SMS Marketing: Como Gerar Vendas com Mensagens de Texto em seu Restaurante ?

Hoje em dia, existem vários tipos de tecnologias que podem ser usadas como estratégia de vendas. Entre elas está o SMS Marketing.

Embora tenha sido um dos primeiros meios de comunicação digital por celular a ser desenvolvido, o SMS não caiu em desuso. 

Especialmente no marketing.

Por sua praticidade e seu baixo custo, o SMS é uma das estratégias de marketing mais utilizadas para gerar vendas.

Principalmente quando falamos em negócios do setor de food service.

Grandes e pequenos restaurantes vêm adotando essa estratégia e alcançando ótimos resultados.

Até mesmo marketplaces como iFood e Uber Eats se renderam ao marketing de mensagens de texto para celular.

Se você quer saber por que usar e como atrair clientes para o seu restaurantes com envio de SMS Marketing, não pare de ler este artigo!

Nós vamos te mostrar como essa estratégia pode ajudar o seu restaurante a gerar mais vendas de um jeito bem simples.

Antes de tudo, você precisa saber o que significa a sigla SMS

SMS é a sigla para Short Message Service, numa tradução livre para o português significa: Serviço de Mensagens Curtas.

Tal serviço foi idealizado em 1984.

Porém, a primeira mensagem enviada por sms aconteceu apenas em 1992 e a mensagem foi “Merry Christmas”!

E ela foi enviada de um computador para um celular.

O responsável por essa invenção foi Neil Papworth, um engenheiro que trabalhava para a Vodafone.

Mas a grande popularização do SMS só aconteceu a partir de 2007.

De lá para cá, esse meio de se comunicação digital continua sendo usado para diversos fins.

Inclusive para vender!

Afinal, o que é SMS Marketing?

O SMS Marketing é uma estratégia do marketing digital que consiste no envio em massa de mensagens de texto curtas para celulares via sms.

O objetivo das mensagens podem ser vários.

Alguns deles são:

  • anunciar oportunidades;
  • comunicar mudanças;
  • informar sobre atualizações;
  • enviar alertas ou recados;
  • fazer pesquisas de mercado
  • mandar mensagens de aniversário ou de feriados, etc.

Mas, hoje, usar o sms para enviar mensagens com cupons de desconto e ofertas para os clientes tem gerado os melhores resultados!

Especialmente, no setor da alimentação, a taxa de conversão de vendas usando essa estratégia são muito altas!

A tática de enviar mensagens de texto de texto curtas para celulares via sms é conhecida como SMS Marketing. (Imagem: Unsplash)

Como funciona o SMS Marketing?

Para fazer o envio de mensagens de textos curtas por sms, é preciso uma Plataforma de SMS Marketing.

Ao se cadastrar na plataforma, você redige a mensagem e insere um banco de dados com os número dos celulares que receberão o sms.

A ferramenta envia para todos os números informados e calcula a taxa de abertura automaticamente.

Quanto custa fazer SMS Marketing?

Numa média geral, cada sms custa em torno de R$0,10.

Mas existem pacotes fechados com certa quantidade de sms por determinado valor.

Isso vai depender da plataforma que você escolher para usar.

Ainda assim, o investimento acaba sendo simbólico tendo em vista os ótimos resultados que traz.

A Iagente é um plataforma renomada de envio se SMS Marketing e tem parceria com o Programa Consumer.

Mais à frente, iremos explicar como fazer uma campanha de SMS Marketing por meio da integração da Iagente com o Consumer.

Continue lendo!

Programa Consumer e Iagente oferecem o melhor serviço de SMS Marketing para restaurantes. (Imagem: divulgação)

Por que usar a estratégia de mensagens de texto para atrair clientes e gerar mais vendas?

Hoje em dia, as pessoas passam, praticamente, 24h por dia com o celular na mão.

Elas estão sempre atentas ao que chega no aparelho.

Segundo essa pesquisa:

  • 97% das pessoas abrem as mensagens de textos que chegam via sms em seus celulares.
  • Dessas, 93% lê as mensagens em até 2 minutos após recebê-la.

