Skip to main content

A transformação digital na área da alimentação já é um fenômeno consolidado. 

Não dá para negar que, nos dias atuais, a tecnologia digital transformou tanto os processos operacionais quanto a produção de alimentos e bebidas

Entretanto, nem todos os donos de negócios no setor de alimentos estão abertos às mudanças proporcionadas por essa transformação.

E sentimos muito em informar, mas este é um grande problema para quem deseja ver seu negócio crescer.

Isso porque para evoluir é preciso mudar e se adaptar. Ou seu negócio não sobreviverá.

A própria história da humanidade comprova o que estamos dizendo: a teoria da evolução de Darwin mostra que somente os seres mais adaptados são os que sobrevivem.

O mundo dos negócios também funciona assim: é preciso se adaptar para evoluir no mercado.

Por isso, se o seu restaurante ainda está vivendo na “idade da pedra” é mais do que urgente a transição para a era digital.

Veja neste artigo o porquê e como deixar seu restaurante mais produtivo com a transformação digital na área da alimentação.

O que é a Transformação Digital?

Transformação digital consiste na ideia de implementar tecnologia para realização dos processos de uma empresa a fim de torná-los mais eficientes.

Significa uma mudança de procedimentos manuais para procedimentos em que a tecnologia é essencial e principal agente dessa transformação.

Ela pode ser inserida em qualquer setor e área: desde os processos gerenciais, aos processos de produção, passando pelo atendimento ao cliente e também pelo Marketing.

E ao contrário do que pensam a maioria das pessoas, a transformação digital não é um conceito do futuro. Ela já faz parte do nosso presente em todos os lugares, especialmente na indústria de alimentos.

Sabe aqueles filmes futurísticos em que os robôs e as máquinas convivem normalmente com seres humanos no dia a dia? Pois é, talvez essa realidade esteja mais próxima do que imaginamos.

Hoje, negócios de todos os setores renderam-se à tecnologia, em maior ou menor grau. Justamente porque sabem que já não é mais possível ignorar o potencial e a força desse recurso em nosso tempo.

E você, já fez a transformação digital do seu restaurante? Seu restaurante está preparado para sobreviver e crescer na era tecnológica?

Se ainda não, é preciso começar já antes que você fique para trás!

Por que aderir à transformação digital na área da alimentação?

Hoje, muitos negócios já nasceram desse contexto digital e são chamados de “nativos digitais”. Contudo, os negócios mais tradicionais também já estão se adequando à essa nova realidade.

Se o seu negócio ainda não se adaptou, então você está atrasado nessa corrida.

E motivos para iniciar essa transformação não faltam. Aqui, listaremos alguns para você:

  • O mundo digital não tem limites. Por meio dele, seu restaurante pode alcançar um mundo inteiro de clientes.
  • Se você não se adaptar, seu restaurante irá fechar as portas mais cedo ou mais tarde.
  • A transição digital ajuda a diminuir seus custos operacionais, uma vez que otimiza o tempo gasto nos processos gerenciais do dia a dia.
  • Se não aderir à transformação digital, seu restaurante ficará obsoleto  e será vencido pela concorrência.
  • Sem a transformação digital será impossível expandir seus negócios em qualquer escala. 
  • Estamos vivendo a era digital e a tecnologia está cada vez mais inserida no cotidiano das pessoas. Sendo este o melhor ambiente para atrair novos clientes, principalmente os jovens das novas gerações.
  • É uma maneira eficiente de melhorar a experiência do consumidor no seu bar, restaurante ou lanchonete.
  • É possível aumentar suas vendas e o ticket médio no seu estabelecimento com essa transformação.

Os donos de restaurantes, bares e lanchonetes conectados com as tendências do mercado sabem que a transformação digital na área da alimentação é um assunto do presente.

Está vendo? Apenas com esses motivos é fácil perceber que é fundamental aderir à transformação digital no seu restaurante para mantê-lo competitivo em meio à concorrência.

O próximo passo é saber como realizar essa transformação. E é claro que vamos te ajudar com isso!

Como Deixar seu Restaurante mais Produtivo Adaptando-o à Transformação Digital?

O uso da tecnologia garante muito mais eficiência operacional do seu negócio. 

Isso porque a automatização dos processos gera menos perda de tempo e diminui a ocorrência de erros, evitando prejuízos.

Além disso, o aumento da produtividade fica nítido porque seus colaboradores terão mais tempo para dedicar a coisas mais importantes, como o atendimento ao cliente.

E você poderá gerenciar seu negócio com mais assertividade e eficácia. Além de poder tomar decisões mais estratégicas baseada em números apresentados pelos relatórios digitais.

Transformação Digital nos Processos Operacionais de Restaurantes

Na área da alimentação, é imprescindível contar com um sistema de gestão tecnológico que automatize e simplifique os processos do seu negócio.

Como o Consumer, uma solução digital especializada em negócios da alimentação. O Consumer entende bem de transformação digital porque nasceu nesse mundo.

Por isso, tem tudo o que você precisa para sua transformação digital.

Com o Consumer,  você realizada os processos gerenciais pelo computador. 

E você pode contratar módulos adicionais, como o Connect, que permite o acompanhamento em tempo real de relatórios importantes para mensurar os resultados do seu negócio.

Conheça outras soluções Consumer que podem te ajudar na transição digital:

Não Espere Ultrapassar para Começar sua Transformação Digital

Uma das qualidades mais importantes em um empreendedor é saber a hora certa para tomar decisões.

Nesse caso, a decisão de dar início à transformação digital precisa ser tomada já! Pois, estabelecimentos que ainda não começaram ficaram ultrapassados.

Experimente Grátis o Consumer e dê o primeiro passo para a transformação!

Patricia Carvalho

Patricia Carvalho

Formada em Letras pela Unesp, possui cursos na área de produção de conteúdo, Copywriting e SEO. É redatora na Consumer, buscando sempre trazer conteúdo de valor para donos(as) de bares e restaurantes.