isso porque o serviço de atendimento é um dos critérios que mais influenciam a escolha do cliente

Por isso, para oferecer um atendimento de excelência, foque em:

  • Fazer seu cliente se sentir único no seu restaurante
  • Ouvir os feedbacks e buscar dar um retorno
  • Diminuir o tempo de espera nos pedidos
  • Superar as expectativas dos clientes

Todas essas dicas são fáceis de colocar em prática e você não precisa desembolsar quase nada para realizá-las. 

Isso mostra que o simples às vezes pode ser mais poderoso do que o luxo na hora de encantar seus clientes!

(Image: Freepik)

2. Conheça a sua Verdadeira Concorrência

Se você não conhece a sua verdadeira concorrência, como irá saber o que é necessário para destacar o seu restaurante?

Não estudar a concorrência é um dos principais erros de donos(as) de restaurantes de pequeno porte. Afinal, é necessário conhecer o seu “inimigo” para saber que armas usar, não é mesmo?

Nossa dica é: não tente competir com restaurantes grandes porque eles não são a sua concorrência direta. Aliás, isso pode desmotivar você.

Restaurantes menores competem com restaurantes que têm o mesmo porte que o seu, é com eles que a competição será justa e viável.

3. Desenvolva um Mindset de Crescimento

O conformismo é um grande vilão para donos de restaurantes pequenos. Afinal, se você está conformado, não buscará sair do lugar onde está.

Portanto, é preciso desenvolver e alimentar um mindset de crescimento para construir o caminho do sucesso que você deseja alcançar.

Essa mentalidade ajudará você a sempre estar em busca da evolução e do crescimento do seu restaurante. Afinal, saberá como aproveitar as oportunidades que surgirem para você.

Lembre-se de que a maioria dos restaurantes de sucesso começaram do zero e foram crescendo aos poucos porque não se conformaram!

4. Invista nas Redes Sociais

As redes sociais são ferramentas que oferecem um grande potencial de destaque para restaurantes, principalmente os pequenos.

Com milhares de usuários no mundo, você pode alcançar muitos clientes usando as redes sociais para divulgar seu restaurante. O melhor? Há muitos recursos gratuitos!

Dentre as opções de redes sociais que você pode investir na criação de conteúdo sobre seu restaurante, as melhores são:

Mas os benefícios das redes sociais vão além da divulgação. Você também pode fortalecer o relacionamento com seus clientes e realizar campanhas promocionais para atrair mais clientes!

5. Crie um Cardápio Online Grátis

A nossa última dica de sucesso para você que é dono de um restaurante de porte menor trata-se, na verdade, de uma oportunidade imperdível!

Já pensou em criar um cardápio online para o seu restaurante? Talvez tenha pensado, mas desistiu porque achou que seria caro, certo?!

Mas e se dissermos que você pode criar um cardápio online grátis e ainda poder receber pedidos pelo Delivery na Consumer?

É isso mesmo, a Consumer oferece essa grande oportunidade para você!

O cardápio online da Consumer permitirá que você ofereça uma experiência melhor para seus clientes e ainda aumente as suas vendas.

Crie seu cardápio online grátis no MenuDino!

Afinal, é possível receber até 200 pedidos mensais integrados ao WhatsApp com o cardápio online da Consumer sem pagar nada!

Essa é uma ótima maneira para expandir seus canais de vendas, então não perca essa chance! Clique aqui e saiba mais sobre o cardápio online da Consumer.

Consumer: Tudo que o Seu Restaurante Precisa está Aqui

A Consumer é uma startup focada em soluções para bares e restaurantes com mais de 13 anos de atuação no mercado de food service.

Durante todos esses anos, a Consumer trabalhou para atender às necessidades de donos(as) de bares e restaurantes.

Assim, desenvolveu mais 100 recursos e soluções para automação dos processos de gestão, atendimento e operacionais de restaurantes:

Além disso, oferece suporte e treinamento online para seus clientes com especialistas nas soluções Consumer.

Conheça tudo isso na prática, usando o Consumer no seu restaurante durante 15 dias sem nenhum compromisso.

Experimente Grátis!

Ainda não usa o Consumer?

Patricia Carvalho

Patricia Carvalho

É redatora na Consumer, buscando sempre trazer conteúdo de valor para donos(as) de bares e restaurantes.

2 Comments

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Não é permitido copiar esse conteúdo.