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Trabalhar com entrega grátis ou não é uma das grandes decisões que restaurantes delivery devem tomar.

Principalmente, porque os clientes adoram fazer pedidos com entrega grátis e os marketplaces costumam dar destaque a esses restaurantes.

No entanto, os gastos com a entrega nunca são zero.

Por isso, muitos acabam oferecendo a entrega grátis, mas tem muitos prejuízos por conta disso.

Seria possível oferecer a entrega gratuita sem perder dinheiro? Vale a pena trabalhar com a entrega grátis?

Essas, com certeza, são algumas perguntas que provavelmente você se faz na hora de tomar essa decisão.

Portanto, para tentar respondê-las, você vai poder conferir neste artigo: 

  1. O Que a Entrega Grátis Pode Atrair?
  2. Como Trabalhar com Entrega Grátis?
  3. Afinal, Oferecer Entrega Grátis Vale a Pena?

Boa leitura!

Teste grátisPor Que Oferecer Entrega Grátis?

Existem, sim, vantagens de trabalhar com entrega grátis tanto nos marketplaces quanto no seu delivery próprio. Confira quais são algumas delas:

  1. Os Clientes Amam

Nada atrai mais do que promoções. Nesse sentido, a entrega grátis é uma grande promoção, que pode ser determinante na decisão de compra do cliente.

Afinal, entre vários estabelecimentos, o cliente vai preferir aquele em que irá economizar.

  1. Oportunidade de Fidelizar Clientes Novos 

A entrega grátis pode ser o “empurrãozinho” que falta para que clientes novos possam pedir pela primeira vez.

Isso garante oportunidade de fidelizar essas pessoas novas com outras promoções e até com a qualidade do seu produto.

  1. Aumento do Ticket Médio

Quando existe algum desconto, é muito comum que os ticket médios de cada pedido aumentem em alguns reais.

Isso pode acontecer justamente por conta do desconto ou da exclusividade. Afinal, com o desconto, o cliente se sente mais estimulado a pedir.

  1. Oportunidade de Vender No Seu Próprio Canal

Vendendo nos marketplaces, você pode atrair esses mesmos clientes para um canal de vendas só seu. 

Por exemplo, um site delivery próprio permite que você venda sem taxas e fidelize seus clientes para sempre comprar sem taxas.

Quando você domina o canal de venda e tem um cliente fidelizado, fica bem mais fácil cobrar pela entrega, pois o cliente já conhece e gosta do seu produto.

O motoboy entregando o pedido para o cliente, que está sorrindo.

A taxa de entrega grátis atrais mais clientes para comprarem no seu Deivery.

Como Trabalhar com Entrega Gratuita?

Quando você tem canais de venda vantajosos e bem definidos, fica bem mais fácil conseguir trabalhar com entrega grátis.

Aliás, fica mais fácil também para descobrir se vale a pena ou não oferecer o serviço.

Existem diversas maneiras de começar a oferecer entregas grátis:

1. Produtos Selecionados

Alguns restaurantes consideram a promoção válida apenas para produtos selecionados.

Ou seja, você pode escolher entre os itens mais vendidos ou os mais lucrativos e aplicar essa promoção para alavancar as vendas deste produto.

Isso também pode causar um aumento no ticket médio, pois ligando um produto à promoção, as pessoas incluirão ele no pedido, mas também outros favoritos.

2. Todos os Produtos

Quando o seu problema não é necessariamente a venda de um produto, mas aumentar as vendas em geral, essa segunda opção pode ser a melhor para você.

Oferecer entrega grátis para qualquer pedido do seu delivery garante um aumento no volume de vendas total.

3. Pedidos Acima de Determinado Valor

Para fazer a conta fechar, às vezes é necessário delimitar um valor que permita essa entrega grátis.

Essa é uma regra que muitos criam justamente por conta das dificuldades financeiras da entrega gratuita.

Sendo assim, qual opção é a melhor opção? Tudo depende do que você precisa no momento:

  • Se você precisa alavancar as vendas de um produto específico, é interessante oferecer entregas grátis de produtos selecionados;
  • Se você precisa aumentar as vendas, a entrega grátis de todos os pedidos é a melhor opção;
  • Agora se você precisa aumentar o ticket médio, a entrega gratuita acima de um valor é o melhor para você.

Quais São as Opções de Entrega Que Você Pode Oferecer?

