Skip to main content
Bares e RestaurantesGestão e ProcessosSoftware para Gestão

Soluções de Software para Gestão de Restaurantes

By janeiro 5th, 202421 Comments
Software para Gestão de Restaurantes

Atualmente, a procura por software para gestão de restaurantes é cada vez maior, pois com a tecnologia, donos de restaurantes e outros segmentos do ramo mudaram a forma de gerir o negócio. 

Assim, ao buscarem soluções mais ágeis, optaram pelos softwares, mas, em especial quem está começando, pode ter dúvidas.

Por isso, para esclarecer as questões sobre a gestão de restaurantes a partir de software, fizemos esse artigo.

Além disso, serão abordados alguns recursos importantes a serem considerados ao escolher um software de gestão de restaurantes e como implementá-lo de forma eficaz.

Boa leitura!

O Que é um Software Para Gestão de Restaurantes?

Um software é um sistema que torna certo processo mais fácil ou mais rápido, e quando trazemos essa ideia para a gestão de um restaurante, o resultado é incrível.

Software de gestão para restaurantes é um programa de computador projetado especificamente para gerenciar as operações de um restaurante.

Portanto, ele ajuda a automatizar as tarefas administrativas e até repetitivas, como controle de estoque, gestão de pedidos, gerenciamento de mesas, faturamento e pagamento de contas, entre outros.

Em outras palavras, estamos falando de uma ferramenta tecnológica, ou seja, o software oferece soluções para gerenciar diversos processos relacionados ao food service.

Além disso, eles são projetados para otimizar a operação do local.

Desse modo, automatizam tarefas, cuidam das informações dos clientes e atendimentos e também dão informações em tempo real sobre o desempenho do negócio.

Com isso tudo, vamos descobrir em detalhes as funcionalidades de um software para gestão de restaurantes. 

4 Funcionalidades Básicas que o Software para Gestão de Restaurante Deve Oferecer

O software para gestão de restaurantes pode oferecer vários recursos. Dentre eles:

1. Gestão de Pedidos

Um software de gestão precisa ter essa função básica: o controle dos pedidos que entram e saem no seu restaurante.

Com essa função, você tem o controle de pedidos do cliente, os quais podem ser através de comandas digitais, ou só através de pedidos lançados de forma manual.

Então, isso facilita não só o atendimento dos garçons, como também o trabalho na cozinha, sem falar em todos os prejuízos que podem ser evitados quando se sabe de tudo que entra e sai do restaurante.

Por fim, essa é uma função muito básica que todo restaurante deve priorizar quando escolhe um software para gestão.

software para gestao de restaurantes em uso

O uso de software para gestão de restaurantes descomplica os processos.

2. Controle de Estoque

O Controle de Estoque também é uma função básica e essencial para a gestão de restaurantes, não contar com isso pode significar desafios de gestão ou até mesmo prejuízos.

Afinal, quando você não tem controle do estoque, pode ter desperdícios ou alguns insumos importantes acabando antes do expediente finalizar.

O software para gestão de restaurantes vai gerir os insumos do seu restaurante, bem como as mercadorias e o estoque geral. Ademais, otimiza as compras e evita desperdício

3. Gerenciamento Financeiro

A parte financeira de uma gestão pode ser a mais difícil. Por isso, um sistema pode fazer o papel que facilita o dia a dia do dono de restaurante.

O controle de despesas e receitas, fluxo de caixa, emissão de notas fiscais e outras burocracias devem ser feitas pelo software. Se o seu sistema não faz isso, consiga um que faça, vai te ajudar em todos os sentidos.

4. Análise de Dados

Logo após comandar os pedidos, o estoque e as finanças, o software vai analisar os dados. Aqui, ele oferece dados e relatórios sobre o desempenho do seu negócio.

Isso pode parecer supérfluo, mas olhar informações de pedidos, entradas e saídas do estoque e financeiro e reunir tudo isso de maneira visuais e intuitiva pode mostrar prejuízos que acontecem debaixo do nosso nariz.

Às vezes não vemos esses prejuízos por estar imersos o tempo todo no dia a dia do restaurante, mas eles estão lá.

Outrossim, muitos softwares para gestão de restaurantes oferecem soluções para:

  • Delivery;
  • Reservas online;
  • Integração com aplicativos de delivery.

Em síntese, tudo isso vai acompanhar seu food service e facilitar sua vida. Portanto, com essas funções, já é possível notar inúmeras vantagens.

Entretanto, confira mais algumas.

