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Tome Decisões Melhores: O Que é Análise SWOT ou FOFA?

By janeiro 13th, 20212 Comments

A Análise ou Matriz SWOT, em português, FOFA, é uma ferramenta de planejamento estratégico. 

Ela ajuda a empresa a tomar decisões e metas, unindo e comparando pontos fortes e fracos dos ambientes internos e externos.

Usada para fazer planos e tomar decisões, a Matriz SWOT tem a função de ajudar a análise fria.

Os fatores relevantes para isso são as Forças e Fraquezas (Internos) e as Oportunidades e Ameaças (Externos).

Parece confuso? Não precisa ser. 

Você pode evitar erros grandes com essa ferramenta!

Confira como aplicar essa matriz no seu negócio e nunca mais cometer erros graves.

O Que é Análise SWOT ou FOFA?

Muitas pessoas, antes de tomar uma decisão importante, listam os prós e contras daquilo.

Já imaginou utilizar uma lista dessas para fazer a gestão de uma multinacional? É dessa ideia que parte a SWOT.

A análise SWOT é uma ferramenta favorita dos empresários de sucesso.

Por isso, é muito conhecida no Vale do Silício, lar de grandes empresas como Apple, Yahoo! e Microsoft.

Foi desenvolvida na década de 1960 por Albert Humphrey na Universidade de Stanford. 

Philip Kotler, no livro Administração de Marketing, definiu a FOFA como:

A avaliação global das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças é denominada análise SWOT.”

O Que é Análise SWOT? É a melhor maneira de tomar as melhores decisões e evitar dores de cabeça e prejuízos.

A sigla SWOT significa Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats. Em português: Força, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças (FOFA).

A ideia original era criar uma maneira fácil e rápida de sintetizar os prós e contras de uma decisão ou plano.

Isso ajudaria a desenvolver estratégias de empresas. 

No fim, após várias adaptações, nasceu esse método apropriado para tanto grandes quanto pequenas empreendimentos.

Inclusive, é até possível fazer uma análise SWOT pessoal, no momento de fazer decisões ou planejamentos na nossa vida particular.

Quer saber como fazer isso? Continue a leitura.

Explicando a FOFA

O nome em português pode ser engraçado, mas o FOFA é coisa séria. 

É por isso que todos empreendedores de sucesso conhecem e utilizam a Matriz FOFA.

O passo a passo é bem simples: 

  1. Basta listar, a partir da análise do ambiente interno, as forças e fraquezas do seu negócio.
  2. Em outra parte, listam-se e as oportunidades e ameaças que vêm do exterior da empresa.
  3. Feito isso, devemos comparar e analisar o que temos.

Com tudo isso em nossa visão, fica mais fácil saber qual o melhor caminho a tomar.

Entretanto, muitas vezes estamos emocionalmente ligados à essa decisão.

Analisar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças a cada decisão pode ser o fator que tornará seu próximo passo incrível.

Às vezes queremos muito que algo aconteça ou temos muito medo de um fator fora do nosso controle… 

Isso pode levar a análises enviesadas. 

Por isso, é fundamental fazer a análise com calma e paciência, talvez até considerando ideias de outras pessoas.

Para Quê Serve a Matriz SWOT?

Os Objetivos da Matriz SWOT incluem:

  1. Fazer uma síntese visual e prática dos fatores relevantes para a empresa;
  2. Estabelecer prioridades de atuação;
  3. Fazer um diagnóstico da empresa: como fortalecer pontos fortes e lidar com pontos fracos, bem como entender a origem dos problemas;
  4. Realizar previsão de vendas de acordo com a demanda do mercado e capacidade de produção;
  5. Guiar o planejamento de uma empresa ou de uma parte dela;
  6. Mapear o mercado competitivo;
  7. Visão realista do cenário onde se está inserido.

Para fazer cada uma dessas coisas, basta refletir sobre elas enquanto preenche a matriz.

Agora, vamos aprender a fazer isso da forma mais efetiva possível.

Como Fazer Análise SWOT?

Vamos ao passo a passo de como fazer uma matriz FOFA e entender melhor, na prática, como esse método funciona.

1. Salve o Modelo Pronto ou Crie o Seu

O Blog do Programa Consumer disponibilizou para você um modelo de Matriz SWOT grátis prontinho para ser usado! 

Para baixar, basta salvar a imagem a seguir:

Clique na imagem, salve e pronto! Um modelo de Análise SWOT exclusivo!

Você pode imprimí-lo em diversos tamanhos ou deixá-lo salvo no seu computador ou celular. 

