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Você já recebeu alguma reclamação dos seus clientes sobre a taxa de serviço iFood?

Desde outubro de 2021, alguns clientes perceberam a cobrança adicional de uma nova taxa de serviço iFood ao comprar no aplicativo.

A cobrança começou a ser feita sem nenhum comunicado ou aviso prévio da plataforma. Por isso, surpreendeu vários clientes.

Tal novidade não agradou uma parte dos clientes, que reclamaram por terem de pagar a taxa de serviço e, em alguns casos, também a taxa de entrega.

Para entender melhor do que se trata essa nova taxa de serviço iFood e porque ela está sendo cobrada dos seus clientes, continue lendo!

O Que é a Taxa de Serviço iFood?

De acordo com o iFood, a nova taxa de serviço é uma tarifa para ajudar na manutenção da plataforma.

Então, além da taxa de entrega, agora cobra-se uma taxa extra de R$ 0,99 nos casos em que o pedido tem o valor abaixo de R$20,00.

Mas ela só aparece quando o cliente conclui o pedido. Por isso, muitos clientes ficaram surpresos, já que não houve um pronunciamento da plataforma sobre a novidade.

Embora o valor da taxa seja pequeno, alguns consumidores reclamaram da cobrança.

Principalmente porque nos termos de uso para os usuários no aplicativo iFood, que não é atualizado desde março de 2013, não há qualquer menção à taxa.

Entretanto, nos Termos e Condições de Uso dos entregadores, informa-se que:

“O iFood poderá, a seu exclusivo critério, cobrar dos Clientes Finais um valor de taxa de intermediação (que poderá ser denominada de “taxa de entrega”, “taxa de serviço” ou outra) nos casos em que atua como contratante intermediário dos Estabelecimentos Parceiros que contratarem os planos “full service” ou “híbrido” (ou outros planos que venham a substituí-los ou alterá-los).”

Rappi e Outros Aplicativos Também Cobram Taxa de Serviço dos Clientes

O iFood não é a primeira plataforma a cobrar taxas de serviço dos clientes. A Rappi e Uber Eats já cobravam taxa de serviço do cliente.

No caso do Uber Eats, o valor da taxa é de 5% do valor do pedido, mas a empresa já anunciou que irá encerrar o serviço de entregas para restaurantes no Brasil.

Já a Rappi informa que poderá cobrar uma taxa de serviço relacionada ao uso da plataforma tendo em vista oferecer um serviço de qualidade.

Entretanto, o valor da taxa é variável a depender do produto e da loja parceira e também pode não haver cobrança.

MenuDino: Site ou Aplicativo Próprio Sem taxas para Restaurantes nem para Clientes

Se pagar taxas já é algo ruim para os restaurantes, imagina só para os clientes!

Essa cobrança pode acabar fazendo com que o cliente desista de comprar no seu Delivery e vá para a concorrência.

Mas qual outra opção para que nem o seu restaurante nem os seus clientes paguem taxas? Criando um site ou aplicativo próprio no MenuDino!

O MenuDino não cobra taxas sobre os pedidos tanto no site quanto no aplicativo. O resultado disso foi uma economia de R$300 bilhões em taxas para os restaurantes no MenuDino em 2021.

Além disso, você terá acesso a soluções para Delivery incríveis que vão elevar a qualidade do seu negócio e deixá-lo à frente da concorrência. Por exemplo:

  • Smart Delivery: organizador de pedidos por proximidade na entrega
  • App do Entregador: solução para logística de entregas que permite acompanhar o motoboy em tempo real e retirar o pedido com QR Code
  • Recurso para criar cupons de desconto, promoções e combos
  • Programa de Fidelidade
  • Rota otimizada para percursos  sequências de entregas mais rápidos

Mas, se você também quer marcar presença no iFood, o MenuDino conta com a integração iFood. Com ela, você recebe todos os pedidos em um só sistema, sem precisar instalar o Gestor de pedidos iFood.

Então, corra para garantir que o seu cliente tenha a melhor experiência com o seu restaurante criando seu site grátis no MenuDino.

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Patricia Carvalho

Patricia Carvalho

É redatora na Consumer, buscando sempre trazer conteúdo de valor para donos(as) de bares e restaurantes.

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