Skip to main content

Usar ou não um software de gestão para restaurantes ainda causa incertezas em donos(as) de restaurantes. Principalmente para quem está começando.

Não é por menos, pois essa é uma decisão importante. Afinal, envolve um investimento financeiro e pode gerar dores de cabeça.

Por isso, é totalmente compreensível que essas dúvidas existam. Mas as respostas que você precisa podem estar mais perto do que imagina.

Assim, para ajudar a responder de vez à pergunta sobre por que você deve usar um software de gestão para restaurantes, criamos esse conteúdo.

Aqui, você vai encontrar alguns motivos para ajudar você a tomar a decisão de investir em um sistema para restaurantes e não se arrepender.

Boa leitura!

Teste grátisPor Que Você Deve Usar um Software de Gestão para Restaurantes no seu Negócio na Área da Alimentação?

Podemos resumir a resposta com: um software de gestão para restaurantes vai mudar completamente a forma como você gerencia o seu negócio.

Mas, é claro, vamos detalhar essa resposta com exemplos do que um sistema de gestão pode fazer por você e o seu restaurante.

Otimização de processos e de tempo

Em primeiro lugar, é preciso falar sobre a quantidade de processos operacionais e de atendimento que envolvem a gestão de um restaurante.

Listá-los aqui tomaria muito espaço, pois realmente são muitos. Entretanto, podemos mencionar alguns:

  • Controle de caixa
  • Controle de estoque
  • Gestão financeira
  • Gestão de pedidos
  • Atendimento ao cliente
  • Emissão de notas e cupons fiscais

São muitos, não é mesmo? Agora imagine você tendo que fazê-los todos de forma manual: quanto tempo você gastaria em cada um?

Pois é, com um software de gestão para restaurantes todo esse tempo é otimizado, pois o sistema automatiza esses processos.

Aliás, o tempo é um bem muito precioso para a gestão de restaurantes. Cada minuto perdido pode significar um cliente insatisfeito e, por consequência, um cliente perdido.

Assim, embora o investimento em um sistema pareça um gasto a princípio, o retorno que você terá com ele será maior, principalmente a longo prazo.

Mulher asiática sorrindo com os braços cruzados em um café.

Um sistema de gestão facilita a vida de empreendedores da alimentação. (Imagem: Freepik)

Agilidade e modernização no atendimento

Agora, vamos imaginar outro cenário que acontece nos restaurante: um dia de casa lotada de clientes, uma equipe de atendimento pequena e sem sistema de gestão.

Assim, os pedidos são anotados em blocos de papel e os garçons se perdem para localizar os pedidos de cada mesa, ocasionando erros e insatisfação dos clientes.

Esse é um cenário desesperador para qualquer dono(a) de restaurante, mas acontece com recorrência em muitos estabelecimentos.

Mas, com um sistema para restaurantes, esse cenário pode ser evitado. Aliás, as chances de acontecer são bem poucas.

A facilidade que se tem no atendimento com um sistema nem se compara ao antigo papel e caneta dos garçons.

Isso porque, além de agilizar o atendimento, padronizando os processos, o sistema moderniza-o ao usar a tecnologia para atender seus clientes com mais eficiência.

A equipe contará com soluções para otimizar o trabalho, integrando um processo ao outro, sem retrabalho e com menos risco de erros.

Então, já deu para entender que o sistema de gestão é fundamental para facilitar e profisionalizar os processos diários e até reduzir custos.

Além disso, ele ajuda a aumentar a produtividade da equipe e a rotatividade de clientes no seu restaurante e, portanto, o seu faturamento!

O Consumer é um aliada na gestão de processos e atendimento em restaurantes.

Qual o Melhor Software de Gestão para Restaurantes?

Agora que você já sabe o porquê ou os porquês de ter um software de gestão para restaurantes, resta saber qual o melhor entre as opções disponíveis no mercado.

Embora existam muitas opções no mercado, nem todas oferecem o que você precisa para gerir seu restaurante com eficiência.