Quando você usa o site delivery gratuito MenuDino do Consumer, você tem várias opções de como fazer a sua entrega:

1. Delivery Integrado aos Marketplaces e Com Rotas Inteligentes

Usando o Consumer, você pode fazer delivery integrado a marketplaces como iFood e, até mesmo, receber pedidos em um site que é só seu.

Com o Site próprio, você tem a vantagem de entregar os pedidos do delivery recebidos no seu site próprio,sem pagar taxas por eles e de maneira simples.

2. Retirada no local (Take Away)

No seu site e App do MenuDino, você também tem a opção de oferecer a retirada de pedidos no local ou Take Away.

Nele, o próprio cliente retira o pedido no estabelecimento e decide se vai consumir ali mesmo ou em outro lugar que preferir.

Assim, tanto o cliente – que não paga taxa de entrega – quanto o seu Delivery economizam muito.

Além disso, permite que você ganhe tempo, pois a “entrega” é por conta do cliente.

Uma família no carro passando para retirar o pedido no restaurante.

O take-away é uma alternativa para a entrega grátis. (Imagem: Freepik)

3. Agendamento de Pedidos

Já pensou em ter os pedidos do expediente adiantados para começar a produzir com antecedência e ter um tempo de serviço incrível?

O MenuDino permite isso! Com ele, você pode receber pedidos agendados ou por encomenda com seu site exclusivo sem pagar taxas.

Esse recurso permite você vender 24 horas por dia, já que o cliente pode agendar o pedido dele a qualquer momento. Até mesmo quando seu restaurante está fechado.

Conheça mais sobre o MenuDino clicando aqui.

Taxa de Entrega no iFood

Quem tem o plano iFood Entrega pode escolher a opção de não cobrar esse valor do cliente. Na aba Promoções da sua página do iFood, é possível selecionar a opção.

Entretanto, é importante manter-se atento, a porcentagem do app continua a mesma.

Além disso, é você quem arca com os gastos da entrega. Portanto, considere:

  • Preços dos produtos: não vale a pena entregar pedidos muito pequenos;
  • Margem de lucro: o preço da entrega pode ultrapassá-la;
  • Raio de entrega: o frete grátis do iFood só é válido para até, aproximadamente, 4 quilômetros, se você entrega além disso, o valor será cobrado do cliente.

Taxa de Entrega no seu Site e Aplicativo MenuDino

Primeiro, publique seu site grátis seguindo o tutorial do vídeo abaixo. Para gerenciá-lo, você precisará do Consumer, também gratuito.

Para oferecer taxas de entrega gratuitas, basta acessar a aba Configurações e, em seguida, Configurações de Sistema.

Tela inicial do sistema Consumer.

Na janela que se abrirá, selecione Taxas de Entrega.

Tela para selecionar a taxa de entrega no Consumer.Escolha a opção da Taxa de Entrega.

Ali, você será capaz de criar uma taxa em “Novo”. 

Dê todas as informações necessárias e não se esqueça de definir, no mapa, a área da taxa gratuita, clicando em “Mapear Área”.

Configuração da taxa de entrega no sistema Consumer.Essa parte está relacionada à organização. Não esqueça de nenhum passo.

É bem prático e você tem todo controle.

Você pode até criar taxas diferentes para áreas de entrega diferentes! Basta seguir o mesmo procedimento, mudando o procedimento e o valor!

Afinal, Oferecer Entrega Grátis Vale a Pena?

A taxa de entrega gratuita aumenta, sim, as vendas, entretanto pode apresentar algumas dificuldades.

Além disso, pode gerar prejuízo quando mal aplicada. Então, considere flexibilizar suas taxas, oferecendo a gratuita como uma promoção.

É claro que essa não é a resposta definitiva: tudo depende da saúde financeira do seu negócio, do produto que ele vende e dos resultados que precisa.

Agora, que tal ir além? Que tal dominar todo o canal de venda e fidelizar seus clientes em uma plataforma estável que não cobra taxas?

O MenuDino é o que você precisa para ser o melhor. 

Faça um teste grátis por 15 dias com o MenuDino e o Consumer – um sistema de gestão completo para o seu restaurante.

Experimente grátis!

Letícia Gama

Letícia Gama

Formada em Letras pela UNESP. Atualmente Analista de Marketing na Consumer, sistema para restaurantes com melhor custo benefício. Certificada pelo Google e em constante estudo em busca das melhores práticas do Marketing Digital.

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