Vantagens do Uso de Software na Gestão do seu Negócio

Dentre as vantagens do uso de software para gestão de restaurantes, temos:

  • Melhora da Eficiência: o software ajuda a automatizar várias tarefas. Algumas delas já foram citadas, como o controle de estoque. Porém, ele gerencia o restaurante como um todo, o que torna tudo mais ágil.
  • Software para Gestão de Restaurantes Reduz Erros: com o uso de softwares para gestão de restaurantes, há redução de erros em tarefas. Por isso, a fidelização do cliente tende a ser maior.
  • Agilidade no Atendimento: outra prática que agrada o cliente é a agilidade no atendimento. Nesse sentido, com o software para gestão de restaurantes, a comunicação com a cozinha é mais rápida.

Até agora, explicamos o que é um software e também as vantagens do seu uso, mas dentre os que existem no mercado, como saber qual escolher? 

Software Para Gestão de Restaurantes

Deixar clientes felizes é muito importante para o andamento do restaurante.

O Melhor Software Para Gerir Seu Restaurante

Embora existam diversas opções no mercado, nem todas oferecem uma gestão completa. Por isso, o critério para escolher a melhor opção é buscar o sistema mais completo e especializado. 

Por consequência, você chega no Consumer. Além de ter todas essas atribuições, ele é parceiro do Sebrae e do Google e possui mais de 30 mil clientes pelo Brasil.

Deu pra sentir o peso, né? 

Para além disso, também apresenta soluções para todas as etapas do seu negócio a um preço acessível. Por isso, a fim de que você fique mais seguro, vamos apresentar alguns recursos Consumer. 

Sistema de Gestão Completo

O Consumer vai gerir o seu restaurante por inteiro. O software para  gestão de restaurantes mais completo do mercado conta com mais de cem funcionalidades.

Entre elas, temos:

  • Abertura e fechamento de caixa;
  • Controle de estoque;
  • Ficha técnica;
  • Controle financeiro.

Controle de Pedidos Feito Pelo Software para Gestão de Restaurantes

Com o Consumer, não importa onde você recebe o pedido, porque o controle é feito em um só lugar, o que traz organização e agilidade. 

Comanda Mobile

Por falar em pedidos, você não precisa mais anotá-los à mão, pois com a Comanda Mobile, os garçons tiram o pedido de forma eletrônica.

Depois, eles são enviados diretamente para a cozinha, como consequência, você evita erros nos pedidos e fideliza clientes.

MenuDino 

Além de tudo, temos o MenuDino. Isto é, um site e app delivery do Consumer. Tal qual outros marketplaces, o pagamento pode ser feito online ou na entrega.

Ao propósito, ele também conta com notificações push personalizadas. Ademais, com ele, você tem um site só seu, o que é super importante para o marketing do seu restaurante.

Em resumo, outras funcionalidades podem ser destacadas:

  • Consumer Ads: essa ferramenta de marketing digital é integrada ao Google. Dessa forma, você cria campanhas e anúncios que vão aparecer em primeiro no Google, aumentando suas vendas. 
  • Smart Delivery: aqui, temos um recurso de logística inédito no Brasil. Isto porque ele garante entregas até 30% mais rápidas em horário de pico. Ou seja, te ajuda com a concorrência!
  • Integração com iFood: com a Integração iFood, você não precisa usar o Gestor de Pedidos iFood. Isso traz mais agilidade para seu restaurante, pois tudo é feito em um só lugar. 

Por fim, o Consumer conta com:

  • Emissor de Cupom Fiscal NFC-e e NF-e;
  • Agendamento de Pedidos;
  • App para Entregador;
  • Cardápio QR Code na Mesa;
  • Monitor de Preparo KDS;
  • Controle de Estoque e Fichas Técnicas;
  • Connect Relatórios Online;
  • Diversos Canais de Suporte.

Acredita que ainda não acabou? Para conferir todas as ferramentas disponíveis, clique aqui.  

Experimente Grátis o Consumer no seu Restaurante

Com toda a certeza, agora já é possível saber de duas coisas importantes: que deve usar software para gerir seu restaurante e qual o oferece o que você busca.

Portanto, chegou a hora de testar.

Afinal, o Consumer oferece um teste gratuito de 15 dias para você conhecer na prática todos os recursos. Ou seja, você poderá usar todas as soluções Consumer sem compromisso.

Depois, pode continuar com uma versão básica grátis ou assinar a versão Premium.

Experimente grátis agora mesmo!

Ainda não usa o Consumer?

Priscila Otoboni

Priscila Otoboni

Graduada em Letras. Buscando sempre trazer conteúdo de valor para donos(as) de bares e restaurantes.

21 Comments

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Não é permitido copiar esse conteúdo.