Por isso, o primeiro critério para decidir é: escolher um sistema especializado na gestão de restaurantes, como o Consumer.

O Consumer é o sistema para restaurantes mais completo que existe no mercado e focado apenas nesse segmento.

Além de possuir 10 anos de experiência, conta com parcerias renomadas como o Sebrae e o Google, sendo indicado por ambos.

O Consumer é usado e aprovado por mais de 30 mil restaurantes no Brasil como o melhor sistema para o seu restaurante.

Além do software para gestão, o Consumer tem soluções para todas as etapas do seu restaurante e um custo-benefício super atrativo.

Confira algumas funcionalidades e recursos disponíveis no Consumer para a gestão do seu restaurante:

1. Gestão Financeira

O Consumer permite que você acompanhe o movimento financeiro do seu restaurante, como entradas e saídas, para facilitar a gestão financeira.

Além disso, ele gera relatórios por período com os números relevantes para o seu negócio, como os produtos mais vendidos.

Assim, você pode tomar decisões estratégicas baseadas em dados reais do seu restaurante.

2. Controle de Estoque

Com o Consumer, o seu controle de estoque se torna mais eficiente, profissional e descomplicado.

Você pode abandonar as planilhas de Excel porque o próprio sistema atualiza o estoque depois de realizar a venda de um produto. E ainda pode criar a ficha técnica de cada item do seu cardápio.

Ele ainda avisa quando um produto precisa ser reposto a partir do limite que você determinou. 

Assim, diminuem os riscos de prejuízo com falta ou excesso de produtos, seu inventário final do estoque terá menos chances de erros.

3. Atendimento ao cliente

Atenda seus clientes por mesas ou balcão com eficiência e agilidade, lançando os pedidos direto no Consumer.

Assim, os pedidos são organizados de maneira prática e fáceis de serem gerenciados em uma só tela do computador. Inclusive os pedidos por Delivery.

4. Gestão de compras e fornecedores

No Consumer, é possível:

  • Cadastrar sua lista de fornecedores
  • Agendar pagamentos de faturas e coletas de mercadorias
  • Fazer o gerenciamento de seus orçamentos
  • Importar suas Notas Fiscais de compras.

Tudo isso totalmente integrado com seu controle de estoque e gestão financeira.

5. Agendamento de pedidos no Consumer Desktop

O agendamento de pedidos no Consumer Desktop é um ótimo recurso para restaurantes que trabalham com encomendas, como salgadeiras e confeitarias.

Com ele, você pode controlar pedidos encomendados em uma agenda digital no próprio sistema. Ainda é possível visualizar por dia, semana, mês ou ano e, se quiser, pode imprimir a agenda também.

6. Emissão de notas fiscais

O Consumer é um sistema com emissor de Nota Fiscal integrado. Você vai poder emitir todas suas notas e cupons fiscais (NF-e, NFC-e e NFS-e) de forma simplificada.

Todo processo de emissão é interligado com seus canais de venda, o que torna sua administração financeira ainda mais prática e eficiente.

7. Integração iFood

O Consumer foi um dos primeiros sistemas para restaurantes a contar com a integração iFood. Hoje, é o sistema com o maior número de restaurantes integrados à plataforma.

Essa integração garante mais praticidade para gerir todos os pedidos do seu restaurante em um só lugar. Assim, você não precisa instalar o gestor de pedidos iFood

Experimente o Consumer no seu Restaurante

O Consumer oferece um teste gratuito por 15 dias para você conhecer na prática todos os recursos disponíveis para o seu restaurante.

Você poderá usar todas as soluções Consumer sem nenhum compromisso e depois ainda pode continuar com uma versão básica grátis ou assinar a versão Premium.

Experimente grátis agora mesmo!

Patricia Carvalho

Patricia Carvalho

Formada em Letras pela Unesp, possui cursos na área de produção de conteúdo, Copywriting e SEO. É redatora na Consumer, buscando sempre trazer conteúdo de valor para donos(as) de bares e restaurantes.

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.