Use quantas vezes e sempre que necessário! 

Para começar, você precisará dele ou um modelo improvisado em papel ou no computador.

Como você pode ver no nosso modelo, à esquerda ficarão os fatores internos à empresa.

Já à direita, estão os fatores externos. Vamos começar a listá-los.

2. Pense na Decisão ou Aspecto a ser Analisado

Você está diante de uma decisão importante? 

Quer saber se vale a pena fazer uma mudança? 

Precisa entender como anda a sua vantagem competitiva?

Tudo isso pode ser analisado com a Matriz FOFA, desde os aspectos mais gerais até os mais específicos.

Tenha um único aspecto em mente cada vez que montar uma análise como essa e siga para os próximos passos!

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3. Liste os Fatores Internos

Na parte de cima do lado esquerdo, liste as forças do seu negócio em relação ao problema em questão.

Como exemplo, vamos analisar o cenário competitivo. 

Pense em como seu restaurante já lida com competidores: valores, custo-benefício para os clientes… 

Enfim, qualquer coisa inerente que faça você mais forte do que os concorrentes.

Na parte de baixo, é o momento de ser humilde e reconhecer suas fraquezas. 

O que você não está fazendo que poderia fazer? O que não te permite ser um bom concorrente?

Seus preços não estão sendo uma vantagem? Você não está divulgando seu negócio pelas redes sociais

O mais importante é não deixar os sentimentos impedirem que você seja honesto consigo mesmo.

Tenha a humildade de reconhecer que talvez suas fraquezas sejam maiores do que suas forças. 

Só assim você pode saber para onde direcionar seus esforços.

4. Liste os Fatores Externos

À direita estão os fatores externos: as oportunidades e as ameaças.

Os fatores externos podem ser entendidos como aqueles Macroambientais e os Microambientais.

  • São Macroambientais: tudo o que tem a ver com a região, o local ou o país, e está fora do seu alcance;
  • São Microambientais: concorrentes, clientes, distribuidores e fornecedores, por exemplo.

Pense nessas questões. 

Coloque as coisas positivas em “oportunidades” e as negativas em “ameaças”. 

Por exemplo, se você quer analisar o cenário competitivo, vale considerar o delivery como uma “oportunidade”. 

Se você já trabalha com delivery, talvez considere variar abordagens, adquirindo um app próprio ou se cadastrando no iFood.

No quadrado logo abaixo, liste as “ameaças”. O que pode te atrapalhar a alcançar o seu objetivo?

Se você quer ser mais competitivo, o que está te impedindo? 

Lembre-se de incluir nesses quadrantes apenas coisas da qual você não tem controle. 

Os aspectos possíveis de serem mudados são listados nas “fraquezas”, do lado esquerdo da tabela.

Quando tiver alguns ítens em cada parte da tabela. Siga para a parte final, a análise completa.

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5. Use as suas Forças a seu Favor

Ao fim, você provavelmente já terá percebido algumas coisas que não tinha notado antes.

Portanto, o passo mais natural é aproveitar as “forças” listadas para aproveitar as “oportunidades” e se proteger das “ameaças”.

Afinal, oportunidades não são chamadas assim à toa, elas devem aproveitadas! 

Enquanto isso, pense em maneiras de resolver suas fraquezas e transformá-las em forças. 

Afinal, O Que é Análise SWOT e Como Aplicar no meu Restaurante?

Por fim, fica claro o que é essa sigla tão misteriosa, não é mesmo?

SWOT, ou FOFA: força, oportunidades, fraquezas e ameaças. Tudo o que você precisa para tomar uma decisão corretamente.

Não é à toa que essa é a maneira que experts tomam decisões e tem insights sobre as suas empresas!

Ela evita decisões irracionais e passos fora do planejado!

O melhor de tudo é que funciona para negócios de todo o tipo e tamanho, com problemas grandes ou pequenos.

Portanto, não tome mais decisões precipitadas, baixe o nosso modelo e use sempre que precisar!

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O Consumer pode te ajudar com isso. 

Nós somos o sistema nº 1 em gestão para estabelecimentos na área da alimentação. 

Somos totalmente focados nas necessidades de empreendedores da gastronomia como você.

Por isso, sabemos o que faz seu trabalho mais fácil. Oferecemos isso em um único programa de gestão que integra todos as partes do seu restaurante.

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Letícia Gama

Letícia Gama

Formada em Letras pela UNESP. Atualmente Analista de Marketing na Consumer, sistema para restaurantes com melhor custo benefício. Certificada pelo Google e em constante estudo em busca das melhores práticas do Marketing Digital.

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