O Módulo Fiscal eletrônico – MFe é o equipamento necessário para emitir cupons fiscais no estado do Ceará. Para manter seu estabelecimento dentro dos regimes da lei, você precisa usar um Sistema de gestão Homologado como o Programa Consumer.
Neste artigo você vai encontrar tudo o que precisa saber sobre o Módulo Fiscal eletrônico – MFe do Ceará e, de brinde, ainda vai ficar sabendo de um ótimo Software 100% voltado para a área da alimentação que é homologado de acordo com o decreto que torna obrigatório o uso do MFe.
O que é o Módulo Fiscal Eletrônico – MFe?
Em 2017, o decreto 31.922/2016 tornou obrigatório o uso do MFe no estado do Ceará.
Sendo assim, o Emissor de Cupom Fiscal (ECF) foi substituído por um outro dispositivo, o Módulo Fiscal Eletrônico, que emite o novo Cupom Fiscal Eletrônico que passou a substituir o Cupom Fiscal convencional.
A SEFAZ/CE– a Secretária da Fazenda do Ceará instituiu as especificações do dispositivo, que pode ser fabricado por diversas marcas, mas deve incluir bateria de longa duração, GPS e GPRS para viabilizar conexão internet por meio de um chip 3G/4G, similar aos de telefone.
Esse novo equipamento, o Módulo Fiscal Eletrônico, se comunica periodicamente com a SEFAZ para o envio e recebimento de informações.
Que equipamentos eu uso? Como é o Módulo Fiscal Eletrônico – MFe?
As empresas que produzem impressoras não-fiscais foram as primeiras a começar a produzir os equipamentos especificados pelo SEFAZ.
O Módulo Fiscal eletrônico consiste em um único dispositivo, pequeno e quadrado, que através de cabos é ligado ao sistema que emite os pedidos. As marcas de Módulo Fiscal Eletrônico até então disponíveis no mercado são: Elgin, Tanca e Bematech.
Os dispositivos são muito semelhantes, mas possuem seus pequenos diferenciais. Clique no nome de cada uma delas para saber mais.
Veja na galeria abaixo imagens desses modelos:
Para utilizar o MFe no seu estabelecimento e emitir Notas Fiscais Eletrônicas, você precisa de um sistema homologado para emissão fiscal. Vou lhe dar um exemplo a seguir.
Use um sistema homologado para emissão fiscal
Para emitir as Notas Fiscais Eletrônicas com facilidade, é interessante que o sistema que você utiliza no seu estabelecimento seja adequado à nova lei do Estado do Ceará, isto é, seja homologado.
Um bom sistema homologado para restaurantes, pizzarias e lanchonetes (estabelecimentos alimentícios) é o Programa Consumer.
O Programa Consumer é um sistema de gestão 100% voltado para o ramo da alimentação. Nele você pode emitir pedidos, controlar o caixa, administrar suas contas, gerenciar o estoque, planejar rotas para agilizar suas entregas e muito o mais.
Para conhecer melhor os recursos do Consumer, leia também:
O sistema do Consumer é homologado e funciona perfeitamente com o MFe. Em poucos segundos depois de ter recebido o pedido, você já pode emitir suas notas fiscais eletrônicas com praticidade, com apenas um clique.
Veja um vídeo do Programa Consumer falando brevemente sobre o MFe. É só clicar no play.
Passo a Passo para Instalar o Módulo Fiscal Eletrônico – MFE
O Módulo Fiscal Eletrônico se tornou obrigatório porque envia em tempo real, recibos e relatórios das vendas e cancelamentos do estabelecimento.
Após uma breve verificação das suas operações, o equipamento envia o resultado das validações para a SEFAZ/CE.
Para que esse envio seja realizado sem problemas, você precisa de uma boa conexão com a Internet
Depois disso, o próximo passo é vincular o seu equipamento ao seu CNPJ. Faça isso com a ajuda do seu contador.
Em seguida, é necessário instalar e ativar o Módulo Fiscal Eletrônico. Faça isso com o apoio de técnicos de informática.
Por fim, você só precisa vincular o seu dispositivo à software house. Consulte a empresa de sistemas que você contratou. No caso, o Programa Consumer.
Faça o Download Grátis do Programa Consumer, um sistema de gestão homologado para o Módulo Fiscal Eletrônico.
Seu negócio não pode parar! Adeque-se às novas leis e adquira, o quanto antes, o Módulo Fiscal eletrônico que melhor lhe atende.
Para fazê-lo funcionar adequadamente você precisa de um sistema de gestão homologado e compatível, como o Programa Consumer.
O Consumer é um sistema de gestão completo, um conjunto de soluções para os problemas e atrasos nos processos cotidianos de estabelecimentos alimentícios.
Faça o Download do Consumer e comece a usar o Módulo Fiscal Eletrônico enquanto agiliza vários processos do seu negócio.
Gostou do artigo? Tem dúvidas ou sugestões? Entre em contato com a gente.
Leia também: Sistema Para Delivery com Planejador de Rotas.
Boa tarde,
Preciso de um sistema para Armarinho(comercio varejista). meu módulo e impressoras são Tanca MFE
Oi Maria, o Consumer é projetado para área da alimentação, porém temos alguns clientes de outro segmento que utilizam o sistema por gostar muito de sua simplicidade. Recomendo instalar a versão grátis em nosso site e analisar se o sistema atende seus processos. segue o link: https://www.programaconsumer.com.br/ Abraços