Skip to main content

Atualmente, um programa de caixa é essencial para quem já possui um negócio, principalmente no ramo da alimentação.

Afinal, com a movimentação de um negócio como restaurantes ou bares, o caixa sempre vai ter movimento, e um programa como esse com certeza fará toda a diferença.

Pois, esse programa vai permitir que você tenha um controle completo sobre seu estabelecimento, e manter tudo organizado.

Então, se você tem interesse em adquirir um programa como esse, esse artigo é para você.

O que Faz um Programa de Caixa?

Um programa de caixa é usado para fazer todo o controle financeiro de um estabelecimento, ou seja, contando todas as entradas e saídas de dinheiro.

Isso mesmo, ao iniciar o expediente o operador deve informar quanto tem de dinheiro em sua gaveta, e ao final do expediente ele deve fazer o fechamento de seu caixa onde o valor em dinheiro de sua gaveta, deve bater com o que está informado no sistema.

Além disso, um operador de caixa de restaurante, deve ter a opção de fazer sangrias durante o expediente no caixa, no caso de pagamentos de contas, por exemplo.

Tudo isso claro gerenciado por permissões específicas, liberadas pelo gerente ou superior do operador do caixa. Portanto, possuir um em seu negócio pode fazer toda a diferença para a organização financeira.

Assim, sendo possível manter controle sobre, tanto os gastos quanto os lucros que estão chegando em seu restaurante.

Mas, além de ter um programa de caixa para ajudar na organização financeira, existem outras coisas que ele pode fazer junto de um sistema de gestão para se ter um bom controle de caixa também.

Como ter um Bom Controle de Caixa

Para se ter um controle de caixa eficiente, é necessário seguir certos passos de organização, e vamos falar um pouco sobre elas.

programa de caixa controle de estoque

Manter controle sobre seu estoque é muito importante, e um bom sistema de gestão com programa de caixa pode te ajudar com isso.

1. Controle de Estoque

Alguns sistemas de gestão possuem programa de caixa, e além desta ferramenta, existem diversas outras, como um controle de estoque inteligente que atualiza seu estoque de maneira automática.

Atualmente, um controle de estoque é essencial em negócios do ramo alimentício, assim como em outros setores também. Portanto, fazer esse controle é muito importante, principalmente para o controle de caixa.

Ou seja, esse controle se torna ainda mais simples, pois o sistema de gestão sempre vai avisar quando algo estiver faltando e precisa ser reposto. Além desse controle de estoque, é preciso também, sempre estar atento ao fluxo diário de seu caixa.

2. Analise o Fluxo de Caixa Diário

Se manter atento a esse fluxo diário é necessário para poder manter o caixa sempre abastecido, mesmo que atualmente a maioria das pessoas prefiram usar cartão de crédito.

Mas, para isso, é importante também escolher horários próprios, que também vão servir para analisar o capital de giro de seu negócio.

Então, o programa de caixa vem a calhar para facilitar nesses processos, então registre tudo o que você precisa sobre a parte financeira.

3. Registre toda Movimentação Financeira

Com um programa de caixa, manter o controle de sua movimentação financeira se torna ainda mais fácil e prática, pois tudo estará dentro do programa usado pelos funcionários.

Ou seja, será possível saber todos os lucros e gastos que seu negócio realizou durante o dia, mês e ano!

Além disso, será possível fazer projeções sobre seus lucros e prejuízos, sendo possível manter um controle e organização ainda maior sobre seus gastos.

programa de caixa organize as despesas

Ter controle sobre as despesas do estabelecimento é importante para que as coisas não saiam do controle.

4. Organize as Despesas

Agora, com todas as informações financeiras, é hora de pensar na organização de seus gastos. O programa de caixa vai ajudar a saber quais os produtos que mais saem, e consequentemente, os que mais precisam ser comprados para reposição.

Portanto, mantenha tudo sempre em dia para que falhas não ocorram e produtos faltem quando os clientes estiverem em seu negócio, afinal, ninguém quer sofrer prejuízos, mas sim lucros.

5. Analise os Lucros Sempre

Por fim, sempre é importante analisar os lucros mensais de seu negócio, ou seja, chegou a hora de verificar tudo que passou pelo programa de caixa:

  • Abertura e fechamento do caixa;
  • Produtos que mais venderam;
  • Períodos mais movimentados;

Entre outros.

Então, ao fazer essa análise será possível entender como seu negócio está funcionando, se está vendendo ou dando prejuízos, e poder criar estratégias para melhorar e passar a vender mais.

Como Escolher um Programa de Caixa

Na internet você vai encontrar muitas opções, desde sistemas grátis até alguns mais baratos, mas como escolher o melhor programa de caixa para bares e restaurantes?

Abaixo vão alguns pontos para observar e acertar de primeira.

  • A empresa que você está pensando em contratar precisa ter foco na área de alimentação;
  • O programa de caixa que deseja adquirir deve estar sempre atualizado, afinal, em uma área tão concorrida é importante que tudo sempre esteja nos conformes;
  • Ele precisa ser simples e intuitivo na hora do uso, afinal, se um funcionário novo for contratado em pouco tempo vai se acostumar com ele sem treinamento;
  • Com um programa de caixa que está integrado a um sistema de gestão, mais funcionalidades estarão disponíveis para seu negócio.
programa de caixa

Um bom programa de caixa com certeza fará toda a diferença em seu estabelecimento.

Um programa de caixa de bar e restaurante, precisa oferecer ao operador do sistema um controle detalhado de seu balcão e sua gaveta de dinheiro.

Então, procure um sistema de gestão que possui diferentes funcionalidades para deixar seu negócio mais simples de gerir e manter.

O Consumer, oferece todas essas funcionalidades, para permitir um controle e uma gestão completa do caixa do restaurante.

Consumer: Sistema para Restaurantes Com Tudo o Que seu Negócio Precisa

O Consumer é um sistema para restaurantes com mais de 30 mil clientes no Brasil com conta ativa.

Além do controle de fluxo de caixa, o Consumer conta com mais de 100 funcionalidades, recursos e soluções para restaurantes. Por exemplo:

Inclusive, você pode usar muitos desses recursos e soluções com a versão grátis do Consumer!

Para começar a usar já e conhecer o Consumer na prática, basta fazer o download grátis e iniciar um teste por 15 dias sem pagar nada.

Experimente grátis!

Ainda não usa o Consumer?

Priscila Otoboni

Priscila Otoboni

Graduada em Letras. Buscando sempre trazer conteúdo de valor para donos(as) de bares e restaurantes.

2 Comments

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Não é permitido copiar esse conteúdo.