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Fazer o treinamento de equipe de atendimento em restaurantes é essencial para manter um padrão alto de atendimento para os clientes.

Assim, fica mais fácil conquistar uma maior satisfação dos clientes por meio de uma experiência agradável e inesquecível.

Afinal de contas, nenhum consumidor quer pagar para ser mal atendido, principalmente em um restaurante, não é mesmo?

Assim, uma experiência ruim no atendimento pode, inclusive, criar uma má reputação do restaurante e afastar clientes. Levando-o, inclusive, a fechar suas portas em casos mais extremos.

Por esses e outros motivos, é extremamente importante saber como fazer o treinamento de equipe do seu restaurante

Pensando nisso, trouxemos algumas dicas que podem auxiliar você nessa missão. Continue lendo para saber quais são elas e para começar a colocá-las em prática no seu restaurante!

Teste grátis6 Dicas de Como Fazer o Treinamento de Equipe de Atendimento em Restaurantes

Assim como em qualquer profissão, é fundamental que o treinamento de equipe faça parte dos procedimentos em um restaurante.

Afinal, uma equipe bem treinada transmite mais segurança e profissionalismo para os seus clientes.

Além disso, o treinamento da equipe de atendimento melhora os processos do dia a dia e mantém a equipe trabalhando em sincronia para o sucesso do seu restaurante.

Para isso acontecer, é necessário que todos os funcionários que tenham contato com os clientes recebam treinamento para atendimento ao cliente, tais como:

  • Gerente(s)
  • Recepcionistas
  • Garçom/garçonete
  • Cozinheiros(as)
  • Atendentes de caixa
  • Pessoal da limpeza

Isso porque o atendimento é um dos principais responsáveis pela principal impressão que fica no cliente após ele sair do seu estabelecimento.

Portanto, todos os funcionários precisam estar alinhados para oferecer um atendimento impecável que faça o cliente se sentir especial.

Sem mais delongas, vamos às 6 dicas de como fazer o treinamento de equipe de atendimento no seu restaurante:

1. Elabore um manual de atendimento

Uma boa forma para fazer o treinamento de equipe de atendimento no seu restaurante é elaborar um manual de atendimento.

Nele, você poderá colocar quais são os comportamentos que espera dos funcionários, assim como as normas padrões do atendimento, como por exemplo:

  • Postura
  • Uso de uniforme
  • Conduta
  • Conhecimento do cardápio

Esse documento será muito útil, principalmente para novos(as) funcionários(as) que ainda estarão no processo de adaptação ao novo trabalho.

Além disso, ele pode ser feito por você mesmo e salvo em PDF para encaminhar por e-mail ou outro canal de comunicação com a equipe. Ou seja, não terá nenhum custo.

Um equipe de atendimento bem treinada é importante para atrair mais clientes. (Imagem: Freepik)

2. Faça reuniões periódicas de alinhamento

Reuniões periódicas também são uma ótima maneira para treinar e manter a equipe de atendimento alinhada.  

Você pode fazê-las a cada 15 dias ou uma vez por mês com os objetivos de reciclar os acordos e combinados entre a equipe, dar feedbacks e ouvir sua equipe.

Essas reuniões servem também para criar uma relação profissional mais próxima entre você e a sua equipe.

Assim, é possível manter uma comunicação transparente, ouvir sugestões de melhorias e motivar sua equipe.

3. Ofereça cursos de capacitação

Embora o atendimento ao cliente seja quase uma arte, é totalmente possível desenvolver habilidades para lidar com o público.

Aliás, os cursos de capacitação estão aí para isso! Nesse sentido, oferecer cursos de capacitação é a forma mais eficaz de treinar sua equipe de atendimento.

Na verdade, este é um investimento que você estará fazendo não só em seus funcionários, como também no seu restaurante.

Com isso, você irá valorizar a equipe que trabalha com você, fazendo com que eles se sintam mais motivados a exercer suas funções.

Mas também oferecerá um atendimento profissional e diferenciado para os seus clientes, que com certeza ficarão mais satisfeitos do que na concorrência.

4. Ensine técnicas de vendas

Ao sentar na mesa, o cliente até pode ter alguma ideia do que deseja pedir, mas com um atendimento certo, ele poderá comprar além do que pretendia.

É por isso que treinar sua equipe com técnicas de vendas pode contribuir para aumentar as vendas e o ticket médio no seu restaurante.

Como, por exemplo, um atendimento com consultoria no qual o chef ou o garçom dê sugestões de pratos e harmonização de bebidas

Além de tudo, torna-se um atendimento personalizado, focado no cliente e no que ele deseja para sua experiência gastronômica.

5. Ofereça incentivos de reconhecimento

Mais do que treinar, é preciso levar a sério o que é aprendido no treinamento e colocar em prática no dia a dia durante o atendimento ao cliente.

Por isso, oferecer incentivos de reconhecimento pode ser uma ótima prática para motivar sua equipe de atendimento a proporcionar um ótimo atendimento.

Os incentivos podem ser em forma de uma bonificação em dinheiro, um voucher, um passeio ou algum item que desperte o interesse dos funcionários.

Mas, claro, essa prática deve ser feita de forma saudável, sem incentivar uma competição nociva que possa desmotivar os demais funcionários.

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6. Invista em um sistema de gestão e soluções para restaurantes

Para os processos de gestão diários, um sistema de gestão facilita e muito o treinamento, pois faz a automação da maior parte dos processos.

Por exemplo, na hora de anotar o pedido, atender as mesas, fechar a conta, um sistema de gestão, como o Consumer, tem soluções para cada uma dessas funções.

O Consumer torna mais fácil realizar o atendimento no seu restaurante e simplifica o treinamento de novos funcionários, pois é um sistema com funcionalidades intuitivas.

Além disso, possui outros recursos e funcionalidades, como:

Também é possível fazer o treinamento online do sistema e das soluções Consumer com especialistas que vão ajudar você e os seus funcionários a se tornarem experts no Consumer!

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O Consumer é um sistema desenvolvido para facilitar a gestão de processos e atendimento em restaurantes.

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Patricia Carvalho

Patricia Carvalho

Formada em Letras pela Unesp, possui cursos na área de produção de conteúdo, Copywriting e SEO. É redatora na Consumer, buscando sempre trazer conteúdo de valor para donos(as) de bares e restaurantes.

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