Skip to main content

Você, dono(a) de restaurante que ainda não sabe o que é Upsell e Cross Sell, saiba que pode estar perdendo boas oportunidades de vendas.

Mas também é possível que você não saiba, entretanto já use mesmo sem saber o que é.

Isso porque são estratégias de vendas bastante comuns no setor de food service, ainda que não sejam conhecidas por seus nomes.

Assim, é importante conhecê-las e, mais importante ainda, usá-las em seu restaurante. Principalmente porque são simples de aplicar e de quase nenhum custo.

Se interessou? Continue lendo para descobrir o que é Upsell e Cross Sell e como aplicá-las em seu restaurante para aumentar suas vendas!

O Que é Upsell e Cross Sell?

Upsell e Cross Sell são estratégias usadas por vários tipos de estabelecimentos para aumentar as vendas. Principalmente, em bares e restaurantes.

Além de ajudarem a aumentar as vendas, crescerem o ticket médio e melhorar o faturamento, elas são estratégias de baixo custo. Ou melhor, sem custo para a empresa e com grande potencial.

Aliás, são estratégias que se complementam, assim você pode usar as duas ao mesmo tempo, o que trará melhores resultados.

Mas o objetivo do Upsell e Cross Sell não é só aumentar suas vendas. Elas também são essenciais para melhorar a experiência do cliente no seu restaurante.

Sem mais delongas, descubra agora o que é Upsell e Cross Sell!

O Que é Upsell?

Upsell é um termo em inglês que não possui uma tradução 100% equivalente no português. Entretanto, podemos entender como uma “venda acrescida” ou um “upgrade” da compra.

Assim, Upsell é uma estratégia de venda em que, quando um cliente escolhe um determinado produto, você oferece uma versão superior do mesmo produto para ele.

Por exemplo, se o cliente compra um produto de tamanho menor, você oferece o mesmo produto, mas com tamanho maior.

Essa estratégia agrega valor à venda, pois o cliente, em outras palavras, levará mais pagando menos. Portanto, ele terá vantagem, assim como o seu restaurante irá aumentar o ticket médio.

O Que é Cross Sell?

Também é difícil encontrar uma tradução exata para o termo, mas a tradução que mais se aproxima do significado de Cross Sell é “venda cruzada”.

Em resumo, é uma estratégia de venda que consiste em oferecer produtos que complementam o pedido do cliente.

Por exemplo, o cliente fez um pedido e você pode oferecer outros itens que complementam e combinam com aquilo que ele escolheu. 

Pode ser até mesmo uma promoção ou um combo que contém o produto que o cliente quer e mais outros itens.

Assim, não é uma estratégia agressiva, mas que funciona como uma consultoria, agregando valor à venda.

Com isso, o cliente poderá ficar muito feliz com as suas sugestões, mesmo que não aceite naquele momento, pois teve um atendimento personalizado.

Como Usar Upsell e Cross Sell Para Aumentar Vendas em seu Restaurante?

Aplicar as estratégias de Upsell e Cross Sell no seu restaurante é mais fácil do que você pode imaginar. Não é necessário investir dinheiro, mas em um bom atendimento.

Outro lado positivo, é que você não precisa convencer o cliente a comprar no seu restaurante porque ele já está decidido a fazer isso.

Você só precisará oferecer as melhores opções de compra para ele. Mas de uma forma natural, sem forçar o cliente a comprar aquilo que ele não quer.

Além disso, essas estratégias podem ser aplicadas tanto na compra presencial quanto na compra online.

Então, basicamente, é necessário apenas fazer uma abordagem do cliente quando ele estiver fazendo sua compra.

(Imagem: John Fornander/Unsplash)

No caso do caso do Cross sell, você irá oferecer produtos complementares ao pedido. Por exemplo, se o seu negócio é uma hamburgueria, poderá oferecer:

  • Molhos especiais
  • Sobremesa
  • Uma promoção
  • Um combo
  • Itens adicionais, como bacon, dobro de queijo, etc.

Já no Upsell, ofereça um upgrade do item que ele comprar, como uma versão maior ou premium do produto. Por exemplo:

  • Bebidas com tamanho maior.
  • Batata frita grande se o cliente pediu outro tamanho menor
  • Um hambúrguer premium semelhante ao que o cliente pediu

Mas, para ter sucesso com essas estratégias, é necessário que a sua equipe conheça bem o cardápio do seu restaurante.

Isso porque a ideia é oferecer as ofertas de uma forma natural, como uma consultoria, sem pressionar o cliente.

Além disso, a proposta não é oferecer os produtos mais caros, mas produtos que complementam o pedido do cliente. Ou seja, que agreguem valor à escolha do consumidor.

Dessa forma, as chances dele aceitar a sugestão são maiores, assim como a possibilidade de se tornar um cliente fidelizado também.

Portanto, podemos concluir que as estratégias Upsell e Cross Sell são vantajosas para restaurantes!

Módulo de Perguntas Consumer

Use o Módulo de Perguntas Consumer no seu Restaurante para Aumentar as Vendas

O módulo de perguntas Consumer é um recurso que pode ajudar você a aplicar o Upsell e o Cross sell no seu restaurante e também no Delivery.

Isso porque esse recurso permite que você crie perguntas para personalizar o pedido do consumidor, oferecendo itens adicionais e mostrando opções de tamanhos disponíveis.

O Módulo de Perguntas funciona tanto para pedidos no balcão ou por mesas quanto para pedidos pelo site ou aplicativo no MenuDino.

Assim, não corre o risco do atendente esquecer de perguntar se o cliente deseja adicionar um complemento ou se deseja levar um a versão com maior custo-benefício.

Além de usar a mesma estratégia nos pedidos online, quando não há contato com o cliente.

O Consumer conta com muito mais recursos e soluções para o seu restaurante que vão ajudar a melhorar os processos e potencializar as vendas.

Para conhecê-las na prática e sem nenhum custo, você pode fazer o teste gratuito do Consumer Premium em seu restaurante.

Experimente grátis agora mesmo!

Patricia Carvalho

Patricia Carvalho

Formada em Letras pela Unesp, possui cursos na área de produção de conteúdo, Copywriting e SEO. É redatora na Consumer, buscando sempre trazer conteúdo de valor para donos(as) de bares e restaurantes.

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.