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A Uber anunciou que encerrará o serviço de entregas para restaurantes pelo aplicativo Uber Eats a partir do dia 07 de março de 2022.

O comunicado oficial,  feito no dia 06 de janeiro, pegou vários donos e donas de restaurantes de surpresa.

Afinal, a Uber Eats está entre os principais Marketplaces no mercado de food service brasileiro. Entretanto, o serviço de Delivery continuará funcionando para entregas de supermercados e lojas.

Continue lendo para saber mais detalhes!

Uber Eats, Principal Concorrente do iFood, Encerra o Delivery de Refeições no Brasil

Segundo a Uber, a decisão de encerrar as operações trata-se de uma mudança de estratégia para focar em outros nichos de entrega, como explica:

“A partir de agora, a empresa vai trabalhar em duas frentes: com a Cornershop by Uber, para serviços de intermediação de entregas de compras de supermercados, atacadistas e lojas especializadas; e de entrega de pacotes pelo Uber Flash”.

Além das entregas para lojas e supermercados, a empresa também pretende focar no Uber Direct – versão corporativa do app para para lojas fazerem entregas no mesmo dia.

Entretanto, o Uber Eats, junto com a Rappi, eram os principais marketplaces concorrentes diretos do iFood no Brasil.

Esta última, representa hoje 70% de participação no mercado de Delivery de refeições por aplicativos.

Assim, com o encerramento do Uber Eats, a grande preocupação de donos(as) de restaurantes é a perda de competitividade com essa saída.

Por exemplo, um sinal disso foi quando o Uber Eats e a Rappi entraram com uma reclamação contra os contratos de exclusividade entre o iFood e os restaurantes. Após isso, o iFood foi proibido de realizar tais tipos de contratos.

Então, agora há um receio entre donos(as) de restaurantes em ter apenas duas empresas de marketplaces dominando o setor.

A partir de 8 março, Uber Eats encerra as entregas para restaurantes.

Fim do Uber Eats: Novas Oportunidades para Aplicativos de Delivery Próprio

Na contramão, diversos restaurantes estão investindo em ter o próprio aplicativo de Delivery para não ficar refém dos marketplaces.

É uma alternativa a qual donos(as) de restaurantes estão aderindo cada vez mais.

Isso porque os sites e aplicativos próprios oferecem maior liberdade e independência para os restaurantes. Inclusive, mais possibilidades de lucrar.

O MenuDino, o portal de Delivery próprio da Consumer, é um exemplo desse tipo de plataformas e está entre as que mais cresceram online nos últimos meses, segundo relatório da Conversion.

Com ele, os restaurantes puderam ter um site e aplicativo próprios, sem taxas e com soluções para otimizar o Delivery.

MenuDino: Site e Aplicativo Próprio para Restaurantes

O MenuDino é uma plataforma de Delivery própria pioneira no mercado, pois existia antes mesmo da pandemia.

Depois, em 2020, passou por evoluções para melhorar a experiência dos clientes e ajudar bares e restaurantes a venderem online.

No MenuDino, bares e restaurantes podem criar um site Delivery gratuito, publicar seu cardápio online e receber pedidos pelo WhatsApp.

Mas também podem investir em criar o próprio Aplicativo Delivery para receber pedidos integrados aos sistema e ter acesso a soluções como:

Em 2021, bares e restaurantes transacionaram R$1 bilhão no MenuDino e economizaram R$300 milhões por não pagar taxas.

Além disso, a Consumer está investindo em novas soluções para 2022. 

Por exemplo, o Consumer Ads: uma ferramenta para automação de Marketing Digital criada em parceria com a Google Brasil.

Consumer: o Sistema para Delivery Para Crescer o Seu Restaurante

O Consumer é o sistema para Delivery ideal para restaurantes que desejam ter seus processs de gestão e atendimento centralizados.

Assim, é possível parar de perder tempo com retrabalhos e diminuir o tempo de entrega do seu Delivery.

Com isso, você conquistará mais clientes, aumentando o seu faturamento e crescendo o seu negócio.

Antes de tomar qualquer decisão, você pode conhecer o Consumer na prática durante 15 dias sem nenhum compromisso.

Experimente grátis!

Patricia Carvalho

Patricia Carvalho

Formada em Letras pela Unesp, possui cursos na área de produção de conteúdo, Copywriting e SEO. É redatora na Consumer, buscando sempre trazer conteúdo de valor para donos(as) de bares e restaurantes.

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