Portanto, quando pensamos em outras estratégias de envio de mensagens, como, por exemplo, o e-mail Marketing ou redes sociais, nota-se uma grande diferença nas taxas.

No e-mails, a taxa de abertura é de 20% em média.

Isso porque, muitas vezes, o cliente recebe o e-mail, mas demora para abri-lo.

Ou então, a notificação do e-mail não chega em seu celular.

Dessa maneira, comparando com a estratégia de e-mail marketing, o sms marketing se mostra bem mais eficiente.

Além disso, podemos dizer que o principal fator para esse sucesso é que o cliente não precisa ter internet e nem créditos para receber as mensagens.

O sms chega para ele sem a necessidade de instalação de aplicativo.

Por isso, investir  no SMS Marketing como estratégia para atrair clientes e gerar mais vendas para o seu restaurante é o caminho certo!

5 Dicas de como usar o SMS Marketing para gerar vendas em seu Restaurante?

Colocar essa estratégia em prática não é difícil.

O processo na maioria das plataformas é bem intuitivo.

Estudos apontam que 97% das pessoas abrem sms. Por isso, SMS Marketing é uma estratégia eficiente para gerar vendas no seu restaurante.  (Imagem: Freepik)

Você deve atentar-se a alguns fatores:

1. Escolha um boa plataforma

Para poder utilizar o Serviço de Mensagens Curtas (SMS) é preciso escolher uma plataforma especializada no envio de mensagens via sms em massa.

Há diversas opções no mercado, você pode fazer uma pesquisa e comparar qual a melhor para o seu negócio.

2. Tenha uma base de dados com números de celulares

Você só poderá usar a estratégia de envio de sms se tiver um lista com os números de celulares do seu público alvo.

Na maioria do casos, a exportação dos números é feita de forma manual com uma planilha de Excel.

Outra forma, é por meio de landing pages, mas requer um pouco mais de trabalho.

O jeito mais fácil de conseguir esses números é por meio de um sistema de gestão que automatiza esse processo, como o Consumer.

3. Escreva uma mensagem atrativa

A mensagem deve ser pensada estrategicamente para convencer o cliente a realizar a ação esperada.

Por isso, escolha bem as palavras chaves e personalize a mensagem para destacar aos olhos do cliente!

Use sua criatividade.

E não se esqueça de revisar o texto antes de enviá-lo!

4. Crie Campanhas de desconto

Crie campanhas de SMS Marketing para gerar mais vendas para o seu negócio!

Envie cupons de descontos exclusivos para clientes com cadastro no seu restaurantes.

Eles poderão aplicá-los tanto no aplicativo de Delivery quanto no estabelecimento físico.

Esse pode ser o incentivo que seus clientes estavam esperando para comprar no seu restaurante!

5. Segmente o público-alvo das mensagens

Segmentar seu público fará com que sua ação seja mais bem sucedida.

Com a Iagente, plataforma de sms integrada ao Consumer, você pode segmentar os clientes por:

  • Data de aniversário
  • Novos clientes
  • Compras feitas no último mês, entre outros.

Pronto!

Seguindo essas dicas, crie já uma campanha de SMS Marketing para gerar muitas vendas em seu restaurante.

Para tornar essa estratégia ainda mais simples: escolha um sistema de gestão que facilite esse processo!

Que tal um Programa de Gestão que já vem integrado à uma Plataforma de SMS Marketing?

O Programa Consumer é um sistema de gestão completo e especializado na área da alimentação.

Focado no principal objetivo dos nossos clientes: crescer seus negócios, fechamos parceria com a Iagente e facilitamos o processo.

Agora, nossos clientes podem enviar sms marketing para os seus clientes direto do Programa Consumer.

Para isso, basta fazer um cadastro rápidos na plataforma.

Depois, o Consumer exporta automaticamente o cadastro de clientes.

Você só precisa escrever uma mensagem altamente atrativa!

Confira o passo a passo para configurar e enviar mensagens pelo Programa Consumer neste manual.

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